Página inicial > PROEX > Intercâmbio - Portugal

Intercâmbio - Portugal

Confira o resultado final do edital para intercâmbio em Portugal

- Resultado final

Publicado em: 27/03/2019

Divulgado resultado preliminar do edital para intercâmbio em Portugal

- Edital 37/2019

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) divulga nesta segunda-feira, 25 de março, o resultado preliminar do edital 37/2019. Os recursos devem ser enviados, até 24 horas a partir da divulgação do resultado preliminar, somente via e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., e utilizando o formulário do ANEXO VIII do edital.

Publicado em: 25/03/2019

_______________________________________________________________________________________________

Divulgado novo cronograma do edital para intercâmbio em Portugal

Inscrições seguem até o dia 18 de março

- Retificação

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) divulga nesta sexta-feira, 08 de março, novo cronograma do edital 37/2019. De acordo com a nova data, os estudantes poderão se inscrever até o dia 18 de março.

Lançamento do Edital 14 de fevereiro de 2019
Data inicial das inscrições 18 de fevereiro de 2019
Datas finais das inscrições 01 de março de 2019 (via sedex) e
18 de março de 2019 (pessoalmente na Assessoria Internacional)
Divulgação do Resultado Preliminar  25 de março de 2019
Prazo para envio de recursos via e-mail até 24 horas a partir da divulgação do Resultado Preliminar (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
Resultado dos recursos 27 de março de 2019
Divulgação do Resultado Final 29 de março de 2019

Publicado em: 08/03/2019

Estudantes do IFSULDEMINAS podem se inscrever para intercâmbio em Portugal

- Edital 37/2019

Estudantes dos cursos de graduação do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) poderão se inscrever para o Programa de Mobilidade Estudantil no Instituto Politécnico de Bragança (IPB), em Portugal. O edital 37/2019 disponibiliza duas vagas para intercâmbio de seis meses, período de 16 de setembro de 2019 a 13 de fevereiro de 2020.

O valor global destinado à execução do Edital será de R$ 9.000,00, sujeito a alterações, de acordo com a disponibilidade orçamentária da instituição. O IPB oferece alojamento, almoço e jantar gratuitos (não inclui café da manhã). Aos domingos e feriados nacionais não serão oferecidas refeições. Cada aluno classificado poderá receber até R$ 3.000,00 para pagamento de passagem aérea internacional (ida e volta para o país de destino) e até R$ 1.500,00 para pagamento de seguro de saúde internacional. É de inteira responsabilidade do candidato aprovado financiar os gastos que excederem o valor do auxílio financeiro com passagens aéreas e seguro de saúde internacional, além de gastos com passaporte, visto e demais despesas que venha a ter no país.

Inscrições

Os interessados poderão se inscrever a partir do dia 18 de fevereiro até o dia 01 de março (via sedex) e 08 de março (pessoalmente na Assessoria Internacional). Toda a documentação deverá ser encadernada e com páginas numeradas, podendo ser numeradas a caneta. A falta de algum documento desclassificará o aluno, sem direito a recursos.

No caso de entrega pessoalmente, ou por terceiros com procuração feita em cartório, o endereço é: setor da Assessoria Internacional do IFSULDEMINAS, exclusivamente, das 8:00 às 17h00: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais Assessoria Internacional – MOBILIDADE ACADÊMICA - Av. Vicente Simões n° 1111, Bairro Nova Pouso Alegre/ Pouso Alegre – MG CEP: 37.553-465. (Confira documentação no Edital).

Requisitos

Alguns dos requisitos obrigatórios que deverão ser preenchidos pelos candidatos: estar regularmente matriculado em algum curso superior do IFSULDEMINAS; ter nacionalidade brasileira; ter ou ser maior de 18 anos no ato da inscrição; possuir documento oficial de identidade válido e CPF; ter cursado no mínimo 20% e no máximo 90% da carga horária total da matriz curricular do curso, conforme o Projeto Pedagógico de Curso vigente; não ter ultrapassado o máximo de 90% dos créditos obrigatórios previsto em seu curso para se candidatar a este edital (item eliminatório); ter coeficiente de rendimento acadêmico (CoRA) igual ou acima de 7,0 (item eliminatório); entre outros.

Seleção

A aprovação no edital não garante a aceitação do aluno por parte da universidade de destino. Após a seleção realizada no IFSULDEMINAS, toda a documentação do candidato será enviada para o IPB que analisará a candidatura e fará sua seleção interna, seguindo os critérios da própria instituição. Após análise, darão parecer favorável ou não à candidatura do aluno. Após o  parecer “favorável”, a Assessoria Internacional do IFSULDEMINAS dará prosseguimento ao envio de documentação para efetivação da matrícula dos alunos aceitos. Casos omissos ou não previstos durante esta etapa serão resolvidas pela Assessoria Internacional e Pró-Reitoria Extensão do IFSULDEMINAS.

Lançamento do Edital 14 de fevereiro de 2019
Data inicial das inscrições 18 de fevereiro de 2019
Datas finais das inscrições 01 de março de 2019 (via sedex) e
08 de março de 2019 (pessoalmente na Assessoria Internacional)
Divulgação do Resultado Preliminar a partir de 14 de março de 2019
Resultado dos recursos até 18 de março de 2019
Divulgação do Resultado Final 19 de março de 2019

É de total responsabilidade do candidato acompanhar todo o processo e divulgação de informações no portal do IFSULDEMINAS. Os recursos devem ser enviados somente via e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., respeitando-se as datas estipuladas acima, e utilizando o formulário do ANEXO VIII do edital.

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
13/02/2019