Página inicial > PROEX > Pesquisa com Egressos

Pesquisa com Egressos

IFSULDEMINAS lança pesquisa para traçar perfil de egressos

Ex-alunos de cursos técnicos e superiores são convidados a responder questionário on-line disponível até fim de agosto

- Acesse a página do Egresso para responder a pesquisa!

egressos destaqueO Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) está com uma pesquisa aberta destinada a ex-alunos da instituição, seja de nível técnico ou superior. Os formados no período 2014 a 2018 estão convidados a responder um questionário eletrônico de fácil e rápido preenchimento disponível neste link. O formulário estará acessível até o fim do mês de agosto de 2019.

A pesquisa está dividida em cinco seções: Caracterização do participante da pesquisa; Caracterização dos egressos que estão no mercado de trabalho; Caracterização dos egressos que estão estudando ou já concluíram outros cursos; Avaliação Institucional e Avaliação do Curso. As perguntas contemplam itens relacionados à situação da vida profissional, continuidade dos estudos e avaliação da formação institucional. Não é necessária a identificação do participante, apenas caso houver interesse em continuar recebendo informações sobre o IFSULDEMINAS. Além disso, as informações fornecidas serão tratadas em caráter sigiloso.

Esta é a segunda pesquisa de acompanhamento de egressos realizada pela instituição. Os resultados obtidos com a primeira, feita com ex-alunos formados no período 2009-2013, foram compilados em uma publicação que pode ser conferida neste link. Para a pesquisa atual, é esperada a participação de pelo menos 50 por cento dos egressos do último quinquênio, que totalizam cerca de 1.500 pessoas. Segundo o coordenador do departamento de Apoio aos Discentes, Egressos e Estágios do IFSULDEMINAS, Alexandro Henrique da Silva, a ideia é efetuar a pesquisa anualmente e utilizar as respostas para subsidiar ações para adequar os cursos ofertados pelo IFSULDEMINAS às necessidades do mercado de trabalho. “A proposta desta pesquisa é avaliar os elementos: ensino, pesquisa, extensão, curso, instituição e, principalmente, a questão da empregabilidade, para saber se este ex-aluno está ou não na área de trabalho correlata ao curso em que se formou. Esses são filtros importantes para a instituição, a fim de trabalhar a tríade ensino, pesquisa e extensão em conformidade com o mundo do trabalho e fazer adequações em nossos cursos se necessárias", explicou o coordenador.

Texto: Ascom IFSULDEMINAS/Reitoria

Data: 27/03/2019