Cultura no IFSULDEMINAS
Danças, música, oficinas e teatro foram algumas das atrações do Dia da Cultura nos campi do IFSULDEMINAS
Danças, teatro, literatura, oficinas foram algumas das atividades desenvolvidas, neste mês de maio, nos campi do IFSULDEMINAS em comemoração ao “Dia da Cultura”. A ação foi articulada pela Pró-Reitoria de Extensão, junto às coordenações de Extensão dos campi. A data faz parte do calendário acadêmico desde 2015. As apresentações e atividades estimulam a prática de atividades culturais e artísticas e proporcionam momentos de valorização e de interação envolvendo estudantes, servidores e comunidade.
Atividades nos campi
As celebrações do "Dia da Cultura" no Campus Avançado Carmo de Minas contaram com a reconstrução de contos infantis, projeção do conhecimento cultural, representação da arte sob várias formas como teatro, danças, músicas desenvolvidas pelos próprios alunos, que demostraram seus talentos e habilidades.
O diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão, Luiz Gustavo de Mello, contou que o dia superou as expectativas. “A demonstração das habilidades culturais dos alunos proporcionou uma noite mágica e muito agradável aos outros alunos e servidores presentes. O enriquecimento cultural é um desejo do Instituto, que busca sempre oferecer momentos como esse”.
Já o professor Max Olinto Moreira afirmou que “foi muito gratificante apreciar a participação, o entusiasmo e o envolvimento dos alunos com as atividades no Dia da Cultura". "São situações assim que proporcionam a nós, professores, o dobro da satisfação por todo o esforço despendido em sala de aula”, comentou. E a aluna do curso Técnico em Administração, Diovana Nunes da Silva, disse que “os alunos que participaram das apresentações desempenharam-se ao máximo. Momentos de grande motivação, que superaram as expectativas de todos”.
Dança, música, cinema e teatro no Campus Pouso Alegre
Já os alunos do Campus Pouso Alegre tiveram a oportunidade de apresentar, em um só dia, todos os gêneros culturais que desenvolvem por meio dos projetos da escola: dança, música, cinema, teatro e fotografia. E também receberam apresentações culturais externas da Escola de Ballet Luiz Henrique, Grupo Soul PA, Espaço de Dança Ivan Felipe, Grupo Break Soul Crew e Abadá Capoeira. As atividades aconteceram no dia 10 de maio e foram acompanhadas por alunos do campus e de escolas visitantes.
As apresentações tiveram início às 12h com o show musical “O ritmo que nos define”, dos alunos do Projeto “Musicalidades por toda a Parte”. Após o show, o teatro ganhou espaço com a Cia dos Péssimos e o espetáculo “Comunidade do Arco-Íris”.
Em seguida, foi a vez dos alunos do Ballet Luiz Henrique, fundado em Pouso Alegre há 12 anos. O Grupo Soul PA ganhou a atenção dos estudantes numa apresentação ao ar livre, enquanto “Meus Pésames” deu um show de improvisação técnica no auditório do campus. Também subiram ao palco os integrantes do “Poéticas do Corpo” com apresentações de dança e, fechando a tarde, a exibição do filme “O Sorriso de Mona Lisa”, de Mike Newell, através do Cine IF. À noite, os alunos acompanharam as apresentações do Espaço de Dança Ivan Felipe, Grupo Break Soul Crew e Abadá Capoeira. Ainda durante todo o dia foi possível ver o trabalho dos alunos do Projeto Desfocar, com a exposição fotográfica “KRAG: o poder afro no IF”.
Campus Muzambinho promove atrações recreativas e culturais
No Campus Muzambinho, foram organizadas diversas atividades recreativas e apresentações culturais. A equipe foi formada pelos alunos e pelos professores Ieda Mayumi Sabino Kawashita, Tuffy Felipe Brant e Lígia Lopes Rueda Kocian. Estiveram no evento estudantes dos cursos de Educação Física Licenciatura e Bacharel do vespertino e noturno, além da comunidade externa, que participaram de oficinas de circo, de dança, teatro e ainda uma oficina de Maracatu.
Também foram realizadas apresentações artísticas pelos grupos CIA do Movimento, GEPING, Estação Saúde, grupo de Maracatu da UNIFAL, Coral do PELC, e alunos do CeCAEs com números de dança, música, teatro e circo. Segundo a professora Ieda Kawashita, "a participação foi muito boa. Já estamos nos planejando para o próximo ano".
