Página inicial > PROEX > Festival de Cinema Amador

Festival de Cinema Amador

Instituições públicas de ensino de todo o país poderão participar da quarta edição do Abacaxi de Ouro

Disponível o cronograma das atividades do Festival de Cinema Amador Escolar do IFSULDEMINAS

Abacaxi de OuroNeste ano, alunos e servidores de instituições públicas de todo o país poderão participar do Projeto Abacaxi de Ouro, o Festival de Cinema Amador Escolar promovido pelo IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas. O cronograma já está disponível e as inscrições poderão ser realizadas pelo período de 01 de agosto a 14 de setembro.

Além da abrangência nacional, esta edição do Festival traz ainda algumas novidades como a submissão de trabalhos por meio de uma plataforma on-line e a disponibilização de um site para divulgação do projeto.

Poderão concorrer obras de roteiro original ou adaptado, paródias, animações, curtas-metragens, videoclipes musicais e outros semelhantes. Para o Abacaxi de ouro são aceitos vídeos de ate no máximo 10 minutos já incluindo abertura e créditos finais.

A organização do projeto alerta para o fato de que o autor da obra será o único responsável pela veracidade de seu trabalho, ficando o Abacaxi de Ouro livre de responsabilidades referentes a plágio e direitos autorais de obras de terceiros. Por ser um festival de cinema amador escolar e não possuir fins lucrativos, somente educacionais, podem ser usados recortes de outras produções desde que sejam exibidas as referências nos créditos finais.

Cronograma do Projeto

Etapa

01/08 à 14/09/2017

Inscrições das obras até o número máximo de vídeos aceitos na edição, a contagem dos trabalhos submetidos e aceitos se dará por ordem de inscrição (o número possível de inscrições e a plataforma de submissão estarão disponíveis em breve).

31/09/2017

Divulgação dos indicados à premiação no festival

17 e 18/10/2017

Acolhimento dos participantes e exibição das obras indicadas (programação será definida após divulgação dos indicados ao prêmio).

O evento de premiação será dia 18/10/2017 às 19:30 horas, no Espaço Cultural da URCA , situado na praça Getúlio Vargas, s/nº, Centro, Poços de Caldas – MG.

Após o evento de premiação

A divulgação dos resultados finais e relatórios se darão posteriormente ao evento de premiação, nas mídias sociais do projeto e no site do IFSULDEMINAS – Poços de Caldas.

Evento de Premiação

O projeto já está em sua quarta edição e conta com um evento final para apresentação dos vencedores e entrega da premiação. Durante a cerimônia, são premiadas com a estatueta “Abacaxi de Ouro” as seguintes categorias para os curta-metragens de roteiro original e roteiro adaptado: Melhor Ator; Melhor Atriz; Melhor Ator Coadjuvante; Melhor Atriz Coadjuvante; Melhor Diretor; Melhor Roteiro Original; Melhor Roteiro Adaptado; Melhor Maquiagem e Caracterização/Figurino; Melhor Edição e Efeitos Visuais; Melhor Curta-metragem.

Sucesso de crítica e de público, o evento vem se repetindo anualmente, incentivando a experimentação e a criação de cinema na escola e, consequentemente, a produção de conhecimento interdisciplinar através das vivências fomentadas.

No facebook do projeto estão disponíveis algumas das produções premiadas nas últimas edições: https://www.facebook.com/abacaxideouro/

Confira o evento de premiação da edição 2016 do projeto!

Texto: Ascom/ IFSULDEMINAS - Reitoria com informações do professor Márcio Bess

Data: 23/06/2017