Página inicial > PROEX > Intercâmbio na Bolívia

Intercâmbio na Bolívia

Estudante do Mestrado em Alimentos realiza intercâmbio na Bolívia

Entre os dias 09 e 30 de julho, a estudante  Ana Beatriz Borges Pereira, do Mestrado em Alimentos do Campus Machado, realizou intercâmbio na Universidad Mayor de San Andrés (UMSA), na Bolívia. A aluna realizou estágio em Laboratórios e estações experimentais da faculdade de Agronomia. O intercâmbio foi possível por meio do convênio firmado entre a universidade e o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS). Ela recebeu da UMSA alimentação e alojamento.

A experiência

IMG 3891A estudante contou que o objetivo do intercâmbio foi vivenciar uma experiência científico-cultural. Ao chegar em La Paz, ela foi bem recebida por toda equipe da universidade, que se dispôs a custear os gastos com alimentação e hospedagem. “Fui apresentada ao professor Raul Portillo, e com orientação dele, desenvolvi atividades no Laboratório de Tecnologia de Alimentos da Faculdade de Agronomia. Durante os dias em que estive lá, fiz ensaios com cupuaçu, processamento de presunto de ihama (carne típica da Bolívia) e secagem de frutos. Além das atividades em laboratório, participei de visitas às estações experimentais da universidade, em Patacamaya onde processam quinua e possuem cultivos de hortaliças e criação de animais, e a estação experimental de Choquenaira, onde há criação de bovinos, caprinos e ihama, e processam queijo e iogurte a partir do leite retirado das vacas, inclusive pude acompanhar o processamento de queijo tipo ricota de forma artesanal.”

Para ela, a experiência cultural foi além do que imaginava, “a Bolívia é realmente um país pobre, mas o encanto está na tradição cultural do lugar. La Paz impressiona pelo grande comércio de rua, roupas típicas e alimentação tradicional. Eu me adaptei bem e os dias passaram rapidamente.”

Já em relação à área acadêmica, a intercambista diz que voltou ao Brasil satisfeita com os conhecimentos adquiridos, “no laboratório, o professor instruía quanto aos experimentos e dava pequenas aulas com conceitos que serão muito importantes para o desenvolvimento da minha tese no IFSULDEMINAS. Voltei muito feliz em aprender rotinas e procedimentos de laboratório que eu nunca tive oportunidade de realizar no Brasil. Com certeza, esse intercâmbio foi de grande valia para minha vida, tanto pessoal quanto acadêmica, agradeço ao Instituto pela oportunidade."

Bolivianos no IFSULDEMINAS

No primeiro semestre deste ano, o Instituto recebeu também nove estudantes bolivianos para realização de intercâmbio nos campi de Inconfidentes, Machado e Muzambinho. Confira as experiências dos alunos.

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS

22/08/2017