Página inicial > PROEX > Capacitação de professores

Capacitação de professores

Capacitação Ambiental é levada a professores das redes municipal e estadual de Pouso Alegre e região

Representantes do IFSULDEMINAS e da Superintendência de Educação durante a solenidade de abertura do cursoFoi realizada na segunda-feira, 25 de setembro, a aula inaugural do curso Capacitação em Educação Ambiental para docentes das redes municipal e estadual de mais 32 municípios vinculados à Superintendência Regional de Ensino de Pouso Alegre. O curso terá 40 horas divididas em outros quatro encontros, ministrados nos dias 18 e 31 de outubro e 9 e 23 de novembro.

O curso é ofertado pelo Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) e será ministrado pelos docentes do Campus Inconfidentes Andreza Ribeiro, Bárbara Maduro, Carlos Cézar Silva, Érica Rossete, Geslaine Frimaio, Luiz Carlos Dias Rocha, Luiz Flávio Fernandes, Marcos Magalhães e Sindynara Ferreira. A realização dessa capacitação é resultado da parceria do IFSULDEMINAS, por meio da Pró-Reitoria de Extensão, da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional e do Campus Inconfidentes, com a Superintendência Regional de Ensino e com a Secretaria Municipal de Educação de Pouso Alegre.

Para a diretora de Integração do IFSULDEMINAS com a Comunidade, Roselei Eleotério, o evento “trará a esses docentes da rede pública aporte para melhorias de suas práticas pedagógicas e, assim, uma contribuição com a formação de seus alunos como cidadãos mais críticos, comprometidos com o meio ambiente e com o futuro do nosso planeta”.

O curso tem o objetivo de qualificar os profissionais para a Educação Ambiental, tendo em vista que o assunto é de grande relevância para que possam desenvolver esses conhecimentos em suas escolas. O evento contou com a presença do pró-reitor de Extensão, Cleber Ávila Barbosa; das representantes da SRE, Andreia Silva Adão Reis e Simone Merlo de Souza; e da diretora de Desenvolvimento Educacional do Campus Inconfidentes, Sindynara Ferreira.

“Este é um momento oportuno e muito importante no qual o Instituto Federal possui condições de efetivar a sua missão e princípios e, com isso, integrar a busca pelo desenvolvimento a fim de contribuir com esta temática tão atual, que é a questão ambiental juntamente a professores da rede estadual e municipal que replicarão a questão aos seus alunos”, disse o pró-reitor de Extensão, Cleber Barbosa.

Professor durante a capacitação na Superintendência de Educação.Nesse primeiro dia de curso, a aula inaugural foi ministrada pelo professor Geraldo Magela, que possui graduação e mestrado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora e também é doutor em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Lavras. Ele trouxe para os presentes a palestra intitulada “Descobrindo os Jardins de Gaia”, na qual contou a história do ser humano e sua relação com a natureza. Para o professor, tal temática poderá ser assunto para abordagem em futuras aulas de educação ambiental.

“É muito importante contribuir para este momento, de difusão do conhecimento na área ambiental. Também é fundamental que possamos transmitir este conhecimento aos professores para que eles sejam multiplicadores e levem a questão ambiental adiante”, completou o professor.

Texto e Foto: Ascom/IFSULDEMINAS - Reitoria

Data: 26/09/2017