Página inicial > PROEX > Aulas inaugurais

Aulas inaugurais

Aulas presenciais nas cidades de Pouso Alegre e Montes Claros marcam o início do curso de Gestão do PNAE

montes claros 7Gestores das redes municipais e estaduais de Ensino das regiões sul, norte, noroeste de Minas, São Paulo e Campinas iniciaram o curso de Gestão do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), ofertado na modalidade a distância . As aulas inaugurais aconteceram presencialmente no dia 29 de agosto, em Montes Claros, e nesta quarta-feira, 05 de setembro, em Pouso Alegre. A iniciativa faz parte de uma parceria entre o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), a Secretaria Estadual de Educação, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (SEAD), com o Instituto Federal do Norte de Minas (IFNMG), a Emater (MG) e a TV Câmara de Pouso Alegre.

A coordenadora do curso, Juliana Pio, explicou que já foram ofertadas 300 vagas do curso de Gestão do PNAE voltado para as redes estadual e municipal no primeiro semestre deste ano, e são mais 300 vagas preenchidas no curso ofertado neste segundo semestre. “Tivemos uma grande adesão de servidores do norte de Minas. A execução do programa ainda é uma dificuldade, por essa razão o curso é tão importante, para que os recursos destinados ao PNAE sejam executados e os servidores tenham conhecimento sobre as diretrizes do programa”, concluiu

O pró-reitor de Extensão do IFSULDEMINAS, professor Cléber Ávila Barbosa, compareceu às aulas inaugurais. Para ele, os encontros são fundamentais para que os alunos possam compreender melhor o curso, conheçam parte da equipe, as questões sobre o cronograma das aulas e o conteúdo. "O que temos percebido é que o curso de Gestão do PNAE é uma demanda crescente. Neste ano, tivemos um curso para 500 servidores da Rede Federal, 300 vagas para as Redes de Ensino Estadual e Municipal e estão nos procurando para mais ofertas. Acreditamos que, ainda neste ano, ofertaremos mais 250 vagas voltadas aos núcleos de agroecologia e no próximo ano, novas demandas surgirão e novas ofertas de curso”.

Aulas

As aulas inaugurais visam integrar os cursistas, apresentar a plataforma e os objetivos do curso, bem como parte da equipe coordenadora. Nesses momentos, são abordados temas referentes às questões pedagógicas e práticas do curso, os módulos que o compõem, o ambiente virtual e a plataforma de funcionamento.

O curso conta com carga horária de 80 horas, sendo 60 dias para conclusão.Tem por objetivo propiciar aos servidores e contratados das Redes Estadual e Municipal, por meio de estudos, diálogos e troca de experiências para a aquisição de informações teóricas e práticas que favoreçam a compreensão e o desenvolvimento de ações que contribuam para a melhor eficiência na gestão dos recursos do PNAE. O curso é dividido em sete unidades, sendo: Alimentação Escolar: um dos fundamentos para uma educação de qualidade; Conhecendo o PNAE; Alimentação e nutrição; Gestão e operacionalização do PNAE; Agricultura familiar; A prestação de contas no âmbito do PNAE e Conselho de Alimentação escolar (CAE).

Expectativas

Luiz Cláudio Rodrigues é extensionista agropecuário da Emater (MG), na cidade de Senador Amaral, onde o programa do PNAE já é executado nas escolas. “Minha expectativa com o curso é melhorar meu conhecimento sobre a legislação e diretrizes do programa e repassar para o agricultor, para que eles possam vender mais para o mercado institucional. Vejo o PNAE como um dos grandes programas de fomento da agricultura familiar, pois garante o preço adequado para os produtores e eles já plantam sabendo que conseguirão comercializar seus produtos. Nossos produtores têm condições de atender outros municípios e também instituições”, conta.

Nutricionista em Boa Esperança, Maria Souza Almeida explicou que atende sete escolas estaduais e seis creches, mas que não consegue fechar os 30% exigidos para compra da agricultura familiar por falta de fornecedores. “Quero aprimorar meus conhecimentos para conseguir uma melhor adesão no programa e conseguir mais fornecedores”.

Para Andreia Cristina de Lima Figueiredo, nutricionista da cidade de Piranguinho, a expectativa é de continuar aprendendo. “Trabalho, desde 2006, com merenda escolar e somente agora, em 2018, tive um contato bem próximo com o PNAE. Quero seguir as diretrizes e aplicar o programa efetivamente no município”.

Vivian Mara Luz é nutricionista e atende nos municípios de Ouro fino e Bueno Brandão. Ela comentou que considera o programa complexo. Sempre surgem dúvidas em relação à execução do programa e quanto mais informação melhor. A intenção é aprimorar sobre o curso e tirar dúvidas”.

Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)

O PNAE contribui para o crescimento, desenvolvimento, aprendizagem, rendimento escolar dos estudantes e formação de hábitos alimentares saudáveis, por meio da oferta da alimentação escolar e de ações de educação alimentar e nutricional. Os alunos de toda a educação básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos) matriculados em escolas públicas, filantrópicas e em entidades comunitárias (conveniadas com o poder público), por meio da transferência de recursos financeiros.

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
05/09/2018