Página inicial > PROEX > Dia do Estagiário

Dia do Estagiário

Dia do estagiário é comemorado na Reitoria do IFSULDEMINAS com homenagem e palestra

IMG 4396A tarde da última sexta-feira, 17 de agosto, foi marcada pela comemoração do Dia do Estagiário na Reitoria do IFSULDEMINAS. Uma homenagem feita pela Coordenação de Estágios com o apoio do Gabinete e de todos os coordenadores de estágios da Reitoria. Atualmente, a unidade conta com 32 estagiários.

Em um primeiro momento, o reitor Marcelo Bregagnoli cumprimentou os estagiários e falou da importância de cada um para a instituição. Em seguida, o pró-reitor de Extensão, Cléber Ávila Barbosa, conversou com os jovens sobre a experiência que estão tendo no IFSULDEMINAS. "Vejo que o Instituto é uma oportunidade que os estagiários têm de conhecer pessoas, profissionais e desenvolver atividades que irão prepará-los para o mercado de trabalho. Já passamos pela universidade, por estágios e sabemos o quanto é importante essa preparação, essa prática pedagógica para o desenvolvimento profissional. Nós reconhecemos e agradecemos o trabalho de cada estagiário”, ressaltou Cléber.

Alexandro Henrique da Silva, coordenador de estágios, também agradeceu aos estagiários pela dedicação, “comemorar o dia do estagiário tem um grande significado, é o momento de celebrar e agradecer aqueles que se dedicam em suas atividades com responsabilidade, compromisso e dedicação, pois sabemos que o estágio é uma atividade que proporciona ao aluno uma experiência real e que visa ao aprendizado de competências próprias da atividade profissional, intensificando a sua contextualização curricular, promovendo e preparando o educando para a vida cidadã e para o trabalho”.

Para um dos coordenadores de estágio, o diretor de Educação a Distância, Evandro Moreira da Silva, “no setor de Ensino a Distância sempre consideramos imprescindível contar com a colaboração dos muitos estagiários que já tivemos. Além de ajudar de maneira efetiva nos serviços cotidianos do setor, os estagiários sempre trazem consigo o vigor característico dessa juventude estudantil e sempre apresentam novas ideias e opiniões a partir dessa ótica discente. Isso é muito importante, pois, trabalhamos com ensino. Além disso, a percepção dos estagiários faz com que estejamos sempre aprimorando nossos processos educacionais".

Palestra

A programação do evento seguiu com a palestra realizada em parceira com o Sebrae sobre: Empreendedorismo e Inovação, ministrada pela analista do Sebrae Minas, Elaine de Fátima Rezende. Ela comentou que, “enxergo o estágio como um primeiro passo do trabalho empreendedor, pois os estagiários já estão a caminho do trabalho, da profissão, do futuro que se pretende para a própria carreira. Então, é uma fase muito importante!”.

IMG 4416

Após a palestra, cada um dos homenageados recebeu uma lembrança em agradecimento ao apoio dado aos trabalhos cotidianos e todos desfrutaram de um momento de integração com um café.

Experiências dos estagiários

A estudante de Direito, Sabrina Domingos, desenvolve o estágio no setor da Ouvidoria. Para ela, a experiência "tem sido muito legal; a ouvidoria é um canal de acesso direto da administração pública com o cidadão, então, é muito interessante esse contato com os alunos, comunidade externa. É muito válido e enriquecedor, principalmente, a questão do contato de você olhar e ouvir a demanda externa, o que o cidadão tá pensando e poder ajudar. Trabalho bastante com o Direito, com a publicidade da administração pública. O estágio me ajudará muito como profissional, principalmente de saber ouvir o outro, lidar com as pessoas, isso a ouvidoria me trouxe”.

Marisa Gonçalves também estuda Direito e trabalha como estagiária no setor da Procuradoria. Ela comentou que, “além da parte do Direito, das leis, o estágio tem me acrescentado muito no aprendizado de trabalhar em equipe. Aprendo e desenvolvo na prática o que vejo na faculdade. Vou sair do IFSULDEMINAS com uma bagagem excelente”.

Já Ingrid Nunes faz o curso de Administração de Empresas e, no Instituto, realiza estágio na Diretoria de Gestão de Pessoas. Ela conta que no estágio tem aprendido a lidar com as pessoas e a usar diferentes programas de computador. “O estágio vai me ajudar muito a incrementar meu currículo, principalmente por estar em uma instituição pública”, afirma Ingrid.

João Lucas Rodrigues é estudante de Engenharia Civil e faz estágio no setor de obras. “Nesse tempo de estágio consegui aprender muito do que eu não vi dentro do curso, que é a parte prática. Tive acesso ao acompanhamento de obras, execução de projetos arquitetônicos, projetos de reutilização de água de chuva, de implantação de placas fotovoltaicas no Instituto e fiscalização de obras. O estágio me ajudou muito no crescimento profissional, posso dizer que tenho uma experiência, não vou sair pro mercado de trabalho sem bagagem”.

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
20/08/2018