Página inicial > PROEX > ELAP - 2018 (Vaga remanescente)

ELAP - 2018 (Vaga remanescente)

Confira o resultado final da seleção de estudante para o ELAP 2018

- Resultado preliminar - após entrevista

- Resultado final

Publicado em: 02/04/2018

________________________________________________________________________________________________

Divulgado o resultado preliminar da seleção de estudante para o ELAP 2018

- Resultado preliminar

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) divulga nesta quarta-feira, 28 de março, o resultado preliminar da seleção para o Programa Futuros Líderes na América (ELAP 2018). Os recursos devem ser enviados somente via e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., respeitando-se as datas estipuladas acima, e utilizando o formulário do ANEXO IV, até o dia 31 de março.

Publicado em: 28/03/2018

Estudantes de graduação podem se inscrever para vaga remanescente no Programa Futuros Líderes na América

Selecionado receberá bolsa para intercâmbio no Canadá

- Edital 54/2018

- Retificação - publicada em: 23/03/2018

Confira a experiência de um dos intercambistas do Programa ELAP

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) abre inscrição para uma vaga remanescente no Programa Programa Futuros Líderes nas Américas (ELAP - Emerging Leaders in the Americas Program), que oferece bolsas de estudos financiadas pelo Governo Canadense. O objetivo do ELAP é apoiar o desenvolvimento do capital humano da próxima geração de líderes das Américas, enquanto fortalece os vínculos entre as instituições de ensino superior do Canadá, da América Latina e Caribe.

Os temas de estudo ou pesquisa prioritários no Programa são relacionadas à governança democrática, prosperidade, paz, segurança e desenvolvimento econômico da região. As bolsas de graduação serão concedidas por quatro meses. O aluno poderá optar entre setembro de 2018 e abril de 2019 ou entre janeiro de 2019 e abril de 2019.

Bolsa

As bolsas consistem em um total de $7.200 dólares canadenses para custeio das despesas referente a 4 meses, administradas pelas instituições canadenses anfitriãs, e compreendem transporte aéreo, visto para o Canadá, seguro-saúde, livros e equipamentos (exceto computadores) e despesas com moradia. Além disso, alguns dos bolsistas poderão participar de uma viagem de estudos que tem o objetivo de proporcionar um panorama do regime de governança, da prática empresarial e da sociedade civil em áreas prioritárias para o Canadá.

Requisitos

Será selecionado um estudante de graduação que atenda aos seguintes requisitos: ser maior de 18 anos; estar regularmente matriculado em algum curso superior do IFSULDEMINAS; ter cursado, no mínimo, 20%, e, no máximo, 90% da carga horária total da matriz curricular do seu curso, conforme o Projeto Pedagógico de Curso vigente. (item eliminatório); apresentar perfil de excelência, baseado no bom desempenho acadêmico, com um Coeficiente de Rendimento igual ou superior a 7 (sete). (item eliminatório); ter nível avançado de inglês, conforme notas mínimas estabelecidas pela ELAP: IELTS nota mínima de 6.0 pontos; TOEFL IBT nota mínima de 80 pontos OU TOEFL ITP nota mínima de 550 pontos. Neste caso, o candidato já deve possuir alguma dessas provas e apresentar o resultado como comprovante, para participar da chamada. (item eliminatório se não apresentar nenhum dos comprovantes acima); não ter recebido bolsa para este programa (ELAP) nas seleções anteriores.

Inscrições

As inscrições devem ser realizadas entre os dias 21 e 27 de março, por meio do o envio dos documentos digitalizados em PDF para o endereço eletrônico: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. O “assunto” do e-mail deverá estar no seguinte formato: NOME_SOBRENOME_ELAP_IFSULDEMINAS.

Seleção

O processo seletivo será feito em duas etapas. A primeira consiste na classificação dos candidatos inscritos que estiverem em conformidade com os requisitos do item 3.3 do edital. A classificação será realizada de acordo com a soma dos pontos relacionados, na seguinte ordem:

- Nota do CoRa;

- Resultado do exame de Proficiência em Língua Inglesa: nota apresentada pelo candidato convertida em percentual em relação à nota máxima do exame;

- Percentual de integralização da grade curricular do curso pelo candidato, respeitado o limite máximo (90%) estabelecido no presente edital. Quanto maior a porcentagem maior será a pontuação do aluno: 10 pontos.

Para a segunda etapa deverão comparecer à sede da Reitoria, em Pouso Alegre, para uma entrevista. A entrevista será individual, em que o candidato deverá expor as motivações para estudar no College of the Rockies, demonstrando conhecimento sobre o Programa ELAP e suas implicações para seu futuro acadêmico, pessoal e profissional, além de demonstrar seu conhecimento de língua inglesa.

Resultado

O candidato que obtiver a maior nota no processo de pré-seleção terá seus documentos enviados para o College of the Rockies com a solicitação de que seja submetida ao ELAP, cabendo à instituição canadense a decisão de aceitá-lo ou não. O resultado do processo de pré-seleção será divulgado na página do IFSULDEMINAS, conforme cronograma.

Será necessário aguardar o envio do resultado final por parte da instituição canadense, informando se o candidato foi aprovado ou não, para receber a bolsa. A aprovação neste processo de pré-seleção cria apenas a expectativa de direito, mas não dá garantias de aprovação pelo ELAP. Durante este período, aconselha-se ao estudante que inicie o processo para obtenção do passaporte. Mesmo não sendo garantida a aprovação, se esta ocorrer, será necessário iniciar o processo para obter o visto tão logo seja requerido. As despesas com passaporte e visto são de responsabilidade do aluno.

Período de Inscrições De 21 a 27 de março de 2018
Divulgação da lista prévia dos
candidatos inscritos
28 de março de 2018