Página inicial > Notícias > Redação de Patentes

Redação de Patentes

Polo Embrapii abre inscrições para curso sobre Busca e Redação de Patentes

Inscrições seguem até o dia 19 de novembro

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) promove, por meio do Polo Embrapii, no dia 22 de novembro, o curso sobre Busca e Redação de Patentes. Ministrado pelos professores Wellington Marota Barbosa e Leonardo Rubim, o curso tem por objetivo aprofundar conhecimentos sobre otema de forma prática. Será realizado das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, no Centro de Ensino a Distância (CEAD) do Campus Machado.

Serão disponibilizadas 30 vagas voltadas para professores, técnicos administrativos, estudantes e convidados interessados em desenvolver atividades em pesquisa na Agroindústria do Café. Os interessados devem preencher o formulário eletrônico, até o dia 19 de novembro, às 16h. Caso o número de inscritos seja maior que o número de vagas, haverá prioridade para os pesquisadores ligados à pequisa sobre a Agroindústria do Café.

O conteúdo ministrado será dividido da seguinte forma:

I - Aspectos fundamentais de propriedade intelectual (1 hora):

-Patentes;

-Aspectos legais de Pedidos de Patente.

II - Informação Tecnológica (3 horas):

-O sistema de patentes como fonte de informação e sua importância;

-Uso efetivo da informação tecnológica, características, suas vantagens e diversas aplicações;

-Classificação Internacional de patentes;

-Busca de patentes.

- Importância na redação do pedido de patente;

- Verificação da patenteabilidade frente ao estado da técnica;

- Bases disponíveis;

- Estratégia de busca;

- Família de patentes;

-Recuperação de dados nas bases de patentes;

-Demonstração com exemplos práticos.

II - Redação de Patentes (4 horas):

- O documento de Patente;

- Códigos INID (Internationally Agreed Numbers for the Identification of Data);

- Estrutura;

-Orientações básicas para redação de patente;

-Exemplos de documentos vagas;

-Dicas práticas.

Sobre os palestrantes

Prof. Dr. Wellington Marota Barbosa

Possui graduação em Agronomia, mestrado em Botânica e doutorado em Fitotecnia (Produção Vegetal). Atualmente é professor do Campus Machado. Foi Coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica do Instituto, pelo período de 2010 a 2015. É coordenador do Laboratório de Biotecnologia do Campus Machado.

Prof. Dr. Leonardo Rubim

Possui graduação em Agronomia, mestrado e doutorado em Engenharia Agrícola na área de mecanização agrícola. Atualmente é professor do Campus Machado, ministrando aulas nos cursos de Agronomia e Tecnólogo em Cafeicultura Empresarial.

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
06/11/2018