Página inicial > PROEX > Cursos profissionais

Cursos profissionais

IFSULDEMINAS capacita mais de 180 pessoas em cursos de Formação Inicial e Continuada

Cursos abrangem diferentes áreas nos municípios de Pouso Alegre, Itajubá e Monte Santo de Minas

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), por meio da Pró-Reitoria de Extensão, oferta entre os meses novembro e dezembro cursos de Formação Inicial e Continuada para profissionalização de manicure/pedicure, maquiagem, ensino de libras, técnicas de panificação e trabalho como garçom. As capacitações ocorrem nas cidades de Monte Santo de Minas, Pouso Alegre e Itajubá.

Ensinar uma ocupação para quem precisa entrar logo no mercado de trabalho e aprimorar os conhecimentos de profissionais que já trabalham são os objetivos dos Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC).  De curta duração, focam nos aspectos práticos da profissão e tem alta taxa de empregabilidade, pois atendem às necessidades do mercado em cada região do País.

Experiências

99442ce0 0409 49ec abde bca9268a17d4O curso de Panificação está sendo realizado em Pouso Alegre e conta com duas turmas de 15 alunos cada. Tem como objetivo qualificar o público-alvo a executar as normas e procedimentos técnicos, de qualidade, segurança, higiene e saúde, assim como desenvolver habilidades básicas e técnicas para o exercício da função com eficiência. O aluno estará apto no preparo de receitas básicas da panificação e pizzas e a executar atividades em padarias, confeitarias, supermercados, pizzarias ou empresas na área de produção de alimentos afins, bem como trabalhar de forma autônoma.

Daniel Mendes de Morais está desempregado e viu, no curso, a possibilidade de aprender uma nova profissão e conquistar uma vaga no mercado de trabalho. “O curso superou minhas expectativas, foi bem elaborado com uma profissional na área de instrução qualificada e com conhecimento amplo. O material didático é bem-feito e o espaço físico atende todas as necessidades. Acho muito interessante essa iniciativa do curso de panificação, que também resgata a cultura mineira, as tradicionais quitandeiras de minas, com fabricação de bolos, pães, biscoitos”.

Daniel conta ainda que pretende empreender, “Tenho, ao longo do tempo, reunido conhecimentos acadêmicos e profissionais para que, em breve, possa colocar em prática meu lado empreendedor, junto com minha esposa, para abrir nosso próprio comércio”.

O curso de Libras também é ofertado em Pouso Alegre e conta com 30 alunos. Como o mercado de trabalho tem crescido para a área de Libras, Elizângela Alves Pereira decidiu fazer a capacitação. “Pretendo melhorar meu currículo como docente. Não sabia muito como era no primeiro instante, mas estou apaixonada. Estou finalizando uma pós-graduação em Educação Especial, e isso também ajudou na escolha do curso. Estou achando o conteúdo ótimo, sem falar no professor Cláudio, que é bem dinâmico e nos passa segurança. Após finalizar o curso, pretendo continuar aprofundando meus conhecimentos na área”.

cddae830 43d6 4855 87ee 6cdc99627a89

"O curso de Libras tem sido muito bom, dar essa capacitação para professores que, mais cedo ou mais tarde, vão ter em suas salas de aula alunos surdos é muito animador", comentou o instrutor Cláudio Soares.

Também realizado em Pouso Alegre, a capacitação para profissionalização de manicure/pedicure atende mulheres da Associação de proteção e Assistência aos condenados (APAC) feminina da cidade. Conta com 20 alunas e finalizará em 17 de dezembro. Elas aprendem conhecimento dos instrumentos de trabalho e esterilização, biossegurança, doenças relacionadas, ética profissional, atendimento ao cliente, estudo dos pés e das mãos e executam atividades práticas, fazendo unhas.

Já o curso de maquiador ofertado em Monte Santo de Minas visa capacitar aos interessados, de forma a colocar no mercado de trabalho pessoas qualificadas para atuar como maquiador, com técnicas para principiantes e aprimoradas para equeles já trabalham na área. A capacitação conta com uma turma de 35 alunos, terá 20h, divididas em quatro unidades: apresentação, postura do profissional maquiador e mercado de trabalho, apresentação dos produtos, pincéis e acessórios e técnicas de maquiagem.

Laila Roberta Santello Gonçalves conta que seu objetivo com o curso de maquiagem é se profissionalizar e conseguir uma renda a mais para o sustento da família. "O curso superou minhas expectativas, pois tem um conteúdo muito bom e profissional, com técnicas e tendências bem explicadas e elaboradas. Além da professora super amorosa e pacienciosa. Logo que acabar o curso, pretendo aplicar todas as técnicas que aprendi em minhas clientes, com toda a dedicação que a professora nos ensina e todo amor que ela nos passa".

Outro FIC ofertado em Monte Santo de Minas é o de manicure/pedicure, que conta com 35 alunos. Tamires da Silva Martins é uma das alunas da capacitação. Ela ainda está no ensino médio e tem objetivo de se capacitar para ingressar no mercado de trabalho com mais facilidade. “O curso tem trazido um grande e importante conhecimento. Estou amando esta nova experiência! Depois de finalizar, pretendo seguir nesta profissão”. Rosimeire de Moura Souza também faz o curso e conta que seu objetivo é focar na capacitação e aprender mais. "Estou achando muito interessante e pretendo seguir em frente e me tornar profissional”.

O curso para formação de garçom e garçonete é ofertado em Itajubá. Com 30 alunos, conta com 40 horas, divididas entre teoria e prática. O objetivo é habilitar o aluno a conhecer melhor o serviço de garçom, podendo aplicar esse aprendizado nos mais variados tipos de estabelecimentos, capacitando-o, desta maneira, para um trabalho de qualidade e profissionalismo.

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
30/11/2018