Página inicial > PROEX > Intercâmbio - Canadá

Intercâmbio - Canadá

Aluno do IFSULDEMINAS realiza intercâmbio no Canadá

IMG 20180131 WA0017Desde o dia 01 de janeiro deste ano, o aluno do Campus Poços de Caldas, Joaquim Augusto Pomarico Cioffi, está no Canadá para realização de intercâmbio por meio de parceira entre o IFSULDEMINAS e o College of the Rockies, em Cranbrook. Ele participa do Programa Futuros Líderes na América (ELAP-Emerging Leaders in the Americas Program), que oferece bolsas de estudos financiadas pelo Governo Canadense.

O aluno estuda Engenharia da Computação e ficará no Canadá por quatro meses, onde faz matérias de física e de programação. Ele conta que o colégio tem muitos alunos internacionais, cerca de 80, e isso proporciona uma troca cultural muito grande. “Até agora já tive contato com pessoas do México, Equador, República Dominicana, Estados Unidos, China, Japão, Egito, Inglaterra, Eslovênia, Bahamas, Índia, além do Canadá”, enumera.

A primeira impressão que Joaquim teve do país é que tudo é organizado e eles se preocupam com os estrangeiros. “Eles sempre querem que a pessoa se sinta bem, são muito educados. Sobre a universidade, eles oferecem do melhor em tecnologia pros alunos. Todas as salas têm datashows; os laboratórios também são bem equipados e sempre tem dois professores à disposição. Há muitos computadores na biblioteca para estudo, inclusive com impressora, podendo imprimir até 300 folhas. Eles usam o Moodle, igual ao IFSULDEMINAS, e a biblioteca deles é imensa, com várias áreas, inclusive com acervo sobre disciplinas que eles nem lecionam; além de ter convênio com diversas bibliotecas no estado”, descreve.

O intercambista conta que existe um setor na instituição dedicado aos numerosos alunos internacionais e que a entidade sempre oferece passeios culturais e promove ações, como a Semana Internacional, em que qualquer aluno estrangeiro pode montar um estande e mostrar a cultura de seu país. “Eu acredito que essa experiência vai me ajudar muito no futuro, abrir novas oportunidades, engrandecer meu currículo. Meu objetivo com esse intercâmbio, além dos estudos, é ter contato com estrangeiros, conhecer novas culturas. Também aproveito para aperfeiçoar meu inglês e aprender espanhol. O intercâmbio irá me ajudar tanto pessoalmente, quanto academicamente”, finaliza.

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
15/02/2018