Página inicial > Notícias > Torrador de café

Torrador de café

Torrador de café portátil desenvolvido no Polo Embrapii do IFSULDEMINAS é destaque em Congresso e na mídia regional

A máquina portátil e compacta para torrar café e outros grãos foi criada a partir da parceria firmada entre o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), por meio do Polo de Inovação Embrapii - Agroindústria do Café, e uma empresa paulista ligada ao setor industrial cafeeiro. Lançada em maio de 2019, ela foi desenvolvida em seis meses e atende a produtores de café, cafeterias e demais estabelecimentos comerciais, que demandam máquinas de porte pequeno, menor custo e fácil manuseio e que consumam pouca energia elétrica.

O torrador totalmente elétrico, portátil e controlado por meios eletrônicos já está sendo comercializado e tem capacidade de realizar até 40 torras diárias. A máquina foi apresentada em maio deste ano na Expocafé, na cidade de Três Pontas (MG), e no 8º Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria, em São Paulo, neste mês de junho.

Confira abaixo a apresentação do torrador feita por um dos bolsistas do projeto, o estudante do IFSULDEMINAS, Matheus Pereira Machado, no 8º Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria.

A seguir, assista à reportagem da TV Poços sobre o torrador de café portátil, com entrevista do coordenador do projeto e diretor do Polo de Inovação Embrapii, professor Leandro Carlos Paiva.

Como ser parceiro?

As ideias da iniciativa privada, dos pesquisadores do IFSULDEMINAS ou de pesquisadores externos são submetidas ao Polo. Se aprovadas, os recursos para a pesquisa e desenvolvimento do projeto vêm da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e da própria empresa parceira. O IFSULDEMINAS fica responsável pela contrapartida não financeira, como a disponibilização da infraestrutura e dos docentes e discentes para a realização das pesquisas, monitoramento e acompanhamento dos projetos. O Polo de Inovação Embrapii - Agroindústria do Café está localizado no Campus Machado, no Centro de Excelência em Cafeicultura, com o apoio e integração dos demais campi do IFSULDEMINAS.

Publicado em 17/06/2019