Página inicial > PROEX > 5º Feira de Estágios e Empregos

5º Feira de Estágios e Empregos

Com recorde de participantes, 5ª Feira de Estágios e Empregos do IFSULDEMINAS reúne mais de 2.500 pessoas no Campus Machado

Participantes assistem a cerimônia de abertura no auditório do Espaço Sociocultural do Campus Machado.Aproximar estudantes e egressos das oportunidades oferecidas pelo mercado de trabalho é um dos objetivos da Feira de Estágios e Empregos do IFSULDEMINAS. A cerimônia de abertura aconteceu nesta terça-feira (19), no Campus Machado, e recebeu cerca de 450 pessoas no Espaço Sociocultural e em uma sala anexa, onde foi transmitida a solenidade. Além de autoridades do Instituto, estudantes e demais membros da comunidade estiveram presentes no evento. Com recorde de público, durante todo o dia, a Feira recebeu mais de 2.500 participantes nas atividades realizadas.

Esta é a quinta edição do evento que se consolida a cada ano como um espaço de interação e de diálogo sobre os desafios do mercado de trabalho. Para agregar mais conhecimentos e experiências aos participantes, são oferecidos minicursos com temáticas que envolvem o mundo profissional, tais como: empregabilidade, empreendedorismo, lei de aprendizagem, currículo, competências necessárias à carreira, educação integrada, formação de novos hábitos, dentre outros.

Autoridades que compõem a mesa de honra do evento acompanham de pé um dos momentos da abertura.Para compor a mesa de honra e abrir as atividades, foram convidados o pró-reitor de Extensão do IFSULDEMINAS, professor Cleber Ávila Barbosa, que no ato representou o reitor Marcelo Bregagnoli; o anfitrião do evento e diretor do Campus Machado, professor Carlos Henrique Rodrigues Reinato; o coordenador do Departamento de Apoio aos Discentes, Egressos e Estágios, Alexandro Henrique da Silva; o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, professor José Luiz Andrade Resende; e a diretora de Desenvolvimento Educadional, Aline Manke.

Durante a cerimônia, o pró-reitor de Extensão agradeceu à equipe do Campus Machado pela prontidão e apoio irrestrito na realização do evento. Ele destacou que a lei de criação dos institutos federais traz como compromisso às instituições promover o desenvolvimento na região onde atuam. “Enquanto muitas instituições constroem muros, o IFSULDEMINAS constrói pontes”. Comentou, ainda, que o instituto sempre apoia iniciativas que gerem oportunidades e contribuam com a interlocução entre estudantes e empresas para promover a empregabilidade. Neste ano, mais de 60 empresas estão presentes na Feira, um número recorde de parcerias firmadas. “Quero dizer às empresas participantes que estão diante dos melhores alunos do ensino profissionalizante”, declarou, ao fazer referência aos conceitos de avaliação do cursos, em sua maioria, com notas quatro e cinco.

Carlos Henrique, diretor do Campus Machado, agradeceu pela oportunidade de sediar um evento com temática tão importante à comunidade acadêmica: promover a interação com o mercado de trabalho e abrir as portas para a iniciativa privada. “No momento atual, é fundamental a intensificação da parceria público-privada. Há três anos, fazemos isso no Campus Machado". Dirigindo-se aos estudantes, "aproveitem a oportunidade para conversar, fazer contatos e fechar currículos". Já aos docentes e técnicos administrativos, "estabeleçam parcerias, são essas iniciativas que trazem desenvolvimento para a nossa região”.

André Luiz Tomé, colaborador do Sebrae, ministrou a palestra de abertura que teve como tema motivação trabalhista. Ele falou sobre a importância da inteligência emocional para lidar com pessoas e construir relacionamentos saudáveis, além da motivação como peça fundamental para o engajamento no trabalho.

Participantes do evento visitam os estandes das empresas.O evento seguiu com minicursos no período da manhã e tarde, apresentação artística e visita aos estandes das empresas convidadas, quando os participantes puderam entregar currículos. À noite, o palestrante Lucas Vivas Pereira, do Grupo Casa da Vaca, falou sobre "Empregabilidade nos dias de hoje”. A Feira é aberta ao público, tem entrada gratuita e segue até esta quarta-feira (20).

A equipe da TV Band acompanhou a Feira. Confira a reportagem no próximo domingo, às 6h da manhã, no canal da emissora. Acesse os vídeos pelo Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCrnysFBNcAnpJBSYBp76NuQ/videos

Texto: Ascom/IFSULDEMINAS - Reitoria

Fotos: Ascom/IFSULDEMINAS - Campus Machado