Página inicial > Notícias > Cursos Presenciais Polo Embrapii

Cursos Presenciais Polo Embrapii

Bolsistas do Polo EMBRAPII Agroindústria do Café participam de capacitações hands-on voltadas para empreendedorismo e inovação

Cursos ofertados presencialmente em parceria entre Polo Agroindústria do Café do IFSULDEMINAS e SEBRAE/MG fazem parte da preparação para o Programa Capacitação 4.0

O Polo EMBRAPII Agroindústria do Café do IFSULDEMINAS,  em parceria com o SEBRAE, promoveu nos dias 20/10 e 03/11, as oficinas presenciais  “Trabalho em Equipe” e “Tomada de Decisão”, com os consultores Paulo Sarto e Francis Lagos, respectivamente. As oficinas envolveram práticas voltadas para atividades hands-on, com a participação de  discentes bolsistas e docentes pesquisadores, que atuam em  projetos do Polo, além de servidores ligados às áreas de Pesquisa e Inovação do IFSULDEMINAS.

Os conteúdos ofertados durante as oficinas foram baseados nas atividades de trabalho em equipe e também na gestão de recursos, buscando sempre maximizar os resultados.

Outros aspectos importantes também trabalhados durante as oficinas foram as estratégias de  marketing, gestão de talentos, empreendedorismo e foco em negociação

Segundo a Coordenadora de Formação de Recursos Humanos do Polo, Professora Sônia Regina Alvim Negreti, “atividades práticas possibilitam aos alunos a busca de alternativas na solução de problemas, aguça a criatividade e a iniciativa, estimula o trabalho em equipe, assim como as relações interpessoais. Atividades hands-on, também permitem  que os alunos vejam e coloquem em prática o que estão aprendendo. Sem dúvida, essas atividades complementam a formação acadêmica dos discentes e os preparam para enfrentar com mais segurança e competência o mercado do trabalho”.

De acordo com a Diretora de Planejamento e Negócios, Dulcimara Carvalho Nannetti "as oficinas presenciais, conforme foram conduzidas, com a utilização de jogos de tabuleiro, promoveram grande interação entre os participantes, possibilitando a aprendizagem de conceitos intrínsecos às decisões tomadas em cada jogada. Os jogos estimulam e desenvolvem importantes habilidades como a comunicação verbal, o raciocínio lógico e a interação social. Promovem entre os jogadores o respeito e a paciência. Da forma como foram utilizados também proporcionaram a aprendizagem dos conceitos de gestão e tomadas de decisão.”

A participação dos bolsistas alunos que atuam nos projetos do Polo, nestas oficinas, são fundamentais para o desenvolvimento de habilidades e competências relacionadas à sua área de atuação. A proposta é auxiliar pessoas empreendedoras a se prepararem para enfrentar a realidade das situações do mercado de trabalho.

Clique aqui para saber mais sobre nossos projetos e a unidade Polo Agroindústria do Cafe do IFSULDEMINAS.

Texto: Embrapii do IFSUDEMINAS
Data: 18/11/2021