Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > PROEX > ELAP - 2018
Início do conteúdo da página

ELAP - 2018

Resultado final da seleção para o Programa Futuros Líderes na América

- Resultado final 

Publicado em: 26/03/2018

_____________________________________________________________________________________________

Confira o resultado preliminar da seleção para o Programa Futuros Líderes na América após entrevista

- Resultado preliminar 

Publicado em: 23/03/2018

_______________________________________________________________________________________

Divulgado o resultado preliminar da seleção para o Programa Futuros Líderes na América

- Resultado preliminar 

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) divulga nesta terça-feira, 20 de março, o resultado preliminar da seleção para participação no Programa Futuros Líderes na América (ELAP 2018).Os recursos devem ser enviados somente via e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., até o dia 24 de março e utilizando o formulário do ANEXO IV do Edital. 

Publicado em: 20/03/2018

___________________________________________________________________________________________

Estudantes de graduação podem se inscrever para o Programa Futuros Líderes na América

Selecionados receberão bolsa para estudar no Canadá

- Edital Nº 42/2018

 - Retificação - publicado em: 13/03/2018

- Inscreva - se!

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), por meio do acordo de cooperação acadêmica firmado com o College of the Rockies, no Canadá, oferta aos estudantes de graduação a oportunidade de participar do processo seletivo do Programa Futuros Líderes na América (ELAP-Emerging Leaders in the Americas Program), que oferece bolsas de estudos financiadas pelo Governo Canadense. O objetivo do ELAP é apoiar o desenvolvimento do capital humano da próxima geração de líderes das Américas, enquanto fortalece os vínculos entre as instituições de ensino superior do Canadá, da América Latina e Caribe.

Os temas de estudo ou pesquisa prioritários no Programa são relacionadas à governança democrática, prosperidade, paz, segurança e desenvolvimento econômico da região. As bolsas de graduação serão concedidas por quatro meses. O aluno poderá optar entre setembro de 2018 e abril de 2019 ou entre janeiro de 2019 e abril de 2019.

Bolsa

As bolsas consistem em um total de $7.200 dólares canadenses para custeio das despesas referente a 4 meses, administradas pelas instituições canadenses anfitriãs, e compreendem transporte aéreo, visto para o Canadá, seguro-saúde, livros e equipamentos (exceto computadores) e despesas com moradia. Além disso, alguns dos bolsistas poderão participar de uma viagem de estudos que tem o objetivo de proporcionar um panorama do regime de governança, da prática empresarial e da sociedade civil em áreas prioritárias para o Canadá.

Requisitos

Será selecionado dois estudantes de graduação que atenda aos seguintes requisitos: ser maior de 18 anos; estar regularmente matriculado em algum curso superior do IFSULDEMINAS; ter cursado, no mínimo, 20%, e, no máximo, 90% da carga horária total da matriz curricular do seu curso, conforme o Projeto Pedagógico de Curso vigente. (item eliminatório); apresentar perfil de excelência, baseado no bom desempenho acadêmico, com um Coeficiente de Rendimento igual ou superior a 7 (sete). (item eliminatório); ter nível avançado de inglês, conforme notas mínimas estabelecidas pela ELAP: IELTS nota mínima de 6.0 pontos; TOEFL IBT nota mínima de 80 pontos OU TOEFL ITP nota mínima de 550 pontos. Neste caso, o candidato já deve possuir alguma dessas provas e apresentar o resultado como comprovante, para participar da chamada. (item eliminatório se não apresentar nenhum dos comprovantes acima); não ter recebido bolsa para este programa (ELAP) nas seleções anteriores.

Inscrições

As inscrições devem ser realizadas entre os dias 7 e 19 de março, por meio do o envio dos documentos digitalizados em PDF para o endereço eletrônico: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. O “assunto” do e-mail deverá estar no seguinte formato: NOME_SOBRENOME_ELAP_IFSULDEMINAS.

Seleção

O processo seletivo será feito em duas etapas. A primeira consiste na classificação dos candidatos inscritos que estiverem em conformidade com os requisitos do item 3.3 do edital. A classificação será realizada de acordo com a soma dos pontos relacionados, na seguinte ordem: 

- Nota do CoRa;

- Resultado do exame de Proficiência em Língua Inglesa: nota apresentada pelo candidato convertida em percentual em relação à nota máxima do exame;

- Percentual de integralização da grade curricular do curso pelo candidato, respeitado o limite máximo (90%) estabelecido no presente edital. Quanto maior a porcentagem maior será a pontuação do aluno: 10 pontos.

Para a segunda etapa deverão comparecer à sede da Reitoria, em Pouso Alegre, para uma entrevista os quatro primeiros colocados da lista. A entrevista será individual, em que o candidato deverá expor as motivações para estudar no College of the Rockies, demonstrando conhecimento sobre o Programa ELAP e suas implicações para seu futuro acadêmico, pessoal e profissional, além de demonstrar seu conhecimento de língua inglesa.

Resultado

Os candidatos que obtiverem as duas maiores notas no processo de pré-seleção terão seus documentos enviados para o College of the Rockies com a solicitação de que seja submetida ao ELAP, cabendo à instituição canadense a decisão de submetê-las ou não. O resultado do processo de pré-seleção será divulgado na página do IFSULDEMINAS, conforme cronograma.

Será necessário aguardar o envio do resultado final por parte da instituição canadense, informando se os candidatos foram aprovados ou não, para receber a bolsa. A aprovação neste processo de pré-seleção cria apenas a expectativa de direito, mas não dá garantias de aprovação pelo ELAP. Durante este período, aconselha-se aos estudantes que iniciem o processo para obtenção do passaporte. Mesmo não sendo garantida a aprovação, se esta ocorrer, será necessário iniciar o processo para obter o visto tão logo seja requerido. As despesas com passaporte e visto são de responsabilidade dos alunos.

Cronograma

Período de Inscrições De 7 a 19 de março de 2018
Divulgação da lista prévia dos candidatos inscritos 20 de março de 2018
Entrevista com os 4 primeiros candidatos da lista prévia 22 e 23 de março de 2018
Resultado Preliminar 23 de março de 2018
Interposição de Recursos 24 de março de 2018
Resultado dos Recursos 29 de abril de 2018
Resultado Final 29 de abril de 2018

Notícias:

Aluno do IFSULDEMINAS realiza intercâmbio no Canadá

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
07/03/2018
Atualizado em: 13/03/2018

 

 

Fim do conteúdo da página