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Normas para envio de resumos

Os trabalhos que serão submetidos à 10ª Jornada Científica e Tecnológica e 7º Simpósio da Pós-graduação do IFSULDEMINAS devem ser elaborados de acordo com as orientações que seguem:

a) No que compete ao conteúdo, os principais critérios avaliados são:

*Qualidade técnico-científica: conceitos corretos, profundidade da abordagem teórica, rigor científico e citação de referências bibliográficas fundamentais para o tema;

*Relevância do tema: importância do assunto e as contribuições do trabalho para a área de conhecimento;

*Apresentação: clareza e objetividade do texto, correção gramatical e ortográfica e adequação às normas de formatação;

* Estrutura: qualidade da estrutura lógica do trabalho, ou seja, a organização dos tópicos que o compõem.

b) No que compete à organização do trabalho, o manuscrito deve conter:

*Cabeçalho do evento – conforme modelo disponibilizado em cada edição, não podendo sofrer qualquer alteração a partir dos modelos disponibilizados sem prévia autorização da Comissão Organizadora;

*Título – fonte Times New Roman, tamanho 12, negrito, centralizado, formatado em caixa alta e com espaçamento de 1,5 cm entrelinhas. Caso haja subtítulo, utilize dois pontos após o título e redija-o em caixa baixa, utilizando maiúsculas quando as regras de ortografia exigirem. Máximo de 15 palavras.

*Identificação dos autores – fonte Times New Roman, tamanho 11, negrito, centralizado, separados por ponto e vírgula, espaçamento de 1,5 cm entrelinhas. Nomes escritos por extenso em caixa baixa (exceto inicial), com nomes do meio abreviados pela letra inicial maiúscula e separados por ponto e vírgula e sobrenomes em caixa alta.

O nome do apresentador deve ser sublinhado. Colocar os dados de Função, Filiação/Instituição e E-mail dos autores no rodapé.

IMPORTANTE: a primeira versão do manuscrito (que será avaliada pela Comissão Científica) deve ser enviada sem os dados de autoria e em formato .pdf. Entretanto, deve ser considerado o espaço necessário para inserir esses dados após a avaliação e aceite do trabalho.

*Resumo – deve ser coerente e coeso, expondo informações sobre o objetivo(s) do trabalho, material e métodos ou metodologia utilizada, síntese dos resultados obtidos e conclusão(ões). Fonte Times New Roman, tamanho 10, texto justificado e espaçamento simples. Máximo de 10 linhas.

*Palavras-chave – utilize de três a cinco palavras-chave, separadas por ponto e vírgula e após a última, ponto final, iniciadas por letra maiúscula e redigidas em fonte Times New Roman tamanho 10. Não repetir palavras já utilizadas no título.

O texto deve ser estruturado da seguinte forma:

*Introdução – deve contextualizar o tema e apresentar a justificativa para a realização do trabalho, situando a importância do problema científico a ser solucionado e estabelecendo sua relação com outros trabalhos publicados sobre o assunto. Também deve conter os objetivos da pesquisa.

*Fundamentação Teórica – seção opcional. Caso aplicável, o embasamento teórico do trabalho pode ser apresentado na Introdução do manuscrito. Reflete o estado da arte do conhecimento na área. Deve apresentar o embasamento necessário para a compreensão da relevância do tema e descrever o referencial teórico que baseia a pesquisa.

*Material e Métodos – deve apresentar o sequenciamento de passos que foram seguidos para a execução da pesquisa. Quando cabível, descrever os materiais utilizados durante a realização da pesquisa.

*Resultados e Discussões – é necessário que todos os dados apresentados, seja em formato de texto, tabelas ou figuras, sejam discutidos. Caso seja pertinente, as novas descobertas devem ser confrontadas com o conhecimento anteriormente obtido.

*Conclusões – deve apresentar, de maneira objetiva e concisa, as conclusões obtidas a partir da realização da pesquisa. Deve responder aos objetivos propostos e indicar, sempre que possível, as limitações e recomendações do estudo.

*Agradecimentos – seção opcional). Devem ser claros e diretos e conter o motivo do agradecimento.

*Referências – devem ser listadas todas as referências citadas no corpo do texto, em ordem alfabética e com entrada pelo último sobrenome do autor em letras maiúsculas. As referências devem ser formatadas conforme a NBR 6023:2002 e 10520:2002 da ABNT.

OBSERVAÇÃO:

Todas as citações no corpo do texto deverão seguir as normas específicas da ABNT (NBR 10520:2002 e 10520:2002, da ABNT), obedecendo as formatações exigidas conforme o número de autores e o tipo de citação (direta, indireta ou citação de citação). 

c) No que compete à formatação do manuscrito:

● Extensão de, no mínimo, duas páginas e, no máximo, quatro páginas (incluindo figuras, tabelas e referências);

● Configuração de papel deve ser A4 (210 × 297 mm);

● Margens de 2 (dois) cm, em todas as dimensões;

● Espaçamento 1,5 cm entre linhas;

● Recuo especial na primeira linha de cada parágrafo de 1,25 cm;

● Alinhamento justificado;

● Fontes:

- Título, subtítulos e texto do manuscrito: Times New Roman, tamanho 12;

- Identificação dos autores: Times New Roman, tamanho 11;

- Resumo, palavras-chave e notas de rodapé: Times New Roman, tamanho 10.

Para baixar o MODELO DE RESUMO EXPANDIDO (.odt e .doc) com o cabeçalho da 10ª Jornada Científica e Tecnológica e 7º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS acesse a aba “Modelos para dowload”.

 

 

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