Página inicial > PROEX > Intercambistas no IFSULDEMINAS

Intercambistas no IFSULDEMINAS

IFSULDEMINAS recebe estudantes da Colômbia e do México para intercâmbio no Campus Muzambinho

IMG 1226Na tarde dessa última quarta-feira, 07 de fevereiro, os servidores da Assessoria Internacional do IFSULDEMINAS receberam, na Reitoria, os intercambistas da Universidad Antónoma de Baja California (UABC), no México e da Universidad de Ciencias Aplicadas y Ambientales (UDCA), da Colômbia que estudarão este semestre no Campus Muzambinho, no curso de Educação Física.

Além do assessor internacional, Rafael Tenório, da assistente em administração, Ana Paula Vilela, e do estagiário, Guilherme Soares, os estudantes também receberam as boas vindas do reitor, Marcelo Bregagnoli e do pró-reitor de Extensão, Cléber Ávila Barbosa. Na reunião, os alunos, Ana Maria Vargas Dias, Arturo Bonilla Santos, Camila Portela Rivera e Sergio Camilo Lopez Muñoz puderam conhecer um pouco mais do IFSULDEMINAs com a apresentação do vídeo institucional, foram passadas diversas orientações como a regularização na chegada ao Brasil, sobre o sistema acadêmico e de avaliação, frequência, informações sobre a cultura brasileira e recomendações aos estudantes para realização de estágio em alguns dos projetos que o departamento de Educação Física oferece. Com isso, eles poderão verificar diferentes técnicas e procedimentos adotados no campus, aumentando o nível de conhecimento.

Para realização do intercâmbio, os estudantes enviaram suas candidaturas, e nesse processo os coordenadores de cursos analisam a documentação e optam pelo aceite ou não. O procedimento vale para qualquer estrangeiro que queira realizar intercâmbio na instituição, desde que haja um convênio assinado. Os intercambistas contarão com alojamento e refeição completa no campus durante os seis meses. Irão cursar disciplinas de interesse e geralmente aquelas que não são contempladas na universidade de origem. Além disso, serão acompanhados por dois professores-tutores, Fabiano Fernandes da Silva e Renato Souza. Para o assessor internacional, Rafael Tenório, o programa de mobilidade é importante para o estudante, “eles podem conhecer novas frentes de ensino e pesquisa, diferentes, às vezes, daquelas vistas nas unidades de origem. Também podem entrar em contato com nova cultura, novos hábitos e costumes.”

Expectativas

Sérgio Camilo Lopez Muñoz é da Colômbia e conta que conheceu o IFSULDEMINAS pela internet e por recomendações de amigos que fizeram intercâmbio na instituição. A expectativa dele é adquirir novos conhecimentos e experiências principalmente na área de futebol, treinamento, musculação, “a instituição é muito boa, tem muitas instalações e educação de qualidade.”

Já a aluna Ana Maria Vargas Dias, também da Colômbia, quer se dedicar aos estudos nas áreas de fisiologia e nutrição esportiva, “conheci o instituto por indicação de amigos e me falaram que as instalações e estrutura são muito boas, além das disciplinas e professores qualificados. Espero aprender muito no Brasil, pois é um país muito bom nos esportes.”

“Eu quero aprender muito e experimentar coisas novas, conhecer também a cultura do país. As áreas mais importantes para mim são fisiologia e musculação”, contou a intercambista colombiana Camila Portela Rivera.

Para Arturo Bonilla Santos, aluno que veio do México, a primeira impressão do país foi que tem muito verde e é grande. Ele comentou que achou muito legal o IFSULDEMINAS contar com uma estrutura específica para o curso de Educação Física. “ Espero aprender sobre treinamento pessoal, pois trabalho nessa área em meu país e quero me aprofundar e usas os conhecimentos no meu trabalho.”

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS

Data:  09/02/2018