Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > PROEX > Bolsas de estudo - Canadá
Início do conteúdo da página

Bolsas de estudo - Canadá

ascom

 

 IFSULDEMINAS informa resultado final do processo seletivo para o Programa Futuros Líderes na América

- Resultado final

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) divulga nesta segunda-feira, 10 de abril, o resultado final do processo seletivo do Programa Futuro Líderes na América (ELAP-Emerging Leaders in the Americas Program), que oferece bolsas de estudos financiadas pelo Governo Canadense.

Publicado em: 10/04/2017

_____________________________________________________________________________________________________

 Divulgado resultado preliminar do processo seletivo para o Programa Futuros Líderes na América

- Resultado preliminar

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) informa nesta quarta-feira, 05 de abril, o resultado preliminar do processo seletivo do Programa Futuros Líderes na América (ELAP-Emerging Leaders in the Americas Program), que oferece bolsas de estudos financiadas pelo Governo Canadense. Os candidatos poderão interpor recursos por meio de envio do formulário (Anexo III do Edital) para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até esta quinta-feira, 06 de abril. 

Publicado em:05/04/2017

_____________________________________________________________________________________________________

 

IFSULDEMINAS abre processo seletivo para o Programa Futuros Líderes na América

Programa é voltado para estudantes de cursos de graduação com interesse em estudar no Canadá

- Edital Nº 20/2017
- Inscreva - se!
- Retificação - publicada em: 03/04/2017


O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), por meio do acordo de cooperação acadêmica firmado com o College of the Rockies, no Canadá, oferta aos estudantes de graduação a oportunidade de participar do processo seletivo do Programa Futuros Líderes na América (ELAP-Emerging Leaders in the Americas Program), que oferece bolsas de estudos financiadas pelo Governo Canadense. O objetivo do ELAP é apoiar o desenvolvimento do capital humano da próxima geração de líderes das Américas, enquanto fortalece os vínculos entre as instituições de ensino superior do Canadá, da América Latina e Caribe.

Os temas de estudo ou pesquisa prioritários no Programa são relacionadas à governança democrática, prosperidade, paz, segurança e desenvolvimento econômico da região. As bolsas de graduação serão concedidas por quatro meses. O aluno poderá optar entre o período de setembro de 2017 e abril de 2018.

Bolsa

As bolsas consistem em um total de $7.500 dólares canadenses para custeio das despesas referente a 4 meses, administradas pelas instituições canadenses anfitriãs, e compreendem transporte aéreo, visto para o Canadá, seguro-saúde, livros e equipamentos (exceto computadores) e despesas com moradia. Além disso, alguns dos bolsistas poderão participar de uma viagem de estudos que tem o objetivo de proporcionar um panorama do regime de governança, da prática empresarial e da sociedade civil em áreas prioritárias para o Canadá.

Requisitos

Será selecionado dois estudantes de graduação que atenda aos seguintes requisitos: ser maior de 18 anos; estar regularmente matriculado em algum curso superior do IFSULDEMINAS; ter cursado, no mínimo, 20%, e, no máximo, 90% da carga horária total da matriz curricular do seu curso, conforme o Projeto Pedagógico de Curso vigente. (item eliminatório); apresentar perfil de excelência, baseado no bom desempenho acadêmico, com um Coeficiente de Rendimento igual ou superior a 7 (sete). (item eliminatório); ter nível avançado de inglês, conforme notas mínimas estabelecidas pela ELAP: IELTS nota mínima de 6.0 pontos; TOEFL IBT nota mínima de 80 pontos OU TOEFL ITP nota mínima de 550 pontos. Neste caso, o candidato já deve possuir alguma dessas provas e apresentar o resultado como comprovante, para participar da chamada. (item eliminatório se não apresentar nenhum dos comprovantes acima); não ter recebido bolsa para este programa (ELAP) nas seleções anteriores.

Inscrições

As inscrições serão realizadas no período de 8 de março a 2 de abril de 2017, por meio do o envio dos documentos digitalizados em PDF para o endereço eletrônico: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. O “assunto” do e-mail deverá estar no seguinte formato: NOME_SOBRENOME_ELAP_IFSULDEMINAS.

Seleção

Os candidatos serão avaliados de acordo com os seguintes critérios:

– Análise da documentação: completa e apresentada, impreterivelmente, até a data limite estabelecida para as inscrições. As inscrições que não apresentarem esses elementos serão automaticamente desclassificadas;

– Análise do Histórico: média geral, período de curso, reprovações, entre outros;

– Análise da Carta de Intenções: correção no uso da língua inglesa; coerência e consistência da linguagem; articulação entre os objetivos do programa e os objetivos de carreira do candidato, entre outros;

– Análise do nível de proficiência em Língua Inglesa;

Critérios de seleção

A classificação será realizada de acordo com a soma dos pontos relacionados, na seguinte ordem:

– Nota do CoRa;

– Resultado do exame de Proficiência em Língua Inglesa: nota apresentada pelo candidato;

– Percentual de integralização da grade curricular do curso pelo candidato, respeitado o limite máximo (90%) estabelecido no presente edital. Quanto maior a porcentagem maior será a pontuação do aluno: 10 pontos;

Resultado

Os dois candidato que obtiverem maior nota no processo de seleção preliminar terão seus documentos enviados para o College of the Rockies, com a solicitação de que seja submetida ao ELAP, cabendo à instituição canadense a decisão de submetê-las ou não. O resultado do processo de seleção preliminar será divulgado na página do IFSULDEMINAS em 5 de abril de 2017. Será necessário aguardar o envio do resultado final por parte da instituição canadense, informando se o candidato foi aprovado ou não, para receber a bolsa. A aprovação neste processo de pré-seleção cria apenas a expectativa de direito, mas não dá garantias de aprovação pelo ELAP.

Informações adicionais sobre o ELAP e outros programas de bolsas de estudo no Canadá podem ser encontradas no site http://www.scholarships-bourses.gc.ca/scholarships-bourses/can/institutions/elap-pfla.aspx?lang=eng

Cronograma

Item Data
Período de Inscrições De 08 de março a 02 de abril de 2017
Resultado Preliminar 05 de abril de 2017
Interposição de Recursos 6 de abril de 2017
Resultado dos Recursos 10 de abril de 2017
Resultado Final 10 de abril de 2017

 

Texto: Ascom/ Reitoria IFSULDEMINAS
07/03/2017
Atulizado em: 03/04/2017

Fim do conteúdo da página