Página inicial > PROEX > Encerramento - Programa Expedição

Encerramento - Programa Expedição

Participantes do Expedição IFSULDEMINAS se reúnem para balanço das ações do programa

Encontro foi realizado na terça-feira, 08, no auditório da Reitoria

Compartilhar experiências, conhecimento adquirido, resultados e ações. Esse foi o objetivo do encontro realizado na última terça-feira, 08 de agosto, com professores e alunos que participaram do Programa Expedição IFSULDEMINAS. Mais de 100 pessoas se reuniram no auditório da Reitoria para o encontro de finalização da edição 2017 do programa. Estiveram presentes além dos alunos e coordenadores dos projetos, a equipe da Pró-Reitoria de Extensão e servidores do IFSULDEMINAS, o professor Cleber Ávila Barbosa, pró-reitor de Extensão do Instituto, o reitor Marcelo Bregagnoli, e representantes das prefeituras dos municípios de Campanha, Cássia, Pedralva, Bom Repouso e de Poço Fundo.

Todas as ações do programa foram executadas durante as férias dos alunos, entre os dias 09 e 15 de julho. Os estudantes foram divididos em nove equipes que viajaram para oito municípios do Sul de Minas Gerais (Pedralva, Poço Fundo, Tocos do Moji, Liberdade, Cássia,Campanha, Bom Repouso, Espírito Santo do Dourado) e um do interior de São Paulo (Tapiratiba) para executar propostas de ações articuladas de acordo com as demandas de cada localidade. Uma das novidades desta edição foi, justamente, uma visita precursora aos municípios atendidos. Essa melhoria foi implementada a partir da sugestão dos alunos e coordenadores em uma pesquisa realizada na última edição do programa.

O coordenador de Eventos da Pró-Reitoria de Extensão, Nildo Baptista, explicou que o encontro é um momento para que cada equipe possa falar sobre sua experiência. Ele agradeceu aos estudantes pelo empenho na execução das ações do programa. “Ao acompanhar as atividades, percebemos que vocês fizeram muito além do que foi combinado, ficamos muito agradecido por isso e pelo empenho de todas as equipes”, disse.

O pró-reitor de Extensão, professor Cleber Ávila Barbosa, deu as boas-vindas aos estudantes. Ele agradeceu a presença de todos nesse momento de socialização dos resultados e pelo compromisso assumido diante dos projetos. Parabenizou também o reitor da instituição, professor Marcelo Bregagnoli, pelo apoio ao projeto e à equipe da Pró-Reitoria de Extensão pelo empenho no desenvolvimento das ações, além de todos os coordenadores dos projetos que acompanharam as atividades e parceiros, principalmente das prefeituras municipais, que não mediram esforços para contribuir com o sucesso dessa segunda edição do programa. “A sintonia e afinidade de todos possibilitam ações profícuas como essa, que possamos melhorar ainda mais”, comentou.

O reitor Marcelo Bregagnoli, ao se dirigir aos estudantes, agradeceu a participação de todos. “Lembrem-se que vocês levaram esperança para muitas pessoas. Daqui a algum tempo, veremos a diferença nos municípios que visitaram e não tenham dúvidas que são frutos das ações de vocês”. Ele comentou, ainda, que o programa Expedição é inspirado em outros projetos, como o Rondon, porém, voltado para o desenvolvimento regional. “Muitas vezes, pensamos em fazer ações em regiões distantes, como o Nordeste, claro que é importante e que eles precisam, mas podemos fazer a diferença na nossa região. E, o IFSULDEMINAS tem feito isso muito bem, parabéns a todos vocês”, finalizou.

Texto: Ascom / IFSULDEMINAS - Reitoria

Data: 14/08/2017