Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Curso de Empreendedorismo e Inovação
Início do conteúdo da página

Curso de Empreendedorismo e Inovação

Polo EMBRAPII Agroindústria do Café - IFSULDEMINAS oferece Curso de Empreendedorismo e Inovação para Discentes e Docentes Pesquisadores 

Curso teve participação de discentes pesquisadores do Polo em atividades de hands-on 

 O Polo EMBRAPII Agroindústria do Café do IFSULDEMINAS,  em parceria com o SEBRAE, promoveu no mês de Junho o Curso  “Empreendedorismo e Inovação”, com oficinas de atividades hands-on, envolvendo  discentes e docentes pesquisadores do Polo, atuantes nos projetos em andamento e outros servidores ligados às áreas de Pesquisa e Inovação do IFSULDEMINAS. 

O curso  ofereceu conteúdos e ferramentas específicas para o trabalho com inovação e empreendedorismo. Durante o curso foram aplicadas metodologias inovadoras e ágeis que permitem o desenvolvimento de uma postura proativa no desenvolvimento de projetos inovadores, buscando sempre os melhores resultados.

Segundo a Coordenadora de Formação de Recursos Humanos do Polo, Prof. Sônia Regina Alvim Negreti, “neste ano de 2021 foi feito um convênio do Polo com o SEBRAE para oferecer aos discentes pesquisadores do Polo e a outros com interesse em participar dos futuros projetos, cursos de capacitação e oficinas práticas que complementarão a formação dos participantes, desenvolvendo habilidades que vão além da formação acadêmica, preparando melhor os estudantes para enfrentarem os desafios apresentados pelo mundo do trabalho. Acreditamos que os alunos ampliarão suas oportunidades de emprego com o diferencial de pesquisa, inovação e empreendedorismo”. 

Os participantes tiveram a oportunidade de participarem de atividades hands-on, que permitiram o uso, na prática,  de diferentes ferramentas para o desenvolvimento em projetos de inovação como a criação de personas (estabelecimento do perfil do cliente), protótipo (como construir), CANVAS (modelo de negócio). 

Vejam o comentário de alguns discentes pesquisadores do polo: 

Segundo o bolsista Gian “o curso do Sebrae foi uma experiência muito importante para a sua formação. O modelo e a didática que foi apresentada para os participantes, fazendo que todos colocassem a mão na massa, permitiu que o aprendizado fosse bom e de uma forma dinâmica, o que faz com que o ensino saia da monotonia do dia a dia, …

” Para o Marcus Vinícius “o curso mostrou uma forma de empreender muito ampla e prática. Nos fez ter novas ideias e executar até quando esta se transforma em um novo produto, necessário e eficiente para um determinado público. Foi muito produtivo, com uma dinâmica muito interessante”, para o Bolsista Kauã “foi uma experiência inovadora, pois não conhecia na prática como funcionava o Empreendedorismo, o curso pode mostrar todo o conceito de empreendedorismo e inovação, a forma que esses conceitos foram apresentados facilitou a forma de enxergar e colocar em prática todas as metodologias aplicadas  e adquiridas durante o curso”.

Para a bolsista Ingrid “o curso do Sebrae proporcionou uma visão diferente do empreendedorismo, trazendo a experiência de viver os bastidores. Mesmo de forma remota foi muito interativo. Colocar em prática o que foi ensinado com exemplos reais tornou o curso muito interessante.” 

De acordo com a opinião do discente Paulo Henrique “O curso mostrou uma maneira diferente de aprender com a disciplina de empreendedorismo muito focada na vida profissional tudo ficou mais dinâmico e interessante.”

Durante todo o ano de 2021, serão oferecidas aos alunos várias oportunidades de capacitação, visando a prática dos conhecimentos adquiridos no desenvolver dos projetos. Os participantes serão certificados após cada capacitação, conforme exigência de cada atividade.

Clique aqui para saber mais sobre nossos projetos e a unidade Polo Agroindústria do Cafe do IFSULDEMINAS.

Texto: Embrapii do IFSUDEMINAS
Data: 29/07/2021

Fim do conteúdo da página