Página inicial > PROEX > Intercâmbistas colombianos

Intercâmbistas colombianos

IFSULDEMINAS recebe intercambistas colombianos para realização de estágio no Campus Inconfidentes

IMG 9793Na manhã da última sexta-feira, 08 de março, os servidores da Assessoria Internacional do IFSULDEMINAS receberam, na Reitoria, três intercambistas da Universidad del Tolima, na Colômbia, que realizarão estágio no Campus Inconfidentes neste primeiro semestre de 2019.

Os estudantes foram recebidos pelo assessor internacional, Rafael Tenório, e pela assistente em administração, Ana Paula Vilela. Na reunião, os alunos puderam conhecer um pouco mais do IFSULDEMINAS com a apresentação do vídeo institucional. Foram passadas também diversas orientações, como a regularização na chegada ao Brasil. Já as informações sobre o estágio serão passadas pelos professores-orientadores. Com isso, eles poderão verificar diferentes técnicas e procedimentos adotados no campus, aumentando o nível de conhecimento.

Para realização do intercâmbio, os estudantes enviaram suas candidaturas e, nesse processo, os coordenadores de cursos analisaram a documentação e optaram pelo aceite ou não. O procedimento vale para qualquer estrangeiro que queira realizar intercâmbio no IF, desde que haja um convênio assinado entre as instituições. Os intercambistas contarão com alojamento e refeição completa no campus durante a estadia.

Para o assessor internacional Rafael Tenório, " a prática de estágio vai proporcionar um conhecimento mais efetivo na área de interesse e uma possibilidade de fazer comparativo das técnicas desenvolvidas no Brasil e no país de origem. Com isso, o estudante terá a experiência prática dos conhecimentos teóricos vistos durante a graduação", ressalta Tenório.

Expectativas

Julian Tello Espinosa, Maria Paula Bautista Orozco e Raul Felipe Herran Rodriguez são estudantes do último ano de Engenharia Agronômica na Colômbia. No Campus Inconfidentes, realizarão estágio no Laboratório de Fitopatologia e atividades ligadas à área de Agricultura de Precisão. “Quero aprender a trabalhar melhor na área de sistema de informação geográfico com uso de drones e plataformas virtuais. Estou gostando muito até agora”, disse o intercambista Julian Tello Espinosa.

Já Raul Felipe Herran contou que escolheu o Brasil por considerar o país uma potência na área agrícola. “Sempre quis conhecer mais sobre o país. Espero adquirir mais conhecimentos sobre a agricultura de precisão, pois em nosso país não temos muita tecnologia, aqui tem muito mais e quero aprender sobre isso.”

Para Maria Paula Bautista Orozco, a primeira impressão sobre o Brasil é que o país é bem parecido com a Colômbia e o povo agradável. Segundo ela, “quero aprender sobre as novas tecnologias, pois na Colômbia não temos, quero ver como são feitos os processos aqui, principalmente focados no café”, especifica Maria Paula.

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
11/03/2019