Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Anais da Jornada > Normas para publicação
Início do conteúdo da página

Anais da Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-graduação do IFSULDEMINAS - Normas para Publicação

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO

 

Os resumos expandidos são publicados nos Anais da Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS após serem avaliados e aprovados pela comissão científica do evento, tendo como referência as normas a seguir:

A) CONTEÚDO
· Qualidade técnico-científica: conceitos corretos, profundidade da abordagem teórica, rigor científico, citação de referências fundamentais para o tema;
· Relevância do tema: importância do assunto e as contribuições do trabalho para a área de conhecimento;
· Apresentação: clareza e objetividade do texto, correção gramatical e ortográfica; adequação às normas de formatação;
· Estrutura: qualidade da estrutura lógica do trabalho, ou seja, a organização dos tópicos que o compõem.

B) ORGANIZAÇÃO
O resumo expandido deve conter:
* Cabeçalho do evento (conforme modelo disponibilizado em cada edição, no endereço <https://jornada.ifsuldeminas.edu.br/>);

* Título do resumo expandido – máximo de quinze (15) palavras em letras minúsculas, exceto pela primeira letra ou quando as regras de ortografia exigirem.

* Identificação dos autores – Devem ser indicados a instituição/afiliação e o endereço eletrônico (e-mail) de todos os autores.

* Resumo –Deve ser coerente e coeso, expondo informações sobre o objetivo do trabalho, materiais e métodos ou metodologia utilizada e síntese dos resultados obtidos. Deverá conter de 1500 a 2000 caracteres com espaço.

* Palavras-chave – utilize de três a cinco palavras-chave (sugere-se que não haja repetição das palavras já utilizadas no título).

O texto pode ser estruturado da seguinte forma:

* Introdução - Deve apresentar a justificativa para a realização do trabalho, situar a importância do problema científico a ser solucionado e estabelecer sua relação com outros trabalhos publicados sobre o assunto.

* Revisão bibliográfica ou fundamentação teórica;
Metodologia ou materiais e métodos - Deve apresentar a descrição do local, a data e o delineamento do experimento, e indicar os tratamentos, o número de repetições e o tamanho da unidade experimental. Os materiais e os métodos devem ser descritos de modo que outro pesquisador possa repetir o experimento.

* Análise e interpretação dos dados ou resultados e discussão - Todos os dados apresentados em tabelas ou figuras devem ser discutidos. As novas descobertas devem ser confrontadas com o conhecimento anteriormente obtido.

* Conclusão ou considerações finais - Deve apresentar, de forma objetiva e concisa, as novas descobertas da pesquisa, utilizando verbos no presente do indicativo.

* Agradecimentos (Se houver) - devem ser claros, diretos e conter o motivo do agradecimento.

* Referências – Devem ser listadas todas as referências citadas no corpo do texto, em ordem alfabética e com entrada pelo último sobrenome do autor em letras maiúsculas, conforme a NBR 6023:2002 e 10520: 2002 da ABNT.

C) FORMATAÇÃO
Os trabalhos deverão ser concisos e conter entre duas (2) e quatro (4) páginas, incluindo figuras, tabelas e referências.
Configuração de papel A4 (210 x 297 mm);
Margens de 2,5 cm, em todas as dimensões;
Fonte: Arial, tamanho 12;
Espaçamento 1,5 cm entre linhas;
Alinhamento justificado;
Recuo especial na primeira linha de 1,25 cm

 

DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL


DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS

Os autores, ao submeterem seus resumos à conferência da Jornada Científica, declaram que o referido trabalho é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro evento ou periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaram, ainda, que uma vez publicado no evento, editado pelo IFSULDEMINAS, o mesmo não será submetido a qualquer outro meio de divulgação científica. Autor e coautores cedem os direitos autorais do referido trabalho ao IFSULDEMINAS, e declaram estar cientes de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página