Página inicial > PROEX > Intercâmbio - Canadá

Intercâmbio - Canadá

Divulgado resultado da seleção de estudantes para Programa de Intercâmbio no Canadá

- Resultado final

Publicado em: 06/12/2018

_____________________________________________________________________________________________________

Estudantes do IFSULDEMINAS podem se inscrever para Programa de Intercâmbio no Canadá

Candidatos têm até o dia 4 de dezembro para enviar documentação para concorrer à vaga

- Chamada pública nº 004/2018

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), em parceria com o CICan (Colleges and Institutes Canada), abre inscrições para bolsas de estudos no Canadá. Trata-se do Programa de Bolsas Canadá-Brasil (Canada-Brazil Scholarship Programs – CBSP), que é dedicado aos estudantes brasileiros das Instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica de todo o país que estejam dispostos a aperfeiçoar seu inglês ou francês e estudar em institutos e colleges canadenses.

Serão concedidas, ao todo, cinco bolsas para estudantes das cinco regiões do país (Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste e Sul). O Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) poderá indicar um acadêmico de curso superior de Tecnologia para concorrer à vaga destinada ao Sudeste. Além de subsídio mensal e seguro-saúde, a bolsa cobrirá taxas de matrícula, ajuda de custo para compra de materiais de estudo e despesas de viagem (Brasil-Canadá-Brasil). Também está incluso auxílio para o custeio de acomodação.

A duração do intercâmbio será de 16 meses e inclui curso de idioma de seis meses (Inglês), dois semestres de estudo de graduação com duração de oito meses e estágio profissional ou participação em projeto de pesquisa com duração de dois meses.

Inscrições

As inscrições para a pré-seleção serão realizadas pela Assessoria de Relações Internacionais do IFSULDEMINAS até o dia 04 de dezembro, somente por e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. O estudante da instituição que obtiver melhor classificação, pelos critérios estabelecidos na chamada pública, será indicado para concorrer com os classificados da região Sudeste.

Documentação

O assunto do e-mail deverá ser Nome_do_candidato_CICan2018 e, nele, o candidato precisará anexar os seguintes documentos necessários para a inscrição:

- cópia de passaporte válido ou cópia do documento de identidade (RG);

- cópia oficial do Histórico Acadêmico mais recente. Válido do último período matriculado;

- Currículo Vitae do candidato em inglês;

- Formulário de Inscrição (Anexo I);

- comprovante de proficiência: cópia dos resultados dos testes de proficiência em inglês ou francês. Os testes deverão ter sido realizados a partir de 2016. Os testes válidos para esta chamada são: Inglês: IELTS, TOEFL iBT, TOEFL ITP. Na ausência desses testes de proficiência, o candidato será submetido a um teste ofertado pela CiCan, em período a ser agendado, antes do resultado final do edital;

- carta de intenção do candidato: carta em inglês ou francês abrangendo o histórico, os objetivos e a motivação para estudar no Canadá (máximo de uma página);

- declaração de compromisso: cópia assinada de documento atestando que o candidato se compromete a retornar ao Brasil após o término do período de intercâmbio e concluir seus estudos na instituição de origem, bem como que se compromete a disseminar os resultados da experiência de intercâmbio na comunidade acadêmica, por meio de um relatório final e uma apresentação em evento público, como: palestra, workshop ou seminário. (Anexo II);

- formulário de liberação de informações pessoais e imagem: cópia assinada do Formulário de consentimento de liberação de informações pessoais e imagem garantindo a autorização do candidato para que o CICan divulgue e compartilhe informações pessoais relacionadas aos estudos no Canadá com o Conif, o comitê de seleção, a instituição de origem e a instituição hospedeira (instituto ou college canadense). (Anexo III).

Requisitos

Podem participar estudantes regularmente matriculados nos cursos superiores de Tecnologia do IFSULDEMINAS, que tenham completado no mínimo dois semestres consecutivos, sem reprovação ou notas incompletas. Também é preciso ter coeficiente de rendimento maior ou igual a 70%. O candidato selecionado precisará fazer um teste de proficiência em Inglês, caso não possua um dos exames internacionais constantes no edital.

Além disso, no IFSULDEMINAS, na pré-seleção, os candidatos inscritos precisarão participar de uma entrevista em Inglês, realizada pela Assessoria Internacional entre os dias 5 e 6 de dezembro, com valor de 100 pontos. O candidato que obtiver resultado inferior a 60% (sessenta por cento) será automaticamente desclassificado da pré-seleção. Qualquer estudante pode participar da seleção, no entanto, será dada preferência para mulheres, negros, pardos, indígenas ou que possuam baixa renda. O candidato pré-selecionado que escolher a opção de renda per capta inferior a 1,5 salários mínimo, deverá comprovar a sua situação, de acordo com os documentos necessários pelo Serviço Social.

Resultados

A classificação final dos aprovados pela pré-seleção do IFSULDEMINAS se dará pela soma do desempenho do candidato na entrevista pessoal e do Coeficiente Acadêmico (Cora). O resultado será divulgado no site do IFSULDEMINAS no dia 07 de dezembro. Já a divulgação dos candidatos selecionados pelo Conif (resultado final) está prevista para ser publicada até o dia 19 de dezembro.

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
23/11/2018