Página inicial > Notícias > Capacitação bolsistas

Capacitação bolsistas

Polo EMBRAPII - IFSULDEMINAS capacita novos bolsistas

WhatsApp Image 2020 09 04 at 15.55.37Na última quarta-feira, 02 de setembro, o Polo EMBRAPII IFSULDEMINAS - Agroindústria do Café realizou a primeira capacitação aos novos bolsistas que participarão dos projetos iniciados neste semestre. João Luiz Rodrigues Júnior, Leandro Carvalho Matias, Samanta Aparecida Cristiano Cabral e Joaquim Eduardo da Silva Júnior são os novos pesquisadores da unidade.

Na oportunidade, a diretora de Planejamento e Negócios do Polo, Dulcimara Carvalho Nannetti, apresentou a estrutura, funcionamento e regulamentações da unidade. Também explicou como a EMBRAPII tem atuado em todo o País em diferentes áreas e destacou o âmbito específico do Polo. Segundo a diretora é “uma oportunidade para que os alunos possam conhecer a EMBRAPII, o Polo e os objetivos das pesquisas em PD&I que estarão desenvolvendo”. Dulcimara destacou o tipo de pesquisa desenvolvida pelo Polo, os desafios enfrentados na parceria com as empresas e enfatizou o quanto os estudantes podem aprimorar seus conhecimentos como pesquisadores em inovação.

Na sequência, a coordenadora de Recursos Humanos (RH), Sônia Regina Alvim Negreti, apresentou o Programa de Formação em Recursos Humanos do Polo. Ela explicou que “o Programa tem como objetivo capacitar pessoas para atuarem em projetos de PD&I nas empresas do setor industrial e os estudantes receberão capacitações que contribuirão com sua formação, possibilitando que os mesmos tenham a oportunidade de adquirir conhecimentos e experiências sobre as diversas etapas da criação de um projeto de pesquisa e inovação, desde a discussão de ideias e análise do ambiente, definição do problema, formulação da pergunta da pesquisa, definição de objetivos e metas, definição da metodologia, projeto, implementação e análise até a conclusão do projeto com a redação da patente e o depósito no INPI”. A coordenadora destacou que os alunos ainda estarão ampliando e consolidando as competências técnicas na sua área de especialidade, obtendo conhecimento sobre recursos financeiros e o desenvolvimento de parcerias, aprimorando os conhecimentos práticos e habilidades técnicas de pesquisa.

O Programa de Formação em RH é voltado para atividades PBL e Soft Skills, a partir da resolução de problemas os estudantes podem desenvolver habilidades interpessoais, aprimorar as habilidades de persuasão e negociação, melhorar as habilidades de gerenciamento de projetos e as de comunicação. Na ocasião, também foram apresentadas aos alunos as capacitações de formação geral que serão oferecidas até o final deste ano.

Houve também a participação da colaboradora da Fundação de Apoio (FADEMA), Aline Silva. A instituição é responsável pela execução financeira dos projetos. Aline explicou a parceria da FADEMA com o Polo e como são conduzidos os processos financeiros, apresentando aos alunos os documentos necessários para o pagamento das bolsas que receberão enquanto estiverem envolvidos com os projetos.

Texto: Sônia Alvim Negretti revisado e adaptado pela Assessoria de Comunicação do Campus Machado
08/09/2020