Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > PROEX > Concurso de Café Especial
Início do conteúdo da página

Concurso de Café Especial

Alunos do IFSULDEMINAS integram a comissão técnica do maior concurso de qualidades de café do País, o Cup of Excellence 2018 

6f9b238b e78c 4ed6 91a5 3696Entre os dias 15 e 21 de outubro, estudantes do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) participaram do Cup of Excellence 2018, maior concurso de qualidade de cafés que acontece em território brasileiro. Convidados pela Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé), 16 alunos do IFSULDEMINAS, quatro do Campus Inconfidentes, quatro de Machado e oito de Muzambinho, compuseram a equipe técnica especializada da competição.

O Cup of Excellence é dividido nas etapas de pré-seleção, fase nacional e fase internacional. Nele, são avaliadas duas categorias de grãos, os preparados em: via úmida (Pulped Naturals), método que elimina a casca do café e separa o grão de acordo com o estágio de maturação, e via seca (Naturals), que não elimina a casca e usa o café natural.

A etapa de pré-seleção dos grãos via úmida ocorreu entre os dias 10 e 14 de setembro e a dos cafés via seca, entre 16 e 20 do mesmo mês. As amostras pré-selecionas foram avaliadas por um júri nacional e os melhores cafés avançaram para a etapa de avaliação internacional. O júri foi composto por profissionais dos Estados Unidos, Japão, China, Cingapura, Bulgária, Rússia, Inglaterra, Austrália, Índia e Alemanha. Os juízes avaliaram e atribuíram uma nota para cada uma das amostras de café das duas categorias do concurso: 37 do tipo cereja descascado/despolpado (preparados pelo sistema em via úmida) e 40 do natural (grãos colhidos e secos com casca). Participaram desta edição produtores da variedade arábica da safra 2018 de diferentes regiões do Brasil. A BSCA recebeu, para o Cup of Excellence – Brazil 2018, cerca de mil amostras.

Experiências dos alunos

Os estudantes que ajudaram a comissão técnica do Cup of Excellence cursam Agronomia e Tecnologia em Cafeicultura nos campi de Inconfidentes, Machado e Muzambinho. Outro requisito foi conhecimentos em língua inglesa, uma vez que a fase final do evento foi internacional. A seleção dos estudantes foi feita pela Assessoria Internacional com apoio dos campi. Os alunos além de receberem certificado de participação, tiveram oportunidade de vivenciar o funcionamento de um concurso internacional.

Eles ficaram responsáveis por todo suporte no concurso. Realizaram atividades como: conferência da umidade e densidade de amostras, pesagem de grãos, moagem dos grãos, pesagem do café moído, corte de números para marcação das amostras, montagem das mesas para a prova, infusão do café para a prova, limpeza de mesas durante a prova, retirada das xícaras, limpeza das mesas, retirada do descarte, limpeza do local. Além disso, tiveram a oportunidade de conhecer algumas fazendas de Guaxupé como a Monte Alto e Kaphé. Após o término dos juízes, eles também podiam provar os cafés.

André Ribeiro Rezende, aluno de Engenharia Agronômica do Campus Muzambinho, foi um dos alunos participantes. Ele conta que adquiriu muitos conhecimentos sobre café especial, quais atributos são analisados, qual a importância da execução da metodologia de preparo para uma degustação, entre outros. “Um ponto importante em participar desse evento é o networking que ele proporciona, conhecimento de profissionais da área de qualidade do café, de empresas envolvidas no concurso, de colegas que cursam o mesmo curso em outras Instituições. Sem dizer na importância de representar a empresa júnior Agrifort e também o IFSULDEMINAS que proporcionou essa incrível oportunidade”, comentou. 

f3c7b0a3 9e42 44b0 a38e 009

Para o aluno de Engenharia Agronômica do Campus Inconfidentes, Túlio Madureira da Costa, o que mais marcou foi a seriedade do evento, o compromisso, dedicação dos profissionais e a qualidade dos cafés concorrentes. “Participar do evento foi de extrema importância para entendermos como é a rotina de um concurso de qualidade de bebidas de café. E nos possibilitou o contato com profissionais envolvidos nessa atividade da cafeicultura”, concluiu.

Premiação

A cerimônia de premiação foi realizada no último domingo, 21 de outubro, em Guaxupé, foram definidos os melhores grãos especiais da safra atual que venceram o Cup of Excellence – Brazil 2018. A empresa Primavera Agronegócios, com o lote produzido na Fazenda Primavera, em Angelândia, na região da Chapada de Minas Gerais, sagrou-se campeã da categoria "Pulped Naturals", com a nota 93,89 pontos. Já o cultivado por Maria do Carmo Andrade, na Fazenda Paraíso, em Carmo do Paranaíba, situada na Denominação de Origem do Cerrado Mineiro, foi o campeão da categoria “Naturals”, com 93,26 pontos.

A premiação contou com a presença do reitor do IFSULDEMINAS, professor Marcelo Bregagnoli, e do pró-reitor de Extensão, professor Cleber Ávila Barbosa. O Cup of Excellence – Brazil 2018 teve 67 vencedores, sendo 30 na categoria "Pulped Naturals" e 37 na "Naturals", que são os lotes que receberam notas iguais ou superiores a 86 pontos (escala de zero a 100 da competição) pelos profissionais, que compuseram o júri internacional.

A competição é desenvolvida em parceria por Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e Alliance for Coffee Excellence (ACE) e contou com o apoio do IFSULDEMINAS. Para a diretora da BSCA, Vanusia Nogueira, o concurso exerceu sua função de garimpar os cafés nacionais que possuem um nível de excelência diferenciado e evidenciam a variedade e a qualidade dos grãos brasileiros. “O resultado foi extraordinário, fenomenal. Os juízes ficaram surpresos com a diversidade dos cafés recebidos, principalmente os da categoria Pulped Naturals, que destacaram que nossas diversas variedades e origens produtoras são capazes de entregar, com excelência e em quantidade, o que há de melhor ao mundo”, conta. Saiba mais: http://www.redepeabirus.com.br/redes/form/post?topico_id=76712

 

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS com informações da Cooxupé
24/10/2018

Fim do conteúdo da página