Página inicial > Notícias > EMBRAPII NA FEMAGRI 2023

EMBRAPII NA FEMAGRI 2023

Polo Agroindústria do Café expõe projetos na Femagri 2023

O Polo Agroindústria do Café do IFSULDEMINAS, credenciado à EMBRAPII, participou  da 22° edição da Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas (FEMAGRI), que ocorreu nos dias 08, 09 e 10 de fevereiro, na cidade de Guaxupé. O estande do Polo foi montado para apresentação dos projetos e tecnologias mais recentes. Em destaque, o projeto “Terrus Café", desenvolvido em parceria com as empresas Quanticum e Cooxupé, e com envolvimento de alunos e  professores pesquisadores do IFSULDEMINAS. O objetivo é desenvolver uma tecnologia de agricultura de precisão, voltada ao mapeamento e diagnóstico de tipos de argila.

A FEMAGRI é considerada uma das maiores feiras do agronegócio do Brasil. A cada ano, reúne produtores rurais, técnicos, empresários e profissionais da área para discutir temas relevantes e apresentar soluções tecnológicas ao setor.Nesta última edição, a feira contou com mais de 30 mil visitantes, cerca de 200 expositores e apresentou soluções para todos os segmentos do agronegócio, desde o plantio à colheita, passando pela armazenamento, transporte e comercialização dos produtos.

Para o diretor geral do Polo, professor Leandro Paiva, “a participação nesta edição da FEMAGRI foi importante para mostrarmos a capacidade do IFSULDEMINAS de produzir tecnologia voltada ao produtor, do pequeno ao grande, e principalmente mostrar às empresas, como podemos produzir tecnologia com elas”.

Para a aluna Maria Eduarda Mendes Veiga “estar apresentando o Projeto TERRUS e o Polo EMBRAPII na  FEMAGRI 2023, foi muito significante,  e saber que acima de tudo estamos transformando a ciência de uma forma acessível a todos, principalmente produtores rurais de todo o nosso país, além de agregar novas experiências e conhecimentos em meu perfil profissional e pessoal.”

Já para o aluno Leonardo Sobral participar da FEMAGRI “foi uma experiência excelente , pude conviver nesse dias que estive lá com profissionais de grande competência, atuei apresentando projetos com a patente já depositada, no caso o JACU digital e o Controlador Automatizado para Secadores Rotativos e também apresentando o mais novo projeto , Terrus Café , em parceria do Polo EMBRAPII com a Cooxupé e com a Quanticum, além de atuar em projetos de pesquisa não só nos ajuda no desenvolvimento pessoal como também no  profissional, tendo oportunidade de desenvolver novas técnicas de apresentação, fazer contato com alunos envolvidos no projeto de outro campus  e apresentar para os produtores um projeto que certamente irá revolucionar o mercado da agroindústria do café.”

Texto: Embrapii do IFSUDEMINAS

Data: 29/03/2023