Música e poesia em Três Corações
Em Três Corações, os alunos dos cursos técnicos integrados puderam se expressar por meio da música e poesia. O evento aconteceu no dia 10 de maio e começou com o coral do 2° ano do curso Técnico Integrado em Administração, coordenados pela professora Emanuela Silva. Em seguida, os estudantes do projeto Musique-se, coordenados e acompanhados pelos professores Márcia Lisboa e Fabio Dalpra, apresentaram várias canções da MPB e clássicos do rock internacional. O palco livre foi então aberto e alguns alunos declamaram poemas de poetas brasileiros ou de sua própria autoria. Outros cantaram e tocaram diversos gêneros musicais, embalados também pela plateia.
À noite, foi a vez de experimentar uma mostra de curtas-metragens. O jornalista Paulo Morais, da Viraminas Associação Cultural e membro do Museu da Oralidade, exibiu curtas dirigidos por ele, como o “Filhos separados”, documentário que traz depoimentos das várias gerações de hansenianos e filhos, inclusive da colônia de Três Corações, abordando a época da separação obrigatória. Após a mostra, houve debate com a plateia.
Diversas oficinas e um show de talentos marcaram o Dia da Cultura no Campus Machado
Em Machado, as atividades do Dia da Cultura contaram com várias oficinas e um show de talentos, aberto a toda comunidade escolar e externa. Oficinas de teatro, fotografia, automaquiagem, informática, zumba, massagem e ioga foram as atividades do dia. À noite houve o Show de Talentos com várias apresentações, dentre elas a do grupo de teatro Evoé, de Alfenas, dirigido pelo professor Anselmo Cesário.
O Centro de Bem-estar e Lazer do campus participou do dia com as oficinas de massagem e ioga. Segundo o coordenador do centro, Carlos Henrique Paulino, “o legal de trabalhar neste dia é ir ao encontro do tema e propagar a cultura oriental. Poder levar conhecimento e, ao mesmo tempo, oferecer recursos e ferramentas para que, sozinhas, as pessoas possam procurar seu bem-estar. Pois, as ações do projeto visam à amplitude de consciência de toda a comunidade”.
A colaboradora Vanessa Martins Dias acredita que o evento é de extrema importância para incentivo e a valorização da cultura na comunidade acadêmica. “Eles trabalham a criatividade, os costumes e valores destes alunos, o que contribui muito para o amadurecimento e a formação da identidade destes jovens”.
Música, dança, poesia, oficinas e exposições em Passos
No Campus Passos, a data foi celebrada no dia 18 de maio. Para comemorar, foram organizados diversos momentos culturais e de descontração: apresentações musicais, declamação de poesia, danças, exposições de trabalhos, mostras e oficinas. De acordo com uma das organizadoras, professora Heliza Faria, o Dia Cultural é uma oportunidade para os alunos apresentarem seus trabalhos para a comunidade acadêmica, como mostram as exposições “Parafrasearte” e “Vitrine Cultural”, organizadas pelos estudantes do primeiro e do terceiro período do curso Técnico em Design de Moda.
Todos aproveitaram os intervalos das refeições para apreciar música, poesia e dança de qualidade. Pela manhã, professores e estudantes integrantes do grupo QuintALL realizaram apresentações e depois os presentes prestigiaram a atividade “Meu dia tem poesia”, em que o aluno era convidado a retirar um papel surpresa e a declamar uma poesia. Com a aprovação do público, ele ganhava um chocolate. À noite, no ginásio, o destaque foi dado para a Dança do Ventre organizada pelo grupo de dança Carissa Bellydance.
Oficina e mostra
Quem conseguiu um espaço na agenda pôde visitar a mostra de Peças de Informática Antigas, organizada pelos professores e alunos do curso de Ciência da Computação e também participar da Oficina de Caligrafia, promovida pela professora Heliza Faria.
Sessão Cívica em Inconfidentes
Já o Campus Inconfidentes reuniu as comemorações do Dia das mães, Dia do Trabalho e Dia da Cultura em um dia só. Como parte integrante das comemorações do centenário da instituição, foi realizada uma sessão cívica.
Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS com informações das Assessorias de Comunicação dos campi
23/05/2017
Campus Inconfidentes
Campus Machado
Campus Muzambinho
Campus Avançado Carmo de Minas
Carmpus Avançado Três Corações
Campus Pouso Alegre
Campus Passos
Redes Sociais