Página inicial > Notícias > OFICINA ON-BOARD TRABALHO EM EQUIPE

OFICINA ON-BOARD TRABALHO EM EQUIPE

No dia 04 dos mês corrente a Coordenação de Recursos Humanos do Polo EMBRAPII do IFSULDEMINAS com apoio dos tutores organizou e promoveu a capacitação presencial aos alunos bolsistas  participantes vinculados aos projetos da unidade.

WhatsApp Image 2023 07 04 at 14.28.23 1O curso intitulado "Oficina On-Board de Trabalho em Equipe", foi realizado em parceria com o SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Segundo o instrutor Paulo Sarto, o workshop tinha como objetivo trabalhar os aspectos comportamentais dos participantes, como liderança, colaboração, trabalho em equipe e empatia. Durante o curso, foi utilizado o jogo de tabuleiro Pandemic, onde os alunos foram colocados em uma situação em que o mundo estava sendo afetado por quatro vírus altamente infecciosos. Todos os participantes precisavam trabalhar juntos para descobrir a cura e salvar o planeta. Nesse cenário de caos, os alunos puderam testar suas habilidades de forma prática, lúdica e efetiva.

Ao final do workshop, foram feitas reflexões sobre os aprendizados adquiridos e como eles se aplicam ao mercado de trabalho. O uso de metodologias ativas e lúdicas proporcionou um maior engajamento e comprometimento por parte dos alunos. Durante a oficina, eles se mostraram envolvidos e focados no jogo, com o objetivo de "salvar" o planeta. Ao final, eles trouxeram insights valiosos sobre o que aprenderam e como aplicar esse conhecimento na vida real, seja em um empreendimento próprio ou dentro de uma empresa.

Para a bolsista Ariane Silva Costa, o curso On-Board de trabalho em equipe proporcionou um conhecimento extraordinário. Ela destacou a importância e a complexidade do trabalho em equipe, ressaltando que ter diferentes perspectivas e habilidades é uma estratégia essencial para o equilíbrio de uma empresa. Segundo ela, "isso traz várias vantagens, como a troca de conhecimento e experiências entre os membros da equipe".WhatsApp Image 2023 07 04 at 13.17.05

Já o bolsista Leonardo Sobral de Oliveira afirmou que "a oficina de trabalho em equipe desempenhou um papel fundamental, tanto para incentivar a cooperação entre os membros da equipe quanto para demonstrar como um simples jogo de tabuleiro pode simbolizar os desafios enfrentados em uma empresa, incluindo estratégias, liderança, trabalho em equipe e administração de recursos".

Texto: Embrapii do IFSUDEMINAS

Data: 06/07/2023