Página inicial > Notícias > Capacitação

Polo EMPRAPII IFSULDEMINAS realiza curso sobre Busca e Redação de Patentes.

DSC 0901No último dia 22//11, foi realizado no campus Machado o curso sobre Busca e Redação de Patentes, promovido pelo Polo EMBRAPII IFSULDEMINAS de Agroindústria do Café. A atividade foi desenvolvida pela Coordenadora de Capacitação e Recursos Humanos do Polo, Sônia Regina Alvim Negreti, e ministrado pelos professores Wellington Marota Barbosa, Coordenador de Propriedade Intelectual, e Leonardo Rubim Reis, Coordenador do Escritório Local de Inovação e Transferência de Tecnologia - ELITT.

O curso abordou, de forma resumida, o significado de uma patente, seus objetivos e os principais artigos da Lei de Inovação que regulamentam as questões patentárias no Brasil. Posteriormente, falou-se da importância dos bancos de patentes como fonte de informação tecnológica e da forma de realizar buscas nos principais bancos do mundo. Durante a tarde foram apresentados os aspectos formais de um documento de patente e de como redigi-lo de acordo com as normas do Instituto Nacional de Propriedade Industrial - INPI.

Segundo o professor Wellington Marota, a ação cria uma nova visão de pesquisa no IFSULDEMINAS, visando o desenvolvimento de um produto ou processo voltado ao mercado e às empresas. “O curso promove o estímulo em realizar pesquisas aplicadas, gerando um novo produto para a comunidade, principalmente em parceria com as empresas. Já com os alunos, o intuito, também, é o estímulo ao espírito inovador, característica de relevância para o mercado de trabalho”.

Texto: Jacssane Andrade, com informações prof. Wellington Marota Barbosa
Revisão: Camilo Barbosa