Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > PROEX > Intercâmbio - Peru
Início do conteúdo da página

Intercâmbio - Peru

Prorrogado prazo para se inscrever para intercâmbio no Peru

Retificação

A Comissão de Mobilidade da Assessoria Internacional do IFSULDEMINAS prorrogou para o dia 3 de agosto o prazo para estudantes se inscreverem para participar da seleção para intercâmbio no Peru. O Programa de Mobilidade Estudantil está com oportunidade de intercâmbio na Universidade Nacional de Piura (UNP), no Peru. O edital oferece quatro vagas com direito a alojamento, café da manhã, almoço e jantar gratuitos de segunda a sexta-feira.

O primeiro classificado receberá auxílio financeiro para custear parcialmente as despesas de passagem aérea internacional e seguro-saúde internacional, no valor de até R$ 3.000,00, sujeito a alterações, de acordo com a disponibilidade orçamentária da instituição. Já os alunos classificados nas demais posições, a princípio, não terão direito a auxílio financeiro, somente ao alojamento e alimentação ofertados pela UNP. 

Atualizado em 27/07/2018

 

___________________________________________________________________________________________________

IFSULDEMINAS abre seleçao para intercâmbio acadêmico em Universidade do Peru

Estudantes de graduação podem se inscrever até 25 de jullho

- Edital 79/2018

Estudantes dos cursos superiores do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) já podem se candidatar a mais um processo de seleção do Programa de Mobilidade Estudantil. Dessa vez, a oportunidade é para intercâmbio na Universidade Nacional de Piura (UNP), no Peru. O edital oferece quatro vagas com direitor a alojamento, café da manhã, almoço e jantar gratuitos de segunda a sexta-feira.

O primeiro classificado receberá auxílio financeiro para custear parcialmente as despesas de passagem aérea internacional e seguro-saúde internacional, no valor de até R$ 3.000,00, sujeito a alterações, de acordo com a disponibilidade orçamentária da instituição. Já os alunos classificados na segunda, terceira e quarta posição, a princípio, não terão direito a auxílio financeiro, somente ao alojamento e alimentação ofertados pela UNP. Os candidatos poderão se inscrever somente nos cursos de graduação ofertados pela universidade.

Inscrições

Os candidatos podem se inscrever até o dia 25 de julho. Antes de iniciar seu processo, é preciso verificar toda a documentação necessária. A documentação deverá ser encadernada e com páginas numeradas, podendo ser numeradas a caneta. A falta de algum deles desclassificará o aluno, sem direito a recursos. Deverá ser encaminhada, via material impresso, por correio e somente via Sedex ou pessoalmente ou por terceiros via procuração feita em cartório, entregando o material na Reitoria, para o setor da Assessoria Internacional do IFSULDEMINAS, exclusivamente das 8h às 13h no seguinte endereço: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas GeraisAssessoria Internacional - MOBILIDADE ACADÊMICA PERU Av. Vicente Simões n° 1111, Bairro Nova Pouso Alegre Pouso Alegre – MG CEP: 37.553-465

O candidato deverá, obrigatoriamente, preencher os requisitos:

- Estar regularmente matriculado em algum curso superior do IFSULDEMINAS;

- Ter nacionalidade brasileira;

- Ter ou ser maior de 18 anos de idade no ato da inscrição;

- Possuir documento oficial de identidade válido e CPF;

- Ter cursado no mínimo 20% e no máximo 90% da carga horária total da matriz curricular do curso, conforme o Projeto Pedagógico de Curso vigente;

- O candidato não poderá ter ultrapassado o máximo de 90% dos créditos obrigatórios previsto em seu curso para se candidatar a este edital (item eliminatório);
- Ter coeficiente de rendimento acadêmico (CoRA) igual ou acima de 6,5 (item ELIMINATÓRIO);

- Só poderá se candidatar o estudante que não possuir pendências relacionadas à entrega do relatório final e prestações de contas do EVACT ou EVACE. (Item eliminatório).

No seu retorno, o aluno deverá apresentar relatório das atividades desenvolvidas no programa de mobilidade estudantil em até 30 dias do retorno da viagem, bem como finalizar seu curso de graduação no IFSULDEMINAS. Caso o candidato, no seu retorno, tranque o curso ou solicite transferência para outra IES, deverá devolver todo o recurso nele investido durante o intercâmbio;

Seleção

O aluno deverá atender aos critérios estabelecidos no item 3 (itens eliminatórios). Todos os candidatos deverão enviar a comprovação dos itens mencionados no Curriculum lattes, somente daqueles itens que possuir comprovação. Serão classificados quatro discentes de cursos superiores do IFSULDEMINAS, onde será realizada a soma dos pontos para classificação. (Confira no item 7 do Edital).

A aprovação no presente edital não garante a aceitação do aluno por parte da universidade de destino. Após a seleção realizada no IFSULDEMINAS, toda a documentação dos candidatos será enviada para a UNP que analisará as candidaturas e fará sua seleção interna, seguindo os critérios da própria instituição. Após análise, dará parecer favorável ou não à candidatura do aluno. Caso o candidato receba parecer “favorável”, a Assessoria Internacional do IFSULDEMINAS dará prosseguimento ao envio de documentação para efetivação da matrícula dos alunos aceitos. Casos omissos ou não previstos durante esta etapa serão resolvidas pela Assessoria Internacional e Pró-Reitoria Extensão do IFSULDEMINAS

Cronograma

Lançamento do Edital 26 de junho de 2018
Data final das inscrições até 25 de julho (presencialmente)
ou data limite para postagem de SEDEX: 20 de julho de 2018
Divulgação do resultado preliminar a partir de 26 de julho de 2018
Prazo para envio de recursos via e-mail até 24 horas a partir da divulgação do Resultado Preliminar
Resultado dos recursos a partir do dia 30 de julho de 2018
Divulgação do Resultado Final a partir do dia 30 de julho de 2018

Toda a divulgação do edital e dos resultados será realizada por meio do site: http://portal.ifsuldeminas.edu.br/extensao. É de total responsabilidade do candidato acompanhar todo o processo e divulgação de informações no referido site. Os recursos devem ser enviados somente via e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., respeitando-se as datas estipuladas e utilizando o formulário do ANEXO VI.

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
27/06/2018

Fim do conteúdo da página