Página inicial > PROEX > Projeto premiado

Projeto premiado

Projeto desenvolvido em parceria entre IFSULDEMINAS e EMATER (MG) é premiado em Congresso Internacional de Alimentação Escolar

No dia 3 de outubro, representantes do Centro Colaborador de Alimentação e Nutrição Escolar (CECANE) do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) Rogério Robs, Rafael Mauri e Alexandra Gonçalves e a extensionista da EMATER, Aline de Oliveira, participaram do Congresso Internacional de Alimentação Escolar, promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), em Brasília.

foto8Na ocasião, o projeto: “Empoderamento das Mulheres Rurais de Conceição dos Ouros – MG: organização, desenvolvimento de produtos e acesso ao PNAE” elaborado e desenvolvido pela servidora do IFSULDEMINAS, Aloisia Hirata, em parceria com a EMATER-MG, foi selecionado entre mais de 500 projetos e ações no concurso "Boas práticas de agricultura familiar para a alimentação escolar", tendo sido premiado entre as 25 ações selecionadas para fazer parte da publicação do FNDE e FAO disponível em: Publicação: Boas Práticas de Agricultura Familiar para a Alimentação Escolar – FNDE/FAO (página 110).

Aloisia Hirata, servidora e idealizadora do projeto, destacou que “o reconhecimento é importante, pois sinaliza que estamos no caminho certo, que devemos sim nos envolver e nos dedicar a atender as reais demandas da sociedade. E que a parceria entre o IFSULDEMINAS e a EMATER-MG para o desenvolvimento de projetos de extensão é muito potente e pode melhorar a qualidade de vida de muitas pessoas.”

Sobre o projeto

O projeto teve como objetivo viabilizar ações de organização de mulheres rurais para fabricação de quitandas de mandioca e polvilho e, também, valorizar suas habilidades e competências na fabricação dessas quitandas. Dessa forma, espera-se promover o resgate da cultura alimentar, a inserção de produtos na alimentação escolar, contribuindo com a segurança alimentar, a integração das famílias rurais, o fortalecimento da economia local, e o acesso de mulheres da zona rural ao mercado por meio de políticas públicas.

Segundo Aloísia, o projeto era uma demanda antiga apresentada pela EMATER – MG e na oportunidade da Chamada 017/2014 CNPq-SETEC ela aproveitou para submeter o trabalho. “O desenvolvimento do projeto se deu em parceria com a Emater que realizou as ações de diagnóstico, organização social, capacitações e apoio na comercialização e gestão junto ao grupo “Quitanda de Ouros”.

foto1

Já o IFSULDEMINAS contribuiu no desenvolvimento dos novos biscoitos, pães e sequilhos. A equipe composta por servidores e estudantes dos cursos técnico e superior em Alimentos do Campus Inconfidentes realizaram os testes e adaptações das receitas, desenvolvendo os biscoitos com vegetais. Todas as receitas foram submetidas às análises sensoriais nas escolas e apresentaram excelente aceitação junto aos estudantes. Hoje os biscoitos e pães produzidos pelas mulheres são vendidos na feira e em um ponto de comercialização em Conceição dos Ouros, mas o principal mercado dos produtos tem sido a alimentação escolar, tanto para o município, quanto também para os campi de Inconfidentes e Pouso Alegre.”

Em sua avaliação, Aloisia acredita que o projeto superou todas as expectativas. “O grupo “Quintadas de Ouros” tem contribuído com o aumento da autoestima das mulheres envolvidas, além de garantir renda e autonomia, o que reflete diretamente na qualidade de vida das famílias.Vale ressaltar que só foi possível alcançar este resultado por meio da parceria afinada e comprometida entre IFSULDEMINAS, EMATER-MG, Prefeitura Municipal e Associação de Produtores Rurais e Agroindústria de Conceição dos Ouros.”

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
16/10/2017

Confira a reportagem sobre o projeto no Programa Minas Rural da Emater!