Página inicial > PROEX > Intercâmbio - Portugal

Intercâmbio - Portugal

Confira o resultado final da seleção de estudantes para o intercâmbio em Portugal

- Resultado dos recursos

- Resultado final

Publicado em: 05/11/2018

Divulgado o resultado preliminar da seleção de estudantes para intercâmbio em Portugal

- Resultado preliminar

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) divulga nesta quinta-feira, 01 de novembro, o resultado preliminar do Edital 143/2018. Os recursos poderão ser encaminhados até 24 horas a partir da divulgação do resultado preliminar somente via e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., e utilizando o formulário do ANEXO VIII do Edital.

Publicado em: 01/11/2018

____________________________________________________________________________________________________

Estudantes do IFSULDEMINAS podem se inscrever para intercâmbio em Portugal

Inscrições seguem até o dia 26 de outubro

- Edital 143/2018

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) abre inscrições nesta segunda-feira,15 de outubro, para intercâmbio no Instituto Politécnico de Bragança (IPB), em Portugal. O edital 143/2018 disponibiliza uma vaga, voltada para estudantes dos cursos superiores. O intercâmbio terá duração de cinco meses, pelo período de março a julho de 2019.

O IPB, por meio de convênio com o IFSULDEMINAS, oferece alojamento e alimentação gratuitos. O valor do auxílio para pagamento de passagem aérea internacional de ida e volta para o país de destino, por aluno classificado, será de até R$ 2.000,00. O valor do auxílio para pagamento de seguro de saúde internacional, por aluno classificado, será de até R$ 1.000,00. É de inteira responsabilidade do candidato aprovado financiar os gastos que excederem o valor do auxílio financeiro com passagens aéreas ida e volta e seguro de saúde internacional, além de gastos com passaporte, visto e demais despesasa que venham a ter no país. Os candidatos poderão se inscrever somente nas áreas que o Instituto Politécnico de Bragança oferece vagas: Engenharia Civil, Veterinária, Biologia, Informática, Química. (Confira a lista completa no Edital).

Inscrições

Os interessados poderão se inscrever até o dia 26 de outubro. Toda a documentação deverá ser encaminhada, via material impresso, por Sedex. Também pode ser entregue, pessoalmente, ou por terceiros com procuração feita em cartório, na Reitoria, para o setor da Assessoria Internacional do IFSULDEMINAS, exclusivamente, das 8:00 às 13h00 no seguinte endereço: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais Assessoria Internacional – MOBILIDADE ACADÊMICA - Av. Vicente Simões n° 1111, Bairro Nova Pouso Alegre/ Pouso Alegre – MG CEP: 37.553-465. (Confira documentação no Edital).

Requisitos e formulários para inscrição

Alguns dos requisitos obrigatórios que os candidatos devem preencher são: estar regularmente matriculado em algum curso superior do IFSULDEMINAS; ter nacionalidade brasileira; ter ou ser maior de 18 anos no ato da inscrição; possuir documento oficial de identidade válido e CPF; ter cursado no mínimo 20% e no máximo 90% da carga horária total da matriz curricular do curso, conforme o Projeto Pedagógico de Curso vigente; não ter ultrapassado o máximo de 90% dos créditos obrigatórios previsto em seu curso para se candidatar a este edital (item eliminatório); ter coeficiente de rendimento acadêmico (CoRA) igual ou acima de 7,0 (item eliminatório); entre outros.

Sobre a seleção

A aprovação no edital não garante a aceitação do aluno por parte da universidade de destino. Após a seleção realizada no IFSULDEMINAS, toda a documentação do candidato será enviada para o IPB que analisará a candidatura e fará sua seleção interna, seguindo os critérios da própria instituição. Após análise, darão parecer favorável ou não à candidatura do aluno. Caso o candidato receba parecer “favorável”, a Assessoria Internacional do IFSULDEMINAS dará prosseguimento ao envio de documentação para efetivação da matrícula dos alunos aceitos. Casos omissos ou não previstos durante esta etapa serão resolvidas pela Assessoria Internacional e Pró-Reitoria Extensão do IFSULDEMINAS.

Lançamento do Edital 15 de outubro de 2018
Data final das inscrições 26 de outubro de 2018
Divulgação do Resultado Preliminar a partir de 01 de novembro de 2018
Prazo para envio de recursos via e-mail até 24 horas a partir da divulgação do
resultado preliminar
Resultado dos recursos até 05 de novembro de 2018
Divulgação do Resultado Final 06 de novembro de 2018

Obs: os recursos devem ser enviados somente via e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., respeitando-se as datas estipuladas acima, e utilizando o formulário do ANEXO VIII.

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
15/10/2018