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Expedição IFSULDEMINAS

Inscrições abertas para o Programa " Expedição IFSULDEMINAS"

Propostas de ações voltadas à comunidade podem ser enviadas até 27 de maio

- Edital 68/2018

Estão abertas as inscrições para submissão de propostas no “Expedição IFSULDEMINAS”. Trata-se de um programa idealizado pela Pró-Reitoria de Extensão do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), que busca proporcionar o diálogo entre a instituição e as comunidades locais, promover a integração social com a participação voluntária dos estudantes e servidores do Instituto com as comunidades da região. Também busca soluções que contribuam com o desenvolvimento sustentável local e ampliem o bem-estar da população.

Este edital tem por objetivo selecionar projetos de extensão a serem realizados em comunidades do Sul de Minas Gerais. Para participar, as equipes devem contar com dois servidores efetivos (um coordenador e um suplente) e oito discentes, com 18 anos ou mais, devidamente matriculados em qualquer curso do Instituto.

As atividades deverão abranger as seguintes áreas temáticas:

- Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde;

- Comunicação, Tecnologia e Produção ou Meio Ambiente e Trabalho.

As ações propostas devem contribuir com o desenvolvimento regional e das comunidades atendidas e as práticas devem ser direcionadas a um público capaz de reproduzi-las e multiplicá-las, de forma que se tornem permanentes. As propostas devem conter ações para serem executadas em sete dias, compreendendo o período de 08 a 14 de julho.

Submissão das propostas

Os interessados poderão submeter projetos até o dia 27 de maio. Para efetivar a inscrição é preciso seguir os seguintes passos:

- Estar cadastrado no GPPEx, no link: http://gppex.ifsuldeminas.edu.br/, caso o orientador não tenha login e senha deverá procurar pelo NIPE do campus ou ainda a Pró-Reitoria de Extensão;

- Cadastrar o projeto no sistema, submeter ao Edital e anexar o projeto completo (Anexo I);

- Apresentar declaração de anuência do proponente ao conteúdo do edital (Anexo II);

- Apresentar declaração de estar quite com o Instituto em projetos anteriores (Anexo III);

- Apresentar declaração de anuência da direção do campus na parceria de execução do projeto (Anexo IV);

- Submeter o projeto ao Edital no GPPEx (seguindo as instruções contidas no próprio sistema)

Requisitos para proponente/orientador de proposta

- Ser servidor efetivo do IFSULDEMINAS ou docente substituto;

- Estar cadastrado na Plataforma Lattes/CNPq;

- Não ter nenhuma pendência com atividades de pesquisa e extensão do IFSULDEMINAS (atestada pelo NIPE, conforme Anexo V, nos casos de editais dos campi e comprovada pela PROEX, via GPPEx, no caso de editais da Reitoria);

- Não estar afastado legalmente de suas atividades como servidor do IFSULDEMINAS.

Sobre as propostas

As propostas de trabalho serão desenvolvidas nas cidades de Bom Repouso, Cássia, Campanha, Esmeraldas, Espírito Santo do Dourado, Gonçalves, Marmelópolis, Monte Santo de Minas, Pedralva, Poço Fundo e Serrania. Todas as cidades receberão as equipes entre 08 de julho a 14 de julho.

Cada cidade que receber projetos do programa fornecerá às equipes: alojamento; alimentação; transporte necessário para a realização dos trabalhos dentro do município; apoio na execução dos trabalhos; segurança nos locais de execução. Já a Pró-reitoria de Extensão custeará diárias para os dois servidores de cada equipe aprovada para realização das visitas precursoras na cidade onde a ação acontecerá. Os campi de origem de cada proposta deverá fornecer materiais e equipamentos necessários à execução das atividades de cada proposta selecionada cabendo ao proponente analisar essa disponibilidade junto aos órgãos responsáveis em seu campus.

Seleção

As propostas serão analisadas por uma comissão específica do IFSULDEMINAS e serão considerados os seguintes requisitos: consonância com as linhas temáticas; mérito da proposta; consistência do projeto; viabilidade de execução da proposta; justificativa fundamentada para o apoio solicitado; adequação da equipe, dos aparelhos, equipamentos e espaço físico disponível para o funcionamento e operacionalização efetiva da proposta; entre outros.

O número de propostas aprovadas dependerá da capacidade de recebimento das equipes pelos municípios parceiros. Cada proponente poderá elencar, em ordem de interesse, até cinco cidades para onde deseja concorrer. As propostas classificadas deverão obter, da banca avaliadora, nota final mínima de 60 pontos. As demais que tenham obtido nota mínima de 60 pontos, mas que não tenham sido contempladas por excederem a quantidade máxima de propostas por eixo e por cidade, poderão ser selecionadas posteriormente, se novas prefeituras aderirem ao projeto ou poderão ser remanejadas para outras cidades que optaram concorrer.

Distribuição de pontos

Itens do projeto Distribuição de pontos
Originalidade 05
Ações vinculadas à sustentabilidade 20
Referencial Teórico 05
Indicadores de resultados e metas

15

Antecedentes e Justificativas fundamentadas

15

Metodologia aplicada aos resultados 15
Mérito e relevância do projeto 25
Total 100

Resultado

A divulgação final dos resultados será feita até dia 05 de junho no site do IFSULDEMINAS.

Visitas precursoras

As visitas precursoras acontecerção entre os dias 06/06/2018 a 06/07/2018 e serão feitas por cada coordenador e seu vice-coordenador ao município para o qual sua proposta foi selecionada. Nessas visitas serão analisadas as condições reais de execução da proposta em questão: alojamentos, alimentação, transporte, infraestrutura das localidades onde as ações serão executadas, dentre outros. Após as Visitas o coordenador poderá fazer alterações na proposta de projeto adequando-a à realidade analisada no município e postando-a novamente no GPPEx.

Encontro de acolhida

No dia 08 de julho, pela manhã, acontecerá um encontro de acolhida de todas as equipes para início das atividades, em local a ser definido e informado às equipes selecionadas, de acordo com as propostas aprovadas. Nesse encontro, todos os coordenadores, vice-coordenadores e alunos terão oportunidade de interagir com as demais equipes e receber orientações sobre a execução das atividades. O campus de origem de cada equipe será o responsável por providenciar o transporte das equipes selecionadas até o local do Encontro de Acolhida.

Cronograma

Data de inscrições 04/05/2018 a 27/05/2018
Resultado da seleção 30/05/2018
Pedidos de reconsideração até 04/06/2018, exclusivamente pelo e-mail:
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Resultado dos pedidos de reconsideração 05/06/2018
Resultado final 05/06/2018
Visitas precursoras 06/06/2018 a 06/07/2018
Envio dos dados dos alunos bem como dos termos,
conforme orientação da PROEX
07/06/2018 a 29/06/2018


Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
07/05/2018



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