Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Expocafé 2023
Início do conteúdo da página

Expocafé 2023

Polo Agroindústria do Café do IFSULDEMINAS expõe projetos de inovação na Expocafé 2023

expocafe5O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) participou da 26ª edição da Expocafé, evento anual de difusão de tecnologias ligadas à cafeicultura e que reúne produtores, representantes da indústria e visitantes diversos. Considerada a maior feira da cafeicultura no Brasil, a Expocafé ocorreu nos dias 17, 18 e 19 de maio no Campo Experimental da EPAMIG, na cidade de Três Pontas (MG).

A participação do Instituto se deu por meio do Polo Agroindústria do Café do IFSULDEMINAS, polo credenciado à EMBRAPII. A unidade do Instituto montou um estande no Espaço Produtor Inovador da Expocafé e esteve presente em todo o período da feira, apresentando os projetos de inovação na cafeicultura realizados pelo Polo em parceria com empresas. No local, alguns dos estudantes pesquisadores do Polo, pertencentes aos cursos Técnico em Agropecuária, Técnico em Alimentos e Agronomia do Campus Machado, foram os responsáveis pela apresentação das novas tecnologias desenvolvidas, assim como pela divulgação, interação com os produtores rurais do setor de café e pela prospecção de novas parceiras.

expocafeNo primeiro dia da feira, o diretor do Polo, o professor Leandro Paiva, participou do evento Hub Conecta Day, com foco em cafés especiais, que são aqueles grãos produzidos segundo técnicas e cuidados rigorosos desde o manejo correto da lavoura até o empacotamento do produto. A programação do Hub Conecta Day contou com um ciclo de palestras conduzidas pelas instituições parceiras, apresentação das startups e uma rodada de conversas entre empresas e cafeicultores participantes.

Já no último dia da Expocafé, casos de sucesso de parcerias e inovação foram apresentados durante as atividades coordenadas pelo Polo de Inovação Agroindústria do Café do IFSULDEMINAS e da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII).

De acordo com o professor Paiva, a participação do IFSULDEMINAS na Expocafé pode trazer inúmeros benefícios para o Instituto. “Essa participação pode ampliar a rede de contatos e visibilidade do IFSULDEMINAS, pois a feira reuniu diversos profissionais, empresas e especialistas da indústria do café, proporcionando a oportunidade de estabelecer contatos valiosos e construir relacionamentos com outros atores importantes do setor. Essas conexões podem levar a colaborações futuras, parcerias de pesquisa, compartilhamento de conhecimento e oportunidades de negócios. Além disso, pode contribuir para o avanço do conhecimento científico e tecnológico relacionado a inovação na cafeicultura”, ressaltou Paiva.

Texto: Dicom Reitoria/IFSULDEMINAS
Data: 23/05/2023
Fim do conteúdo da página