Encontro com intercambistas
Estudantes contemplados pelo Programa de Mobilidade falam sobre as experiências de intercâmbio
Na última sexta-feira, 04 de maio, a equipe da Assessoria Internacional do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) se reuniu com os alunos contemplados pelo Programa de Mobilidade Estudantil (2017) para fazer um balanço das experiências de intercâmbio.
Os 19 estudantes presentes à reunião retornaram de países como Argentina, Colômbia, Equador, México, Peru e Uruguai. Eles foram recepcionados pelo reitor do IFSULDEMINAS, Marcelo Bregagnoli, pelo pró-reitor de Extensão, Cléber Ávila Barbosa, pelo assessor internacional, Rafael Tenório e a assistente em administração, Ana Paula Vilela e relataram os pontos positivos e as dificuldades que encontraram na viagem.
O objetivo do programa é auxiliar os estudantes dos cursos de graduação com o custeio das despesas de alojamento, alimentação e seguro-saúde internacional. O auxílio recebido foi no valor de R$ 12.000 e seguro de saúde internacional. E, ainda, aqueles que comprovaram vulnerabilidade socioeconômica, foram contemplados com passagem aérea internacional. Ao todo, o Programa de Mobilidade já contemplou mais de 150 estudantes desde que foi lançado.
Relatos das experiências
A aluna Suélen Simão Gomes é estudante do curso de Engenharia Agronômica, do Campus Inconfidentes. Ela foi estudar na Universidad Autónoma de Yucatán (UADY), no México. Lá ela fez disciplinas na área de Agroecologia, “escolhi disciplinas que não constavam na grade do meu curso no campus para acrescentar ao meu currículo e agregar conhecimento”. Suélen ainda realizou estágio e conta que, “o intercâmbio foi muito enriquecedor em todos os sentidos, tanto no profissional quanto no pessoal. Agregou muito no meu histórico e currículo. Além disso, consegui um estágio remunerado depois que retornei, por conta das disciplinas a mais que estudei”, finalizou.
Já Marcos Paulo Moraes foi para a Universidad de la República (UdelaR), no Uruguai. Ele é aluno do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, do Campus Inconfidentes e no intercâmbio estudou disciplinas como: teorias do ensino, educação política e sociedade e espanhol para estrangeiros. “Eu saí da minha zona de conforto, fui com objetivo de agregar academicamente. Todo esse processo de ir em busca de uma melhor formação contribuiu muito, me considero uma pessoa melhor depois do intercâmbio em vários aspectos”, contou Marcos. Todas as disciplinas cursadas no intercâmbio orientaram os trabalhos que ele desenvolve no Campus Inconfidentes, “tudo que estudei lá estou usando na minha pesquisa sobre política educacional. Ainda consegui um estágio no Centro de Memória do campus e acredito que o intercâmbio me ajudou na pontuação”.
Ariana Lemes da Costa cursa Engenharia Agronômica no Campus Inconfidentes e foi para Colômbia na Universidad de Ciencias Aplicadas y Ambientales (UDCA). Ela escolheu cursar disciplinas voltadas para fitotecnia: fruticultura, olericultura, floricultura, cultivo de clima médio. E também aproveitou para participar de diversos eventos, em um deles foi até premiada. “Inicialmente, participei de cinco eventos e apresentei trabalhos em quatro deles. Escrevi um relato sobre pessoas que fizeram intercâmbio e fui premiada em 3º lugar com o artigo”. Uma das dificuldades que ela encontrou foi com a língua espanhola, “eu sabia muito pouco de espanhol, mas isso foi um incentivo para aprender”. Ariana também conta que, após o intercâmbio conseguiu o 1º lugar na seleção para o laboratório de produção vegetal do Campus Inconfidentes. “O intercâmbio foi um diferencial para conseguir o estágio e também estou tentando um mestrado e acredito que também fará diferença", concluiu.
Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
09/05/2018
Redes Sociais