Página inicial > PROEX > Intercambistas

Intercambistas

IFSULDEMINAS recebe estudantes da Colômbia e do Peru para intercâmbio nos campi Muzambinho, Inconfidentes e Machado

Os intercambistas irão cursar o segundo semestre letivo de 2018 no Instituto

Dez intercambistas da Colômbia e do Peru foram recebidos por servidores da Assessoria Internacional do IFSULDEMINAS, na Reitoria. Além do assessor internacional, Rafael Gomes Tenório, e da assistente em administração, Ana Paula Vilela, os estudantes também receberam as boas-vindas da Diretora de Integração da Instituição com a Comunidade, Roselei Eleotério, na tarde dessa quinta-feira, 26 de julho.

Os alunos de graduação da Colômbia, Alejandro Martins Naranjo, David Alejandro Zapata Garcés, Joel Sebastian Compreras Toquica, Jorge Andres Pico Carvajal e Miller Leandro Hernández Ruiz, estudarão neste semestre Educação Física no Campus Muzambinho.

Já os graduandos do Peru terão oportunidade de estudar nos cursos de Ciências Biológicas ofertados pelo IFSULDEMINAS. Cinthia Lisbeth Castillo López e Luis Enrique Sernaqué Bayiona estudarão em Inconfidentes. Merary Ithamar Torres Chaname e Luis Junior Hurtado Ordinola estudarão em Machado. E Julieta Alessandra Gálvez Rivera fará o intercâmbio em Muzambinho.

Durante a reunião, os estudantes puderam conhecer um pouco mais sobre o IFSULDEMINAS, por meio da apresentação do vídeo institucional. Também foram passadas diversas orientações sobre a regularização na chegada ao Brasil, sistema acadêmico de avaliação e de frequência, além de informações sobre a cultura brasileira e recomendações aos estudantes para realização de estágio em alguns dos projetos que os departamentos de Educação Física e Ciências Biológicas oferecem. Com isso, eles poderão verificar diferentes técnicas e procedimentos adotados nos campi, aumentando o nível de conhecimento.

Expectativas

Com o intercâmbio, o estudante colombiano Alejandro Martins Naranj pretende aprender o idioma português e conhecer muitas pessoas do Brasil. Em relação à Educação Física, o acadêmico disse “quero aprender como os brasileiros alcançam a potência esportiva e poder comparar a forma com que se preparam as equipes aqui no Brasil com o que é feito na Colômbia”. Alejandro explicou, ainda, que buscou um intercâmbio em países que não falavam espanhol e por isso considerou viajar para os Estados Unidos, Brasil e países da Europa. Ele escolheu o IFSULDEMINAS porque seus amigos já tinham feito intercâmbio no Campus Muzambinho do Instituto e falaram muito bem da instituição, principalmente sobre o programa acadêmico e as pessoas que estudam e trabalham aqui.

A intercambista peruana Cinthia Lisbeth Castillo López espera realizar pesquisa com microorganismos, que é sua área de estudos em Biologia. Cinthia elogiou a estrutura do IFSULDEMINAS. “O Campus Inconfidentes tem excelentes laboratórios e pessoas muito amáveis, além de uma saborosa gastronomia. Pesquisei sobre a instituição na internet e o site me deu ótimas informações sobre a instituição”.

O assessor internacional, Rafael Gomes Tenório, acredita que o programa de mobilidade é importante para os estudantes. “Eles têm a oportunidade de conhecer novas formas de ensino e pesquisa, que são muitas vezes diferentes daquelas que eles recebem em seus países. Também podem entrar em contato com nova cultura, novos hábitos e costumes", finalizou o assessor.

Intercâmbio

Para participar do Programa de Mobilidade Estudantil e vir ao Brasil cursar um ou mais semestres letivos no IFSULDEMINAS, os estudantes do exterior enviam suas candidaturas e, nesse processo, os coordenadores de cursos do Instituto analisam a documentação e optam pelo aceite ou não. O procedimento vale para qualquer estrangeiro que queira realizar intercâmbio na instituição, desde que haja um convênio assinado entre o IFSULDEMINAS e a entidade de ensino no exterior onde o aluno está matriculado.
Os intercambistas contam com alojamento e refeições nos campi durante todo o período em que estiverem estudando no IFSULDEMINAS. Além disso, são acompanhados por professores-tutores.

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAPublicado em 30/07/2018