Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Jornada Científica
Início do conteúdo da página

Jornada Científica

Polo EMBRAPII IFSULDEMINAS participa da 11ª Jornada Científica e Tecnológica e 8º Simpósio de Pós-graduação do IFSULDEMINAS

Professora faz palestra em auditórioO Polo EMBRAPII Agroindústria do Café participou nos dias 07 e 08 de novembro da 11ª Jornada Científica e Tecnológica do IFSULDEMINAS e do 8º Simpósio de Pós-graduação, com um stand do Polo, onde foi feita a Mostra Tecnológica desenvolvida pelo Polo.

No dia 08/11, foi proferida uma palestra pela diretora de Planejamento e Negócios do Polo, professora dra. Dulcimara Carvalho Nannetti, que fez a apresentação do Polo, discorrendo sobre os objetivos, funcionamento, empresas parceiras, projetos em desenvolvimento e futuras parcerias, convidando os docentes, técnicos administrativos e discentes a participarem como pesquisadores no Polo EMBRAPII.

Em seguida foi proferida outra palestra pelo professor pesquisador do Polo, dr. Mosar Faria Botelho, que falou sobre “Políticas de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico no IFSULDEMINAS”.
No evento, o Polo participou também da Mostra Tecnológica, que foi uma modalidade inserida na Jornada de 2019, mostrando os produtos tecnológicos de inovação desenvolvidos pelo Polo, sob a responsabilidade dos discentes pesquisadores do Polo.

O primeiro produto de pesquisa desenvolvido e finalizado pelo Polo foi em parceria com a Empresa Carmomaq: o torrador móbil Stratto. Este produto, destinado à torra de café, é de aquecimento elétrico, com capacidade para torra de até um quilo, é indicado para o uso doméstico, em cafeterias e em coffee shops. O produto está em fase de industrialização e comercialização em escala industrial.

Foi realizada também a Mostra do protótipo do TURBAUTOBATi – Barco AUTonomo BATimétrico e verificação da TURBidez da água, equipamento para mensuração da quantidade de água represada, nível de sedimentos e turbidez da água, para utilização na irrigação da cafeicultura e também para monitoramento da qualidade da água residuária de café em reservatórios específicos. Este produto está em fase final de desenvolvimento e deverá ser concluído e pronto para a comercialização industrial até dezembro de 2019.

Texto: Polo EMABRAPII Agroindústria do Café
Data: 12/11/2019
Fim do conteúdo da página