Página inicial > PROEX > Intercâmbio de Estágios

Intercâmbio de Estágios

Estudantes do IFSULDEMINAS e IFGoiano realizam intercâmbio de estágios interinstitucional

IFGOIAS 38Entre os dias 10 e 14 de julho, o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) e o Instituto Federal Goiano promoveram um intercâmbio de estágios entre seus estudantes. Com objetivo de proporcionar experiências em atividades nos setores agropecuários dos campi, o projeto também contou com uma programação de palestras, minicursos, entre outros. Vinte e seis alunos do IFGoiano estiveram nos campi de Inconfidentes, Machado e Muzambinho. Já os campi de Ceres, Urutai e Morrinhos receberam 30 alunos do IFSULDEMINAS no projeto.

O coordenador geral de estágio e egressos do IFSULDEMINAS, Alex Silva, explicou que o estágio é uma fase importante no processo de desenvolvimento e aprendizagem do aluno, pois trata-se de etapa que promove oportunidades para vivenciar, na prática, conteúdos acadêmicos, propiciando a aquisição de conhecimentos e atitudes relacionadas com a área escolhida pelo estagiário.

“O intercâmbio de estágios permite a troca de experiências entre duas Instituições de ensino, bem como o intercambio de novas ideias, conceitos e técnicas, criando habilidade e competências provenientes desta experiência vivenciada. A realização do intercâmbio de estágios alia não somente o conhecimento teórico das duas instituições de ensino participantes, mas também a experiência prática na área agropecuária, porque agrega conhecimento prático aos temas abordados pelo professor durante as aulas”, disse Alex.

As experiências dos estudantes

Antônio Augusto Rezende Reis estuda Engenharia Agronômica no Campus Machado e foi para o Capus Ceres do IFGoiano. “Quando fiz a inscrição para o estágio no IF Goiano, já sabia que seria bastante produtivo. Porém ao adentrar, conhecer, e explorar as dependências e os setores do Campus Ceres, todas as minhas expectativas foram superadas. Acredito que a troca de experiências e conhecimentos na área da agropecuária é de extrema importância para o intercâmbio e para a nossa formação técnica, pois as instituições e os discentes ganham, tanto na área pessoal quanto na área profissional”.

Já o estudante de Engenharia Agronômica do Campus Muzambinho, Carlos Eduardo Vencesleu, foi para o Campus Urutaí. “Meus conhecimentos foram atualizados, ideias construídas e novos interesses despertados. Fiz novos contatos que somaram ao meu desenvolvimento social e profissional. Fui muito bem recebido pelo pessoal do campus, eles estavam realmente comprometidos em nos passar o máximo de conhecimento", comentou.

DSC 0467

Lindolfo Ribeiro da Silva Júnior, coordenador-geral de Assistência ao Educando do Campus Inconfidentes, acompanhou os alunos do campus no intercâmbio com o Campus Morrinhos. Foram nove estudantes do curso técnico em Agropecuária que participaram de atividades práticas nos projetos de bovinocultura de corte, bovinocultura de leite, olericultura, irrigação, entre outros. “Foram dias de aprendizado e de conhecer uma realidade nova. O campus possui uma estrutura muito grande e bem aproveitada. Os alunos puderam conhecer uma nova e diferente realidade, a começar pela geografia local com terras muito planas que contrastam com as montanhas do Sul de Minas. A experiência foi produtiva e os conhecimentos adquiridos poderão ser utilizados na realidade do Campus Inconfidentes”.

Os alunos que foram recebidos pelo IFSULDEMINAS tiveram oportunidade de conhecer os setores produtivos dos campi, visitas técnicas, entre outros. Marcos Danilo Rebouças Pestana, estudante do curso Técnico em Agropecuária, realizou intercâmbio no Campus Machado e disse que experiência foi bastante produtiva. “Esse intercâmbio nos auxiliará no nosso relatório de estágio e é bom para sairmos da rotina. Aprender e ver novas coisas é sempre bem interessante. Um dos pontos que me chamou atenção aqui no campus foi a organização da instituição”, afirma.

Para Pedro Henrique Martins Cintra, discente do curso de Agronomia do IF Goiano, o foco da região sul mineira é bem diferente. “Lá mexemos mais com a cultura de grãos, de grandes culturas, como a soja e o milho. Aqui vemos muito café, a parte de beneficiamento, coisas que não vemos por lá. Essa experiência é bastante interessante, já que podemos conhecer novas regiões, proporcionando um enriquecimento, tanto profissional, quanto pessoal”.

Texto: Ascom/ IFSULDEMINAS-Reitoria

Fotos: Arquivo IFSULDEMINAS

18/07/2017

Alunos do IFGoiano nos campi:

Inconfidentes:

Machado:

Muzambinho:

Alunos dos IFSULDEMINAS no IFGoiano: