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Normas para envio de resumos

DIRETRIZES PARA AUTORES


O envio de trabalhos no formato de "Resumo expandido" pode ser realizado até o dia 14 de setembro de 2020, exclusivamente, por meio da plataforma eletrônica da Jornada Científica.

Antes de enviar seu trabalho, leia atentamente as "Normas para elaboração e apresentação escrita dos trabalhos". Todos os autores devem utilizar o modelo de resumo expandido que já possui o cabeçalho do evento.

Normas para elaboração a apresentação escrita dos trabalhos

Os resumos expandidos devem ser redigidos em Língua Portuguesa, conforme as regras vigentes com relação à língua escrita, e elaborados de acordo com as orientações que seguem:

a) Tipos de submissão:

Relato de pesquisa (em andamento ou concluída)
Relato de experiência
Revisão bibliográfica

b) Redação e organização do texto

Cabeçalho do evento – conforme modelo disponibilizado em cada edição, não podendo sofrer qualquer alteração a partir dos modelos disponibilizados sem prévia autorização da Comissão Organizadora.

Título e subtítulo – Identificação e apresentação do trabalho com, no máximo, 15 palavras.
Fonte Times New Roman, tamanho 12, negrito, centralizado, formatado em caixa alta e com espaçamento de 1,5 cm entrelinhas. Caso haja subtítulo, utilize dois pontos após o título e redija-o em caixa baixa, utilizando maiúsculas quando as regras de ortografia exigirem.

Identificação dos autores – Nomes escritos por extenso, com nomes do meio abreviados pela letra inicial maiúscula. O nome do apresentador deve ser sublinhado e os dados de Função, Filiação/Instituição e E-mail de todos os autores devem ser indicados em nota de rodapé. Fonte Times New Roman, tamanho 11, negrito, centralizado, primeiro nome formatado em caixa baixa (exceto inicial), sobrenome formatado em caixa alta e com espaçamento de 1,5 cm entrelinhas. Caso haja mais de um autor, os nomes devem ser separados por ponto e vírgula.

IMPORTANTE: a primeira versão do manuscrito (que será avaliada pela Comissão Científica) deve ser enviada sem os dados de autoria e em formato .pdf. Entretanto, deve ser considerado o espaço necessário para inserir esses dados após a avaliação e aceite do trabalho.

Resumo – texto expondo informações sobre objetivos do trabalho e síntese dos elementos textuais obrigatórios, conforme tipo de submissão (Incluir aqui a indicação do tipo de submissão, ou seja, se é um relato de pesquisa; relato de experiência ou revisão bibliográfica). Máximo de 10 linhas. Fonte Times New Roman, tamanho 10, justificado e com espaçamento simples.

Palavras-chave – três a cinco palavras-chave, separadas por ponto e vírgula e iniciadas por letra maiúscula. Após a última palavra, ponto final. Não repetir palavras já utilizadas no título. Fonte Times New Roman, tamanho 10, justificado e com espaçamento simples.

Elementos Textuais - Fonte: Times New Roman, tamanho 12, justificado e com espaçamento de 1,5 cm entrelinhas.

*Para os relatos de pesquisa, são elementos obrigatórios: Introdução, Fundamentação Teórica, Material e Métodos, Resultados e Discussões, Conclusões.

*Para os relatos de experiência, são elementos obrigatórios: Introdução, Material e Métodos, Relato da Experiência, Conclusões.

*Para as revisões bibliográficas, são elementos obrigatórios: Introdução, Material e Métodos, Resultados e Discussões, Conclusões.

Introdução: deve contextualizar o tema e apresentar a justificativa para a realização do trabalho, situando a importância do problema científico a ser solucionado; da experiência relatada ou da revisão bibliográfica elaborada. O texto deve estabelecer relações com outros trabalhos publicados sobre o assunto e conter os objetivos da pesquisa, do relato ou da revisão.
Fundamentação Teórica: embasamento teórico do trabalho pode ser apresentado junto à Introdução do texto ou em seção independente. Reflete o estado da arte do conhecimento na área. Deve apresentar o embasamento necessário para a compreensão da relevância do tema e descrever o referencial teórico que baseia a pesquisa.
Material e Métodos: descrição de passos que foram seguidos e dos materiais que foram necessários para a execução da pesquisa, para a realização da experiência relatada ou para o levantamento e organização da revisão bibliográfica.
Resultados e Discussões – apresentação e discussão dos dados com apoio, quando necessário, de tabelas ou figuras. As novas descobertas devem ser confrontadas com as hipóteses, conhecimentos prévios e com as pesquisas na área.
Relato da Experiência – apresentação e discussão da experiência em análise, contextualizando a situação e características relevantes para compreensão do relatado. O relato da experiência e de seus resultados devem ser discutidas à luz do conhecimento já disponível.
Conclusões – síntese objetiva e concisa das conclusões obtidas a partir da realização da pesquisa, da análise da experiência ou da articulação da revisão bibliográfica. Deve dialogar com os objetivos propostos e indicar, sempre que possível, as limitações e recomendações do estudo.

Agradecimentos: (seção opcional) Devem ser claros e diretos e conter o motivo do agradecimento. Fonte: Times New Roman, tamanho 12, justificado e com espaçamento de 1,5 cm entrelinhas.

Referências: lista de todas as referências citadas no corpo do texto, em ordem alfabética e com entrada pelo último sobrenome do autor em letras maiúsculas. As referências devem ser formatadas conforme a NBR 6023:2002 e 10520:2002 da ABNT. Fonte: Times New Roman, tamanho 12, justificado e com espaçamento de 1,5 cm entrelinhas.

c) Formatação do texto:

Extensão de, no mínimo, duas páginas e, no máximo, quatro páginas (incluindo figuras, tabelas e referências).
Configuração de página deve ser A4 (210 × 297 mm).
Margens de 2 (dois) cm, em todas as dimensões.
Recuo especial na primeira linha de cada parágrafo de 1,25 cm.
Fontes, espaçamento e alinhamento do texto, conforme especificidade das seções
Todas as citações no corpo do texto deverão seguir as normas específicas da ABNT (NBR 10520:2002 e 10520:2002, da ABNT), obedecendo as formatações exigidas conforme o número de autores e o tipo de citação (direta, indireta ou citação de citação).

Serão considerados como principais critérios de avaliação

Relevância do tema: importância do assunto e as contribuições do trabalho para a área de conhecimento.
Qualidade técnico-científica: conceitos corretos, profundidade da abordagem teórica, rigor científico e citação de referências bibliográficas fundamentais para o tema.
Apresentação: clareza e objetividade do texto, correção gramatical e ortográfica e adequação às normas de formatação.
Estrutura: qualidade da estrutura lógica do trabalho, ou seja, a organização dos tópicos que o compõem.

Você pode baixar os modelos de trabalho clicando aqui.

 

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