Página inicial > Notícias > Patente de invenção

Patente de invenção

Polo de Inovação - Agroindústria do Café deposita seu primeiro pedido de patente de invenção

20191026 121707Na última segunda-feira, 11 de novembro, o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) depositou, no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), a primeira patente de invenção de um projeto conduzido pelo Polo de Inovação Embrapii - Agroindústria do Café. A máquina portátil e compacta para torrar café e outros grãos foi criada a partir da parceria firmada entre o IFSULDEMINAS e uma empresa paulista ligada ao setor industrial cafeeiro, a CarmoMaq.

Lançada em maio deste ano, ela foi desenvolvida em seis meses e está atendendo a cafeterias e demais estabelecimentos comerciais que demandam máquinas de porte pequeno, menor custo e fácil manuseio e que consumam pouca energia elétrica.

O torrador totalmente elétrico, portátil e controlado por meios eletrônicos já está sendo comercializado e tem capacidade de realizar até 40 torras diárias. O equipamento foi apresentado em maio deste ano na Expocafé, na cidade de Três Pontas (MG), e no 8º Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria, em São Paulo, no mês de junho, “A máquina está passando por diversas feiras e tem sido um sucesso, inclusive de encomendas para compra do produto”, disse a coordenadora de Planejamento e Negócios do Polo Embrapii, Dulcimara Carvalho Nannetti.

O coordenador do projeto é o diretor do Polo Embrapii, professor Leandro Paiva, que contou com dois discentes pesquisadores na condução do projeto. O professor Wellington Marota, coordenador de Propriedade Intelectual do Polo, auxiliou na elaboração do pedido de patente ao INPI.

Recentemente, o IFSULDEMINAS recebeu sua primeira carta patente de invenção de um projeto, também fomentado no Campus Machado, um descascador de café que dispensa a utilização de água.

Saiba mais sobre o primeiro equipamento patenteado pelo IFSULDEMINAS: https://portal.mch.ifsuldeminas.edu.br/noticias/2227-patente

Texto: Ascom Machado/IFSULDEMINAS
Data: 18/11/2019