Página inicial > PROEX > Intercâmbio

Intercâmbio

Estudantes do IFSULDEMINAS recebem orientações para intercâmbio

IMG 0839Na tarde da última terça-feira, 19 de dezembro, os alunos selecionados no Programa de Mobilidade Estudantil com destino a Portugal e Peru participaram de uma reunião realizada na Reitoria do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) a fim de receberem orientações para viagem. Dois alunos embarcam em fevereiro para Portugal, onde estudarão no Instituto Politécnico de Bragança. E dois irão para Universidade Nacional de Piura (UNP), no Peru, em abril. Os estudantes não contarão com pagamento de bolsas em dinheiro, passaporte, visto, auxílio para pagamento de passagens ou seguro de saúde internacional, mas as universidades de destino oferecem alojamento, almoço e jantar gratuitos.

Encontro

Os intercambistas se reuniram com o assessor de Relações Internacionais do IFSULDEMINAS, Rafael Gomes Tenório, e com a assistente em administração do setor, Ana Paula Villela. Os alunos receberam informações de como proceder e organizar o intercâmbio, como a compra de passagens, comportamento perante a instituição que irá acolhê-los, sobre a nova cultura na qual estarão inseridos, curiosidades, obrigações no retorno ao Instituto. Eles foram selecionados por meio de dois editais, atendendo a diversos critérios, como ter sido bolsista, possuir participação em congressos, entre outros. Os alunos que irão para o Peru retornam em julho, já os que estarão em Portugal, voltam em agosto para o Brasil. Ao retornar, eles entregarão um relatório de intercâmbio contando como foi essa trajetória. Além de compartilhar com toda a comunidade acadêmica os conhecimentos adquiridos, seja científico, acadêmico ou cultural.

De acordo com Rafael, a mobilidade estudantil é um dos objetivos da política de internacionalização do IFSULDEMINAS. "Com isso, queremos oportunizar aos nossos estudantes o conhecimento de uma nova cultura, novos costumes, o desenvolvimento de um outro idioma e, acima de tudo, o desenvolvimento científico. É interessante aos alunos verificarem as diferentes metodologias, os projetos desenvolvidos, as diferentes tecnologias aplicadas, dentro da sua área de formação, e tentar estabelecer pontos de aproximações e contrastes com os contextos aplicados no Brasil. Com a mobilidade, espera-se que o estudante tenha uma visão de múltiplas oportunidades de oferta de emprego, execução de pesquisas em situações internacionais, em projetos compartilhados, abrindo o leque de oportunidades acadêmicas e profissionais para nossos alunos.”

Expectativas

A estudante do curso de Ciências Biológicas do Campus Muzambinho, Isadora Cruvinel Frigo, irá para o Peru. Ela conta que se preparou para concorrer a vaga de intercâmbio, “ eu já estava me preparando antes, pois já tinha projeto dentro da faculdade, sou bolsista da Capes. Participei de vários eventos, fiz uma publicação de resumo expandido, tudo para melhorar meu currículo e concorrer ao edital de mobilidade. No Peru, pretendo aprender um novo idioma, também expandir meu conhecimento.”

Ludmila Fernanda dos Santos Reis, aluna do curso de Ciências Biológicas do Campus Poços de Caldas, comentou que estudou bastante para fazer a carta de motivação, exigida no edital, tentou melhorar sua nota, buscou orientações com professores sobre o intercâmbio, reuniu toda documentação necessária e foi uma das selecionadas para o intercâmbio no Peru. “Estou totalmente aberta, espero que seja diferente daqui e uma experiência incrível tanto no aprendizado acadêmico, quanto para minha vida pessoal”. Ela acredita que sua maior dificuldade será com a língua espanhola, pois domina melhor o inglês, mas já tem se preparado, “eu tenho uma noção do espanhol e estou fazendo aula particular, assistindo vídeos, filmes, séries, ouvindo músicas para treinar".

IMG 0857Já para Karla Vilela Costa, aluna do curso de Tecnologia em Produção publicitária do Campus Passos, fazer intercâmbio sempre foi um sonho, “assim que saiu resultado e vi que fui classificada foi incrível, acho que trará uma carga muito importante tanto cultural, quanto acadêmica”. Ela conta que já tem se preparado para adaptação da língua, “como é português, é mais o sotaque, a maneira de falar. Já estou assistindo vídeos de professores e alunos de lá para me inteirar um pouquinho”. A expectativa da Karla é poder desenvolver trabalhos de pesquisa, “desde que me conheço faço projeto de pesquisa, então seria muito interessante conseguir fazer um projeto lá, agregar alguma pesquisa minha aqui do Brasil, fazer uma variação da pesquisa lá em Portugal, acho que essa oportunidade será muito boa”.

Philippe Diogo Alves da Silva é aluno do curso de Licenciatura de Ciências Biológicas do Campus Inconfidentes. Em Portugal, estudará Educação social. Ele já participou antes de um intercâmbio e ficou um mês na Alemanha e pretende com a nova oportunidade conhecer ainda mais sobre a educação na Europa. "A expectativa com retorno à Europa é que eu possa conhecer o que ainda fiquei na dúvida, como as diferenças da educação. Como é feita? Como é trabalhada a forma de pensar o ser humano? Espero conhecer no Instituto Politécnico de Bragança como é a forma de pesquisa, de investigação, quais as propostas deles para uma educação melhor e o que isso se contrapõe ao Brasil. O que a gente pode contribuir e trazer de lá pra cá e levar do Brasil pra lá”.

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
22/12/2017