Página inicial > PROEX > Intercâmbio em Portugal

Intercâmbio em Portugal

Alunas do IFSULDEMINAS recebem orientações para intercâmbio em Portugal

IMG 0144Em setembro deste ano, as alunas do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), Fransuellen de Oliveira e Géssica Tavares, dos campi de Inconfidentes e Muzambinho, respectivamente, embarcarão para uma experiência de intercâmbio no Instituto Politécnico de Bragança (IPB), em Portugal. O edital 37/2019 disponibilizou duas vagas para intercâmbio de seis meses, no período de 16 de setembro de 2019 a 13 de fevereiro de 2020.

Mas, antes de embarcarem, as estudantes contempladas se reuniram com a equipe de Assessoria Internacional do Instituto na manhã dessa última terça-feira, 02 de abril, para receberem orientações.

Em um primeiro momento, o reitor Marcelo Bregagnoli deu as boas-vindas e falou sobre a importância da mobilidade estudantil. “Nós priorizamos e apoiamos os programas de mobilidade estudantil. As estudantes serão embaixadoras do IFSULDEMINAS no IPB e devem aproveitar ao máximo a experiência tanto em sala de aula quanto nos projetos de pesquisa e extensão”, afirmou Bregagnoli, que também enfatizou a importância das intercambistas retornarem com projetos e ideias para repassarem aos demais alunos do Instituto.

O assessor de Relações Internacionais do IFSULDEMINAS, Rafael Tenório, e a assistente em administração, Ana Paula Villela, esclareceram dúvidas das intercambistas, falaram sobre as normas da universidade anfitriã, a necessidade de adquirir um bom seguro-saúde, deram sugestões para que as alunas consigam um bom aproveitamento acadêmico durante o período de intercâmbio, orientaram também sobre a possibilidade de participação em atividades de extensão, pesquisa e estágios e esclareceram sobre como funcionará a compra da passagem aérea, entre outros assuntos.

Bolsas

O valor global destinado à execução do Edital é de R$ 9.000,00, sujeito a alterações, de acordo com a disponibilidade orçamentária da instituição. O IPB oferecerá alojamento, almoço e jantar gratuitos (não inclui café da manhã). Cada aluna poderá receber até R$ 3.000,00 para pagamento de passagem aérea internacional (ida e volta para o país de destino) e até R$ 1.500,00 para pagamento de seguro de saúde internacional.

Expectativas

Fransuellen de Oliveira estuda Engenharia Agronômica, no Campus Inconfidentes, e conta que quando soube do Programa de Mobilidade Estudantil buscou informações e começou a desenvolver atividades para melhorar o currículo e poder concorrer à uma vaga do edital. “Quero estudar disciplinas na área de vinhos e azeite, pois, no meu campus, esses assuntos não serão aprofundados, assim poderei complementar meu currículo. Acredito que o intercâmbio me enriquecerá tanto academicamente quanto pessoalmente”, pontuou Fransuellen.

Já Géssica Tavares está no 6º período do curso de Licenciatura em Ciência Biológicas no Campus Muzambinho. Desde o início do curso, ela se prepara para concorrer no edital de intercâmbio. Ela desenvolve atividades extracurriculares, estágios, iniciação científica, entre outros. Em Portugal, ela pretende estudar disciplinas na área de genética e biologia celular. “Vou cursar disciplinas relacionadas à genética, como cultura de células de tecido, biologia molecular, melhoramento genético. Escolhi Portugal, pois pesquisei a grade curricular e encontrei disciplinas que enriquecerão meu currículo. Além das matérias, quero fazer estágio. Como pretendo fazer mestrado e doutorado na área de genética, o intercâmbio será essencial para o meu currículo”, concluiu Géssica.

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
03/04/2019