Página inicial > PROEX > 5ª Feira de Estágios e Empregos

5ª Feira de Estágios e Empregos

IFSULDEMINAS promove a V Feira de Estágios e Empregos nos dias 19 e 20 de setembro

Cartaz contendo as informações de divulgação do eventoO Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) realizará nos dias 19 e 20 de setembro, a 5º Feira de Estágios e Empregos. Neste ano, o Campus Machado recebe o evento que é organizado pela Pró-Reitoria de Extensão e tem como objetivo gerar ofertas de empregos, estágios e capacitações para alunos e ex-alunos do IFSULDEMINAS e de todas as instituições da região. A Feira contará com a participação de mais de 56 empresas de diferentes ramos.

Palestras

A Feira terá início às 9h30 do dia 19 de setembro. A abertura contará com a palestra do colaborador do SEBRAE, André Luiz Tomé, graduado em psicologia e coach pessoal de alta performance. Na ocasião, ele ministrará a palestra “Motivação Trabalhista” com o objetivo de despertar percepções de comportamento empreendedor, restabelecer o poder pessoal e a autoestima, promover reflexão sobre a capacidade humana e aflorar a coragem e a positividade diante das dificuldades da vida. Já o encerramento, no dia 20, contará com apresentação do professor do Instituto Brasiliero de Mercado de capitais (IBMEC), João Bonomo. O tema discutido por ele será “Intraempreendedorismo: competências para carreira de sucesso”.

Nesta edição, acontecerão mais duas palestras. No dia 19, às 19h30,com Eliezer Ramos, da empresa Minas Verde, que falará sobre empregabilidade nos dias de hoje. Já no dia 20, às 9h30, será realizada a palestra com Luiz Guilherme Bergamin, da da DuPont do Brasil S/A, que abordará o tema "Como devo me preparar para trabalhar em uma grande empresa?". As inscrições são gratuitas e serão realizadas no dia do evento, no Espaço Sociocultural do Campus Machado.

Minicursos

Serão ofertados minicursos com diversas temáticas abordadas, dentre elas: Negociação comercial como diferencial competitivo; Empregabilidade e a lei de aprendizagem; Os processos mentais da matemática; Deficiência mental – identificar e intervir; O futuro do trabalho: os desafios do futuro e a importância de novos hábitos; Torne seu currículo atrativo: Competências essenciais para uma boa colocação no mercado de trabalho; entre outros. No primeiro dia, os minicursos serão realizados no período da tarde, já no segundo dia, eles acontecerão pela manhã.

Os participantes deverão realizar a inscrição nos dias do evento, em local e horário especificados no ato do credenciamento. Atividades culturais também farão parte da programação. Além disso, nos dois dias, os alunos poderão conhecer mais sobre o mercado de trabalho visitando os estandes de cada empresa, que funcionarão no primeiro dia de 12h30 às 20h e no segundo dia das 9h às 19h.

O coordenador do Departamento de Apoio aos Discentes, Egressos e Estágios, Alexandro Henrique da Silva, explica que haverá um espaço reservado ao encontro de empresas e candidatos, a fim de estreitar a relação e gerar oportunidades. Ele recomenda que os participantes levem seus currículos impressos e bem formulados para que, assim, aproveitem a oportunidade de deixá-los com os representantes das empresas. “A feira é um espaço de interação que possibilita o encontro de empresas e candidatos, em um espaço destinado ao temática de emprego, dinamiza o mercado de trabalho local, oferece oportunidade de treinamento, desenvolvimento, recrutamento e seleção, por meio de ações inovadoras e eficazes. Promove o intercâmbio de informações e cria oportunidades de empregabilidade para estagiários, trainee, profissionais que desejam ingressar ou se recolocar no mercado de trabalho, além de oferecer a oportunidade de participar de palestras e minicursos, contribuindo para o desenvolvimento das competências individuais e aumento da empregabilidade”, comentou.

Edições anteriores

Em 2013, a Feira de Estágios e Empregos foi lançada na cidade de Muzambinho e contou com a participação de 15 empresas. A segunda edição foi realizada no Campus Pouso Alegre e recebeu 43 empresas dos estados de Minas Gerais, São Paulo e Goiás. Os participantes tiveram acesso a 24 minicursos com temas sobre carreira, mercado de trabalho, crescimento profissional, empreendedorismo e currículo, além de palestras sobre inovação, estratégias de marketing, ambiente de trabalho e empregabilidade.

Em 2015, a terceira edição do evento aconteceu no Campus Poços de Caldas e recebeu cerca de 2.000 pessoas. Participaram 47 empresas e instituições de diferentes setores dos estados de Minas Gerais e São Paulo. Foram realizados também 26 minicursos, 4 palestras e atividades culturais. Já a quarta edição foi promovida no Campus Passos e contou com 48 empresas parceiras do estado de Minas Gerais, de diferentes ramos, como agropecuária, administrativo, informática, entre outros. Também foram realizados 19 minicursos, palestra-show, entre outras atividades.

Clique e acesse:

1ª Feira – Muzambinho