Página inicial > PROEX > Aula Inaugural - PNAE

Aula Inaugural - PNAE

ascom

Gestores de escolas estaduais iniciam curso sobre Gestão do Programa Nacional de Alimentação Escolar

foto8A última semana, entre os dias 15 e 17 de março, foi marcada pela aula inaugural do curso de Gestão do programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Cerca de 300 servidores da Rede Estadual de Educação de Minas Gerais participaram dos encontros que foram realizados em Pouso Alegre, Passos e Varginha.

Os servidores das Superintendências Regionais de Ensino (SRE) de Campo Belo, Itajubá, Pouso Alegre, Poços de Caldas, Varginha, Passos e São Sebastião do Paraíso iniciaram o curso que será ofertado na modalidade  de Eduação a Distância (EaD) e tem foco na aquisição de produtos da Agricultura Familiar. Conta com carga horária de 60 horas e tem por objetivo esclarecer questões referente ao PNAE, enquanto importante política pública para a garantia de segurança alimentar, inclusão social e promoção do desenvolvimento sustentável.

A iniciativa faz parte de uma parceria entre o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), Secretaria Estadual de Educação, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Emater – MG e TV Câmara de Pouso Alegre.

Aulas

O objetivo das aulas inaugurais foi a integração dos cursistas, apresentar a plataforma e os objetivos do curso, bem como toda a equipe coordenadora. Os encontros contaram com uma apresentação da equipe responsável pela capacitação. Foram tratados temas referentes às questões pedagógicas e práticas do funcionamento do curso. A coordenadora do “Gestão do PNAE”, Lívia Souza, com o apoio dos professores, expôs um panorama do curso, explicando os módulos que o compõem, o ambiente virtual e a plataforma de funcionamento. Sobre a interação dos estudantes, ela frisou que “este curso não é uma receita pronta, mas sim uma construção do aprendizado e, dessa forma, deve ter a participação efetiva de todos nos fóruns".

O diretor da E. E. Dr. Juscelino Kubitscheck, em São José da Barra, Márcio Gomes, pretende aprimorar o conhecimento da administração do recurso da merenda escolar e também acredita que a capacitação é uma forma de valorizar o agricultor local e sua produção. “Às vezes surgem dúvidas sobre como aplicar corretamente os 30% do orçamento na agricultura familiar e tenho certeza de que o curso nos dará um norte nesse aspecto. Além disso, queremos conhecer nossos produtores e saber que realmente são eles que plantam e repassam os itens para nós, e não terceiros”.

Marina Andrade de Carvalho, diretora de escola na cidade de Andradas, comentou a importância do curso. “Esse primeiro momento nos trouxe segurança, pois nem sempre sabemos até onde podemos ir. Preocupamos com a alimentação dos nossos alunos, mas também com a prestação de contas. E os fóruns, eu acredito que irão nos nortear em todas as ações referente ao programa”.

Sobre o curso

O curso de Gestão do PNAE foi aplicado, inicialmente, para toda a Rede Federal e, a partir de 2016, passou a ser ofertado para a Rede Pública de Ensino. “Até meados de 2012, nem metade dos recursos disponibilizados pelo Governo para compra de alimentos pelo PNAE eram utilizados. A partir das experiências positivas dentro do Instituto, nós começamos a replicar para a Rede Federal. E através do EaD vimos a possibilidade de atingir um número maior de pessoas. Por meio do curso, teremos um conhecimento coletivo das formas de execução desse programa atingindo o maior número possível de alunos”, explicou Lucas Aarão, economista da Pró-Reitoria de Extensão do IFSULDEMINAS e coordenador de tutores no curso.

foto4

Em 2016, o curso foi ministrado para cinco superintendências no sul de Minas. Neste ano, foi ampliado para oito. Os tutores passaram por uma seleção criteriosa e foram capacitados para atender às demandas dos cursistas. “É uma grande satisfação promover essa ação que vai viabilizar o desenvolvimento regional, melhorar a alimentação dos alunos e beneficiar a agricultura familiar. Nossa expectativa é que o curso possa trazer mais segurança aos gestores e que eles possam fazer o maior número possível de compras para evitar a devolução de recursos”, disse o professor Cléber Ávila Barbosa, pró-reitor de Extensão do Instituto.

Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), implantado em 1955, contribui para o crescimento, desenvolvimento, aprendizagem, rendimento escolar dos estudantes e formação de hábitos alimentares saudáveis, por meio da oferta da alimentação escolar e de ações de educação alimentar e nutricional. Os alunos de toda a educação básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos) matriculados em escolas públicas, filantrópicas e em entidades comunitárias (conveniadas com o poder público), por meio da transferência de recursos financeiros.

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS com informações das Assessorias de Comunicação dos campi Passos e Pouso Alegre
20/03/2017

Campus Passos