Página inicial > Notícias > Reunião Polo MEC/SETEC

Reunião Polo MEC/SETEC

Polo Agroindústria do Café participa de reunião do MEC/SETEC sobre o projeto "Indicadores de Inovação da Rede Federal"

No dia 05/02 (sexta-feira), o Polo Agroindústria do Café do IFSULDEMINAS, representado pela diretora de Planejamento e Negócios do Polo, Dulcimara Carvalho Nannetti, reuniu com consultores e representantes do Ministério da Educação (MEC/SETEC) e também diretores de diversos Polos EMBRAPII, para apresentação dos resultados no Projeto "Indicadores de Inovação da Rede Federal - piloto Polos de Inovação".

Iniciado no mês de agosto de 2020, o projeto busca implementar uma nova proposta de indicadores para acompanhamento dos Polos de Inovação dos Institutos Federais. O objetivo é tornar os Polos os principais interlocutores dos IFs com a iniciativa privada. Os resultados foram apresentados aos Polos e às Pró-Reitorias de Pesquisa e Inovação por vídeoconferência. Toda proposta foi elaborada a partir da coleta de dados por meio do preenchimento de formulários encaminhados aos Polos, entrevistas e questionários com as Unidades e as direções dos Polos.

Segundo a professora Dulcimara, algumas propostas iniciais foram colocadas pelo MEC/SETEC, propostas essas que deverão receber uma atenção especial,  uma delas é para a avaliação da dimensão e impacto sociais e econômicos das capacitações em empreendedorismo disponibilizadas aos alunos envolvidos nos projetos de Inovação, para isso, o Polo deve investir em eventos e treinamentos para que estes alunos sejam facilmente inseridos no mercado de trabalho quando da conclusão do curso no Instituto Federal.

Outro ponto importante levantado foi a questão dos indicadores de capacitação em inovação, de credenciamentos de estudantes e pesquisadores nos Editais do Polo e da participação nos projetos.

Durante a reunião, o MEC/SETEC propôs auxiliar na estruturação dos NITs e no treinamento da equipe do Polo, oferecendo diversas capacitações como, por exemplo, capacitação para prospecção, captação de investimentos, elaboração de contratos de pesquisa, valoração e transferência de tecnologia.

- Clique aqui para saber mais sobre a unidade do IFSULDEMINAS.

MATERIA MEC SETEC