Página inicial > PROEX > Revista de Extensão

Revista de Extensão

IFSULDEMINAS lança terceira edição da Revista de Extensão

Publicação também pode ser conferida em versão online

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) disponibiliza a terceira edição da Revista de Extensão. A publicação resgata projetos, capacitações e eventos realizados durante os anos de 2015 e 2016 e conta com uma versão Online que pode ser conferida no endereço: https://issuu.com/ifsuldeminas/docs/revista_extensao_ifsuldeminas

Idealizada pela Pró-reitoria de Extensão, juntamente com a Assessoria de Comunicação da Reitoria e dos campi, a revista tem por objetivo dar visibilidade às ações de envolvimento com a comunidade. Muitas das atividades foram promovidas com apoio de instituições de fomento, como o CNPq e a partir de parcerias.

O período compreendido nesta edição traduz o desenvolvimento e ampliação de diversas ações de Extensão no IFSULDEMINAS. A criação de novas empresas juniores; o fortalecimento dos projetos e eventos de esporte e cultura e de apoio à agricultura familiar; a ampliação das parcerias e a mobilidade nacional e internacional dos alunos; o fomento na oferta de cursos de Formação Inicial Continuada (FIC), inclusive fora do estado de Minas Gerais são algumas das ações que podem ser conferidas na Revista.

Para o pró-reitor de Extensão, Cléber Ávila Barbosa, "a Revista de Extensão é um importante meio para apresentarmos e evidenciarmos parte do volume das ações extensionistas do IFSULDEMINAS. São muitas atividades como eventos, projetos, parcerias, capacitações que nos trazem importantes resultados. E a revista traduz todo esforço e conquista de nossos alunos, servidores e parceiros. Além disso, é uma forma de prestarmos conta à comunidade e estimularmos novas parcerias e assim atender o princípio dos institutos federais, que é a interação, diálogo e interlocução regional."

Sobre a revista

post revista extensao 2Trata-se de uma publicação jornalística voltada tanto para o meio acadêmico quanto para a comunidade externa. São 108 páginas de matérias e reportagens produzidas pelas Assessorias de Comunicação da Reitoria e dos campi Inconfidentes, Machado, Muzambinho, Passos, Poços de Caldas e Pouso Alegre e campi Avançado Carmo de Minas e Três Corações, com a colaboração das Coordenadorias de Extensão. A divisão interna da publicação está segmentada evidenciando as seguintes áreas: institucional, projetos, capacitações e eventos.

A Revista é apresentada à comunidade com a proposta de retratar, situar e prestar contas sobre a efetividade dos trabalhos extensionistas realizados no Instituto Federal. É um espaço que evidencia possibilidades para avanços e envolvimentos de mais parceiros nas ações de extensão. Um dos maiores ganhos na área tem sido a ampliação e o fortalecimento das parcerias com empresas e prefeituras da região. Em 2016, essa política viabilizou a realização de programas como o jovem aprendiz e o Expedição.

A Extensão em números

No IFSULDEMINAS, a Extensão atua de acordo com o Plano Nacional de Extensão do Ministério da Educação que define as atividades como práticas acadêmicas que devem aproximar as instituições de ensino da comunidade. Entre os destaques estão as 8.566 vagas ofertadas por meio do Pronatec e mais de 120 cursos de Formação Inicial Continuada (FIC).

Além disso, foram firmados 356 convênios com empresas, 5.194 contratos de estágios e encaminhados 446 egressos para o mercado de trabalho . Foram realizados 338 eventos, 27 projetos na área de esportes, artes e cultura e 247 projetos extensionistas. Mais de 190 servidores da Rede Federal foram certificados no curso de Gestão do PNAE e 176 servidores da Rede Estadual de Educação participaram de capacitações. E também foram criadas oito novas empresas juniores.

Confira versão online da Revista de Extensão!

Texto: Ascom/IFSULDEMINAS - Reitoria

Data: 03/10/2017