Página inicial > PROEX > Curso de Manicure na APAC

Curso de Manicure na APAC

IFSULDEMINAS promove capacitação na Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC)

Recuperandas da unidade aprendem uma nova profissão

foto32A tarde desta última quarta-feira, 21 de junho, foi marcada pela entrega de certificados para 20 alunas da unidade feminina da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) . Elas participaram do curso de Manicure ofertado pelo Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), por meio da Pró-Reitoria de Extensão. A parceria entre as instituições já existe desde 2012.

O curso teve duração de 32 horas que foram divididas em oito encontros. A professora do Campus Machado, Letícia Sepini, foi a responsável pela capacitação que ensinou técnicas de manicure e pedicure às participantes. Elas também aprenderam noções de biossegurança, higiene do ambiente e dos materiais, postura profissional e bom atendimento ao cliente. Todas as aulas foram realizadas na APAC e as recuperandas faziam as unhas umas das outras.

Joyce Seabra de Vasconcelos, encarregada administrativa da APAC feminina, explicou que o curso de manicure veio ao encontro de uma necessidade da instituição, pois as recuperandas estavam sem atividades. “A parceria com o IFSULDEMINAS foi muito importante para nós e fez bem para as meninas. Elas tiveram a oportunidade de se profissionalizarem como manicures e assim poderão ter seus próprios salões. Isso vai ajudá-las a começarem uma nova vida, assim que saírem da APAC.” Valdecir Augusto da Silva é encarregado administrativo da APAC masculina e também participou da entrega dos certificados. “Dentro da metodologia da Apac está previsto a profissionalização das recuperandas. Todos os cursos profissionalizantes são bem-vindos e vão ao encontro da nossa proposta que é ensinar um ofício para que elas consigam um emprego quando voltarem para sociedade”.

De acordo com a professora Letícia, ações como essa, de cunho social, são responsáveis por retirar as pessoas de uma situação de vulnerabilidade e inseri-las no mundo do trabalho, gerando renda e principalmente empoderamento para mulheres. “As alunas se empenharam e aprenderam muito, algumas já tinham uma noção do trabalho e ajudaram como monitoras. Trabalhar com as mulheres da APAC foi mais do que gratificante, foi um grande aprendizado. É preciso que deixemos o preconceito de lado e entendamos que, como seres humanos, todos nós somos passíveis de erros. As recuperandas são ótimas pessoas, tementes a Deus e estão realmente tentando se reintegrar à sociedade, só necessitam de uma chance. A iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão é louvável. Eu acredito que seja dessa forma que nós do IFSULDEMINAS podemos ser protagonistas no desenvolvimento da região.”

Roselei Eleotério, diretora de Integração da Instituição com a Comunidade,  comentou sobre a importância da parceria entre as instituições.“O resultado da capacitação foi muito positivo, pois a educação valoriza o ser humano. Desta forma, nós podemos cumprir nosso papel de integrar o Instituto com a comunidade”. A próxima proposta em andamento é a oferta de um curso de cabeleireiro.

Uma nova perspectiva para as recuperandas

A recuperanda P. F. O. contou que gostou muito da capacitação, “o curso foi ótimo e é uma pena que já terminou. Quero levar em frente tudo que aprendi e tentar seguir nessa profissão.”

Para M. C. B. o curso representa uma oportunidade de seguir em frente, “eu aprendi que nunca é tarde para conseguir realizar um sonho, saindo da APAC a gente pode ter um objetivo, poderemos trabalhar e não nos sentiremos inferiores. O curso foi maravilhoso e engrandeceu a gente, pois o trabalho é tudo. Eu pretendo montar um salão e seguir em frente”.

A aluna L. A. G. já até abriu uma firma e pretende colocar em prática o que aprendeu, “amei o curso, foi maravilhoso. Aprendi muito, todos os processos para fazer bem uma unha e também como cuidar de um cliente. Hoje me sinto preparada para ser manicure. Já até abri uma firma, o Estúdio Belas Unhas e com o que eu aprendi no curso pretendo trabalhar.”

“O curso foi muito bom para todas nós. Quero sair e fazer outros cursos, aprender ainda mais e começar a fazer unha”, comentou E. R. S. Para G. M. de O. o curso já proporcionou uma oportunidade de emprego. Ela conta com saídas temporárias. “Aprendi muito com o curso e vou usá-lo trabalhando no salão da minha cunhada. Ela vai passar carta de emprego para mim e já vou começar.” Para N. E. F., “foi maravilhoso o curso, a professora foi maravilhosa, nos divertimos e interagimos muito. Vamos sentir muita falta dela. Esse curso foi importante para mim, tudo que estou aprendendo aqui dentro, quero usar para abrir um negócio lá fora.”

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
23/06/2017