Página inicial > PROEX > Intercâmbio - Portugal

Intercâmbio - Portugal

Divulgado o resultado final da seleção des estudantes para intercâmbio em Portugal

- Resultado final

Publicado em: 05/06/2018

________________________________________________________________________________________________________

Confira o resultado preliminar da seleção de estudantes para intercâmbio em Portugal

- Resultado preliminar

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) divulga nesta segunda-feira, 28 de maio, o resultado preliminar da seleção de estudantes para realização de intercâmbio no Instituto Politécnico de Bragança (IPB), em Portugal. Os recursos podem ser enviados até 24 horas a partir da divulgação do resultado preliminar, via e-mail Apara Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., utilizando o formulário do ANEXO VII do edital.

Publicado em: 28/05/2018

Estudantes do IFSULDEMINAS podem se inscrever para intercambio em Portugal

Inscrições abertas até 15 de maio

- Edital 66/2018

- Anexos

Estudantes dos cursos superiores do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) podem participar de seleção para intercâmbio na cidade de Bragança, em Portugal. O Edital 66/2018 disponibiliza duas vagas no Instituto Politécnico de Bragança (IPB). O intercâmbio terá duração de cinco meses, pelo período de setembro de 2018 a fevereiro de 2019.

Os interessados poderão se inscrever a partir desta quinta-feira, 12 de abril, até o dia 15 de maio. Toda a documentação deverá ser encaminhada, via material impresso, por Sedex. Também pode ser entregue, pessoalmente, ou por terceiros com procuração feita em cartório, na Reitoria, para o setor da Assessoria Internacional do IFSULDEMINAS, exclusivamente, das 8:00 às 13h00 no seguinte endereço: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais Assessoria Internacional – MOBILIDADE ACADÊMICA A/C: Ana Paula Villela Av. Vicente Simões n° 1111, Bairro Nova Pouso Alegre/ Pouso Alegre – MG CEP: 37.550-000. (Confira documentação no Edital).

O edital tem por objetivo auxiliar aos alunos de cursos de graduação do IFSULDEMINAS a participarem da chamada para intercâmbio com repasse financeiro para custear parcialmente suas despesas de passagem aérea internacional e seguro-saúde internacional em forma de auxílio. O IPB, por meio de convênio com o IFSULDEMINAS, oferece alojamento e alimentação gratuito.

O valor do auxílio para pagamento de passagem aérea internacional de ida e volta para o país de destino; por aluno classificado, será de até R$ 2.000,00. O valor do auxílio para pagamento de seguro de saúde internacional, por aluno classificado, será de até R$ 1.000,00. É de inteira responsabilidade do candidato aprovado financiar seus gastos que excederem o valor do auxílio financeiro com passagens aéreas ida e volta e seguro de saúde internacional, além de gastos com passaporte, visto e demais gastos que venham a ter no país. Os candidatos poderão se inscrever somente nas áreas que o Instituto Politénico de Bragança oferece vagas. (Confira a lista completa no Edital)

Requisitos e formulários para inscrição

O candidato deverá, obrigatoriamente, preencher os seguintes requisitos: estar regularmente matriculado em algum curso superior do IFSULDEMINAS; ter nacionalidade brasileira; ter ou ser maior de 18 anos no ato da inscrição; possuir documento oficial de identidade válido e CPF; ter cursado no mínimo 20% e no máximo 90% da carga horária total da matriz curricular do curso, conforme o Projeto Pedagógico de Curso vigente; não ter ultrapassado o máximo de 90% dos créditos obrigatórios previsto em seu curso para se candidatar a este edital (item eliminatório); ter coeficiente de rendimento acadêmico (CoRA) igual ou acima de 7,0 (item eliminatório); entre outros. (Lista completa no Edital).

Sobre a seleção

A aprovação no edital não garante a aceitação do aluno por parte da universidade de destino. Após a seleção realizada no IFSULDEMINAS, toda a documentação dos candidatos será enviada para o IPB que analisará as candidaturas e fará sua seleção interna, seguindo os critérios da própria instituição. Após análise, darão parecer favorável ou não à candidatura do aluno. Caso o candidato receba parecer “favorável”, a Assessoria Internacional do IFSULDEMINAS dará prosseguimento ao envio de documentação para efetivação da matrícula dos alunos aceitos. Casos omissos ou não previstos durante esta etapa serão resolvidas pela Assessoria Internacional e Pró-Reitoria Extensão do IFSULDEMINAS.

Lançamento do Edital 12/04/2018
Data final das inscrições 15/05/2018
Divulgação do resultado preliminar a partir de 29/05/2018
Prazo para envio de recursos via e-mail Até 24 horas a partir da divulgação do resultado preliminar
Resultado dos recursos Até 08/06/2018
Divulgação do resultado final 08/06/2018

Toda a divulgação do edital e dos resultados será realizada no site na página: (http://portal.ifsuldeminas.edu.br/extensao). É de total responsabilidade do candidato acompanhar todo o processo e divulgação de informações. Os recursos devem ser enviados somente via e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., respeitando-se as datas estipuladas e utilizando o formulário do ANEXO VII.

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
12/04/2018