Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Consolidação Polo Agroindústria do Café
Início do conteúdo da página

Consolidação Polo Agroindústria do Café

Polo de Inovação IFSULDEMINAS Agroindústria do Café tem sua fase de Consolidação aprovada 

No mês de dezembro de 2020, o Polo de Inovação EMBRAPII IFSULDEMINAS - Campus Machado AGROINDÚSTRIA DO CAFÉ, passou pela etapa de 20190816 145528avaliação do seu  período de Estruturação pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII). Neste período, o Polo comprovou ter cumprido com  as metas de desempenho pactuadas no Plano de Ação aprovado e assinado pela EMBRAPII e IFSULDEMINAS,  bem como a execução  do Programa de Formação de Recursos Humanos (RH) para Inovação. O Polo se encontra com todos os processos de trabalho institucionalizados e conta com  3 (três) depósitos de patentes registrados no INPI, com os produtos em fase de comercialização pelas empresas parceiras.

A próxima etapa é o período de Consolidação, com início em 2021 e término em 2023.  Já foram aprovados e assinados os documentos referentes a este novo período pelo IFSULDEMINAS e pela EMBRAPII, bem como a aprovação do Plano de Ação do Polo,  com o planejamento do novo triênio. 

Neste novo Plano de Ação, além das inovações tecnológicas já trabalhadas, foi aprovado o desenvolvimento de projetos para a Indústria de Insumos na área da Cafeicultura. O objetivo do trabalho do Polo, nesta nova sublinha de Insumos, é atender as indústrias de fornecimento de fertilizantes e microrganismos para fermentação de café. O IFSULDEMINAS possui especialistas na área de Fertilizantes Químicos e Fertilizantes Organominerais e demanda de novos projetos por empresas de pequeno, médio e grande porte. Isto justifica a ampliação e aprovação desta   nova sublinha: Indústria de Insumos.   Outra área demandada para novos projetos no Polo é a de microrganismos de Fermentação do Café, que propicia o desenvolvimento de novas bebidas fermentadas e altamente requisitadas pelas indústrias de café torrado e moído. 

DSC 0281Todo o trabalho de avaliação do período de Estruturação  e aprovação para o período de Consolidação, foi realizado por uma equipe da EMBRAPII,  coordenada pelo Consultor Álvaro Abackerli. O processo teve como objetivo verificar o cumprimento das metas estabelecidas para o período de estruturação do Polo. Foram analisados documentos e protocolos de trabalho, a atuação dos pesquisadores docentes e discentes e das empresas envolvidas nos projetos.

Implantado em 2017, o Polo de Inovação EMBRAPII – IFSULDEMINAS atua na área da Agroindústria do Café a partir de três sublinhas de pesquisa: Indústria de máquinas e implementos, Indústria de torra e moagem do café e Indústria de Insumos. A unidade apoia projetos inovadores e está aberta à parceria com empresas que queiram desenvolver tecnologias e soluções inovadoras  voltadas para a cafeicultura..

- Clique aqui para saber mais sobre a unidade

Fim do conteúdo da página