Página inicial > PROEX > Intercâmbio - Peru

Intercâmbio - Peru

Confira o resultado final da seleção de estudantes para intercâmbio no Peru

- Resultado dos recursos

- Resultado final

Publicado em: 07/12/2017

_______________________________________________________________________________

Divulgado o resultado preliminar da seleção de estudantes para intercâmbio no Peru

- Resultado preliminar

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) divulga nesta terça-feira, 05 de dezembro, o resultado preliminar da seleção de estudantes para intercâmbio no Peru. O prazo para envio de recursos via e-mail:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. é até 24 horas a partir da divulgação do resultado preliminar.

Publicado em: 05/12/2017

_____________________________________________________________________________________

Estudantes de cursos de graduação do IFSULDEMINAS podem se inscrever para intercâmbio no Peru

- Edital 76/2017

- Anexos

Estudantes de cursos de graduação do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) podem se candidatar para realização de intercâmbio na Universidade Nacional de Piura (UNP), no Peru. São ofertadas duas vagas para o período de cinco meses, com início em fevereiro/março de 2018. Algumas das áreas são Engenharia Agronômica, Informática, Engenharia Civil, Geografia, Medicina Veterinária, Ciências Biológicas, Matemática, Química. (Confira a lista completa no Edital).

Bolsas

O edital não conta com pagamento de bolsas em dinheiro, passaporte, visto, auxílio para pagamento de passagens ou seguro de saúde internacional. A Universidade Nacional de Piura (UNP) ofertará aos intercambistas: alojamento, café da manhã, almoço e jantar gratuitos (o Refeitório Universitário da UNP funciona de segunda a sexta). É de inteira responsabilidade do candidato aprovado financiar seus gastos com passagens aéreas ida e volta, passaporte, visto, seguro de saúde internacional e demais gastos que venha a ter no país.

Inscrições

Os interessados podem se inscrever até o dia 24 de novembro. O candidato deverá enviar toda a documentação necessária como: preencher o Anexo I para realizar a sua candidatura; Comprovante de matrícula oficial, emitido pela secretaria escolar do campus do candidato; (será permitida página da internet do sistema acadêmico do campus, desde que carimbado e assinado pela secretaria escolar do campus. Se o documento não vier com assinatura e carimbo não será aceito; Carta de recomendação de um professor efetivo do curso ao qual o aluno se encontra matriculado no IFSULDEMINAS, expondo os motivos pelos quais recomenda a capacitação, compromisso e a ida desse aluno; entre outros; Carta de compromisso e aceite de um professor efetivo do curso de graduação do candidato, se comprometendo a ser tutor do aluno no período de intercâmbio; Carta de motivação expondo as razões pelas quais deseja participar do edital e se considera apto. (Confira documentação completa no Edital).

Todos os documentos deverão ser encadernados e com páginas numeradas e enviadas, via material impresso, por correio somente via Sedex, ou pessoalmente ou por terceiros via procuração feito em cartório, entregando o material na Reitoria, para o setor da Assessoria Internacional do Instituto, das 8h às 13h, no seguinte endereço: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais Assessoria Internacional – MOBILIDADE ACADÊMICA – Av. Vicente Simões n° 1111, Bairro Nova Pouso Alegre – Pouso Alegre – MG CEP: 37.553-465

Requisitos dos candidatos

- Estar regularmente matriculado em algum curso superior do IFSULDEMINAS;

- Ter nacionalidade brasileira;

- Ter ou ser maior de 18 anos de idade no ato da inscrição;

- Possuir documento oficial de identidade válido e CPF;

- Ter cursado no mínimo 20% e no máximo 90% da carga horária total da matriz curricular do curso, conforme o Projeto Pedagógico de Curso vigente;

- O candidato não poderá ter ultrapassado o máximo de 90% dos créditos obrigatórios previsto em seu curso para se candidatar a este edital (item ELIMINATÓRIO);

- Ter coeficiente de rendimento acadêmico (CoRA) igual ou acima de 7,0 (item ELIMINATÓRIO);

Plano de atividade do aluno aprovado

Os candidatos selecionados deverão apresentar um plano de atividades, contendo uma breve descrição das disciplinas a serem cursadas, as quais devem totalizar um mínimo de 20 créditos, assim como o detalhamento de outras atividades acadêmicas previstas, caso existam. Para a elaboração deste plano, os alunos poderão verificar no site da universidade e também contar com o apoio do coordenador de seu respectivo curso no IFSULDEMINAS.

No seu retorno, o aluno deverá apresentar relatório das atividades desenvolvidas no programa de mobilidade estudantil em até 30 dias do retorno da viagem, bem como finalizar seu curso de graduação no IFSULDEMINAS.

A aprovação no presente edital não garante a aceitação do aluno por parte da universidade de destino. Após a seleção realizada no IFSULDEMINAS, toda a documentação dos candidatos será enviada para as universidades que analisarão as candidaturas e farão sua seleção interna, seguindo os critérios da própria instituição. Após análise, darão parecer favorável ou não à candidatura do aluno. Mais informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Lançamento do Edital 16/10/2017
Data final das inscrições 24/11/2017
Divulgação do resultado preliminar A partir de 05/12/2017
Prazo para envio de recursos via e-mail até 24 horas a partir da divulgação do
Resultado dos recursos até 08/12/2017
Divulgação do resultado final 11/12/2017

Toda a divulgação do edital e dos resultados será realizada por meio do endereço eletrônico: www.ifsuldeminas.edu.br. É de total responsabilidade do candidato acompanhar todo o processo e divulgação de informações no site.

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
16/10/2017