Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > PROEX > Intercâmbio no IFSULDEMINAS
Início do conteúdo da página

Intercâmbio no IFSULDEMINAS

IFSULDEMINAS recebe estudantes da Colômbia e do Peru para intercâmbio nos campi de Inconfidentes, Machado e Muzambinho

Internacionalizar o Instituto, garantir a mobilidade dos estudantes, realizar a troca de conhecimentos acadêmico, científico e cultural e proporcionar à comunidade dos campi e cidades o contato com uma cultura diferente. Com esse objetivo o IFSULDEMINAS recebe neste segundo semestre de 2017 mais seis estudantes da América do Sul nos campi de Inconfidentes, Machado e Muzambinho. São cinco alunos da Colômbia e um do Peru.
Essa ação é possível devido aos convênios firmados com a Universidad Nacional de Piura, no Peru e as universidades colombianas: Universidad del Tolima e Universidad de Ciencias Aplicadas y Ambientales. Os intercambistas chegaram ao Brasil entre os meses de julho e agosto e retornarão aos seus países em dezembro.

De acordo com a Assessoria Internacional do IFSULDEMINAS, os alunos enviaram suas candidaturas para intercâmbio. Nesse processo, os coordenadores de curso dos campi analisam e decidem se aceitam ou não os alunos intercambistas. O procedimento vale para qualquer aluno estrangeiro que queira realizar intercâmbio na instituição, desde que haja um convênio assinado. E, durante período de intercâmbio, os estudantes contam com alojamento e alimentação gratuitos, oferecidos pelo Instituto.

Experiências nos campi

Campus Machado recebe intercambista da Colômbia no curso de Agronomia

DSC 0084O Campus Machado recebeu o jovem Yubert Leandro Alvarez Salazar, que é natural de Zipaquita, na Colômbia. O estudante cursa o sexto semestre de Agronomia e conta que seu interesse em viajar e estudar fora deu-se devido a amigos que já haviam estado no México e Argentina. “Desde o meu 5º período na Universidad de Ciencias Aplicadas Y Ambientales, venho procurando locais de interesse e conversando com meu tutor colombiano para assuntos internacionais”, explicou.

Durante esse processo, viu que dois colegas viriam para o Campus Muzambinho. Então, aproveitou e entrou em contato com o setor de Relações Internacionais do IFSULDEMINAS. A partir daí, iniciou estudos de português pela internet e correu atrás de toda a documentação necessária, bem como da análise curricular, que lhe permitisse convalidar as matérias brasileiras em seu país de origem.

Em Machado, o intercambista estuda genética, irrigação e drenagem, economia política, ecologia agrícola e nutrição de plantas. Sua tutoria ficou por conta do professor Ivan Caixeta. Além das aulas, conta com a hospedagem e alimentação gratuitas. “Estou muito entusiasmado. Quero também aproveitar e aprender bastante sobre mecanização e tecnologia. Pelo que conheci até agora, gostei muito da infraestrutura. Os laboratórios são muito bons e os alunos e servidores são muito amigáveis”, disse.

Peruano realiza intercâmbio em Inconfidentes

Já o Campus Inconfidentes conta com um intercambista peruano. Diego Alejandro Angulo Soviteky, chegou no dia 31 de julho. Ele é estudante de Agronomia na Universidad Nacional de Piura, localizada na cidade de Piura, no Peru.

O Coordenador Geral de Produção e Desenvolvimento, Evando Luiz Coelho, professor do curso de Agronomia e Técnico em Agropecuária comentou sobre as atividades desenvolvidas pelo intercambista. “O aluno está fazendo disciplinas do curso de Agronomia, do oitavo e décimo períodos. Além disso, faz estágio nos vários setores da Fazenda Escola. Nesse primeiro momento ele está na horta, fazendo estágio na área de olericultura e também de processamento de leite, no setor de laticínios. Além das disciplinas de pós-colheita, produtos agropecuários, fruticultura e silvicultura”. 

Dentro Materia Intercambista Peruano Diego

O estudante do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Philippe Diego Alves da Silva, mora no alojamento estudantil, mesmo local em que está hospedado o intercambista e comentou sobre a convivência com o estudante peruano. “Nós o acolhemos assim que ele chegou, de uma forma que ultrapassasse o idioma. Ele se sente bem confortável estando com a gente e para nós também é muito confortável estar com ele. Independente se temos que conversar em inglês, português ou espanhol”.

O estudante peruano contou que está gostando muito do Instituto e já se adaptou “o campus é muito bonito e todo verde. Gosto muito de entender as aulas. Entendo um pouco o português, mas falar é muito difícil. Tenho vontade de criar mais vínculos e ficar mais tempo no Brasil. Tive um pouco de dificuldade no início mas agora já estou mais adaptado.

Com relação as diferenças com o Peru, ele comentou que, “as pessoas do Brasil são mais alegres, mais amáveis, mais amigas, mais acolhedoras. Parece ser uma grande diferença. Em geral, parecem mais unidas. Uma coisa que me parece muito diferente é que aqui se come muito feijão, todos os dias. Isso não é comum no Peru”.

Estudantes Colombianos de Educação Física e Medicina Veterinária no Campus Muzambinho

Durante os próximos cinco meses, o Campus Muzambinho será a casa de quatro intercambistas que vieram da Colômbia para estudar no Brasil. Julian Suarez, Laura Camila Gaviria e Rosa Fernanda Tejada Romero vieram de Bogotá e a aluna Nathalia Rubio de Los Rios veio de Tolima.

DSC 0018Os estudantes já fizeram novos amigos, conheceram um pouco da cultura brasileira e estão aprimorando seus estudos. Julian e Nathalia são do curso de Educação Física e Rosa Fernanda e Laura estudam Medicina Veterinária. Segundo Julian, o Campus Muzambinho é muito diferente de Bogotá. “Bogotá é igual a São Paulo, todo mundo é muito estressado e complicado. Aqui é muito tranquilo, as pessoas são amáveis”. Julian ainda citou que não conhecia a forma de moradia em repúblicas e que achou esse tipo de moradia bem interessante. Estudante de Educação Física, ela está aproveitando sua estadia no campus para aprimorar sua pesquisa sobre a integração e a problemática social no relacionamento entre torcidas.

Para Nathalia, estudar no campus está sendo uma excelente oportunidade para que ela e seus colegas possam vivenciar o exercício de suas profissões. “Estamos podendo colocar em prática muitos conhecimentos de nossas carreiras. Estamos aprendendo muitos temas diferentes que nos fazem crescer como pessoas e profissionais”.

Intercambistas no IFSULDEMINAS

No primeiro semestre, outros 11 estudantes foram recebidos nos campi, totalizando neste ano, 17 intercambistas.

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS com informações dos campi
25/08/2017

 

Fim do conteúdo da página